quarta-feira, 18 de março de 2020

Anderson


Houve uma altura no Brasil (mais especificamente nos anos 80) que nomes masculinos com final em on estavam na moda - é fácil associarmos a esta época nomes como Robson, Emerson, Jefferson, e claro, Anderson. Além da sonoridade, todos esses antropônimos têm em comum o fato de serem originalmente sobrenomes com forte ligação paterna.

Anderson surgiu como um sobrenome patronímico (aquele que passa de pai para filho) de origem escocesa que significa filho de Andrew - ou seja, filho de André. A origem do nome André é grega e seu significado é homem viril (por extensão, o significado de Anderson também pode ser entendido como filho do homem viril). André é o nome do primeiro apóstolo convocado por Jesus. Irmão de Pedro, Santo André foi discípulo de João Batista e um dos primeiros a reconhecer Jesus como o Messias. Tem sido um nome amplamente popular no mundo de língua inglesa, particularmente na Escócia, para onde acredita-se que as relíquias de Santo André foram levadas. Como sobrenome, Anderson apareceu primeiramente no século 13, escrito como Andreweson, em Yorkshire, na Inglaterra. 

Mais proeminente nos Estados Unidos como sobrenome do que nome próprio, Anderson estava em baixa nas paradas de nomeação americanas, porém começou a ressurgir discretamente a partir de 2009, vindo a subir consideravelmente nas listas de nomes populares (devido à proeminência do jornalista Anderson Cooper). Surpreendentemente Anderson foi ainda mais popular no distante ano de 1880. 

No Brasil Anderson possui a incrível frequência de 473.250 pessoas, o que o eleva ao 42° nome mais popular do Brasil e o 31° nome masculino mais registrado no país. Seu pico de uso se deu nos anos 80, sendo que até a década de 60 era pouco usado, mas a partir dos anos 70 despontou até atingir seu ápice na década seguinte. Entretanto sua moda foi passageira e não se sustentou nos anos posteriores (obteve 175 registros no estado de São Paulo em 2017). Acredito que essa súbita explosão de Andersons brasileiros se deu pelo sucesso dos atores americanos Richard Dean Anderson e Richard Anderson, protagonistas dos seriados MacGyver e O Homem de Seis Bilhões de Dólares, produções de enorme sucesso durante os anos 70/80. A maior concentração de portadores do nome se dá nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apesar de fazer parte da lista de nomes aceitos em Portugal, Anderson é pouco requisitado, sendo raro no país. Ainda assim conseguiu 7 registros em 2018.

Internacionalmente Anderson está muito presente como sobrenome tendo destaque as atrizes Pamela AndersonGillian Anderson e o cineasta Paul Thomas Anderson. A variante dinamarquesa Andersen traz o escritor Hans Christian Andersen, famoso pela autoria de inúmeros contos de fadas, entre eles A Pequena Sereia

Como nome próprio citamos como representantes:
  • Anderson Silva - lutador brasileiro de artes marciais;
  • Anderson Cooper - jornalista e escritor americano;
  • Anderson Luís - ex-futebolista brasileiro;
  • Anderson di Rizzi - ator brasileiro;
  • Anderson Müller - ator brasileiro.
Apesar de aqui no Brasil estar muito associado à uma época específica, podendo soar datado e com forte apelo oitentista, para quem gosta do nome não acredito que seja um empecilho. Anderson é um nome digno, tem o bônus da internacionalidade, sendo ainda uma ótima opção se o nome do pai for André. Além disso possui uma sutil ligação religiosa através da associação ao primeiro apóstolo de Cristo, o que pode agradar pais que procuram nomes ligados a essa vertente.

Quem opinião têm sobre Anderson?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. O nome do meu marido é André. Pelo significado ficaria até legal em um filho rsrs mas não gosto da sonoridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome e Anderson mas o nome do meu pai e Adílson

      Excluir
  2. Eu confesso que não gosto desses nomes terminados em "on". E acho Anderson muito forte e muito antiquado para uma criança hoje em dia.

    Mas achei legal saber que Anderson significa "Filho de André".

    Au revoir <3
    https://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho amigos e familiares da décadas de 80 e 90 com o nome de Anderson , acho um nome de forte impacto , gosto da sonoridade .

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Eu tinha um professor com este nome. :)

    ResponderExcluir
  5. Oiii,
    Não conheço pessoas com esse nome mas que legal saber um pouco mais dele!

    ResponderExcluir
  6. Nome estiloso na década de 80. Passei um tempo admirando-o, mas depois caiu no esquecimento. Esse blog me fez lembrar e voltei ao passado... Nome tem tudo pra ser bonito, no entanto hoje não me enche os olhos... Mas é uma boa escolha!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho esse nome uma graça. Um nome bem estiloso

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Que legal :D conhecer um pouco da origem deste nome, Anderson no brasil é bem comum...

    ResponderExcluir
  9. É um bonito nome. Nunca tinha percebido essa preferência por nomes terminados em on no anos 80. Muito interessante o seu post.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Nossa, esse é um nome bem comum pelo menos no meu círculo social. Já tive vizinhos, colegas de classe, se começar a pensar vou lembrar de vários. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Acho um nome bonito, porém muito comum atualmente! Achei interessante a ligação com o nome André, e o significado. Mas eu não colocaria esse nome no meu filho.

    ResponderExcluir
  12. Gentes o nome do meu filho e Anderson mas o nome do meu marido e Adílson. Mas gostei muito ao saber disso

    ResponderExcluir
  13. Meu marido é Anderson e tenho vários amigos chamando assim

    ResponderExcluir