segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Fabiana


É inegável que os nomes terminados em ana possuem um carisma especial, afinal sua terminação confere docilidade e um quê de romantismo, características que costumam agradar. Durante a década de 1980 o Brasil viu um boom de nomes nesse estilo despontarem nas paradas de popularidade. Em meio a tantas Adrianas, Elianas, Tatianas, Julianas, entre outras, Fabiana também conquistou seu espaço marcando uma geração.

Fabiana é uma derivação de Fábia, a forma feminina de Fábio, nome que vem do latim Fabius. A origem de Fabius data do Império Romano, quando surgiu como um nome romano de família (uma espécie de sobrenome). Deriva da palavra latina faba (fava), indicando mais especificamente a fava de feijão. Possivelmente surgiu como um sobrenome dado a famílias de fazendeiros de feijão. Para os romanos a fava era um símbolo de prosperidade, o que dá um sentido maior ao significado de Fábio (significado este que se estende a Fabiana).

A versão masculina Fabiano era o nome originalmente dado aos descendentes da família Fabius, sendo esta uma das mais antigas e aristocráticas da Roma Antiga. Um dos representantes mais notáveis foi o general romano Fábio Máximo, conhecido por ser um grande estrategista.

Fabiana não possui variação em outros idiomas, com exceção de Fabienne, sua versão em francês.

Uma descoberta interessante está ligada à natureza! Fabiana é o nome de um gênero de plantas com flores nativa de montanhas no Chile e na Argentina. São arbustos verdes com folhas semelhantes a agulhas e abundantes flores tubulares no verão (para ver clique aqui). O nome veio em homenagem a Francisco Fabián y Fuero, arcebispo de Valência (1773-1794) e patrono da botânica. Em espanhol Fabián equilave a Fabiano.

Na Itália é estimado que existam 10080 Fabianas no país, a maioria residente nas regiões de Lazio, Lombardia e Campania. Seu pico de uso se deu em 2004, quando ocupou a posição #64.

Atualmente Fabiana tem certa relevância em Portugal, pois em 2018 obteve 45 registros conquistando assim o 97° lugar entre os nomes mais populares do país. Em décadas passadas era incomum.

Como já mencionado, no Brasil seu auge se deu nos anos 80, quando explodiu em popularidade. Sua frequência em todo o país é de 291 910 pessoas, fato que o eleva ao 47° nome mais popular do país (não podemos deixar de mencionar a variação Fabiane, que conta com a considerável frequência de 51 491 pessoas). O nome Fabiana é mais comum nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Dados mais recentes divulgados pela ARPEN/SP no último ano computam 38 registros em São Paulo.

Personalidades:
  • Fabiana Karla - atriz, humorista e apresentadora brasileira;
  • Fabiana Claudino - jogadora de vôlei brasileira;
  • Fabiana "Fabi" Simões - futebolista brasileira;
  • Fabiana Scaranzi - jornalista e apresentadora brasileira;
  • Fabiana Alvarez - atriz brasileira.
Qual a sua opinião sobre Fabiana? Dariam uma chance?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, SPIE, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Sobre o nome, prefiro Fábia a Fabiana. A minha geração (anos 90) teve uma infinita variedade de nomes formados através de uma raiz + a terminação "Ana", como Juliana, Luciana, Mariana, etc e em todos os casos prefiro os nomes em sua forma original.
    Assistindo o The Voice me deparei com o nome Rava, e fiquei muito curiosa pra saber a origem dele, então se puderem, agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rava tem 2 origens: em hebraico é um nome masculino que significa "grande" ou "rabino"; já em esperanto é um nome feminino que significa "adorável". Espero ter ajudado ❤😊

      Excluir
  2. Não sou muito fã dessa inicial, gosto apenas de alguns: Fábio, Flávia e Fernando. Fabiana no Brasil soa muito datado e acho que as chances de voltar a brilhar são poucas, mas a terminação em "Ana" vai continuar! É muito apreciada. Mariana e Diana estão sendo muito usados agora. Queria ver mais alguns nomes com essa terminação ganhando mais espaço também, como Ivana rsrs
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Dos terminados em ana, prefiro Suzana, Poliana, Adriana, Tatiana...
    Dos femininos começados por F: Flávia, Francine e Fabrícia.
    pela semelhança gráfica, prefiro Flaviana à Fabiana.

    ResponderExcluir