quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Una - Atendendo a Pedidos




Una, um nome raríssimo. Nunca deixo de me surpreender com certos pedidos dos nossos leitores. Una é um nome que eu já tinha ouvido falar mas nunca parei para pensar. É curtinho e simples, porém diferente.

O nome feminino Una tem duas origens: latina e irlandesa, e também dois significados: única (latim) e cordeiro (irlandês). Muito popular na Irlanda e raríssimo no resto do mundo, Una é mais usado na grafia Oona que tem como portadora famosa a atriz Oona Chaplin, neta de Charlie Chaplin e conhecida por fazer o papel de Talisa, esposa de Robb Stark na famosa série A Guerra dos Tronos (Game of Thrones) da HBO.

Una começou a ser mais notado depois de Edmund Spencer, um poeta inglês, ter escrito na Idade Média o poema épico A Rainha das Fadas (The Faerie Queene), sobre a luta entre católicos e protestantes, onde Una é uma das personagens. No poema, Una é a personificação de beleza, unidade e verdade.

Nome de santa, Santa Una é uma santa francesa do século I que devotou sua vida às mulheres pobres da região de Strasbourg. Porque ela lavava as roupas de todas as suas vizinhas, foi apelidado na época de a "santa lavadeira".

Una é também um nome de um rio na fronteira entre a Croácia e a Bósnia.

Una aparece na mitologia irlandesa, sendo a principal Úna, a rainha das fadas. Além da mitologia, Una aparece em inúmeras obras irlandesas e inglesas, tanto na grafia Una, como Úna e Oona.

Na língua indígena tupi-guarani Una é a palavra que significa preto/a.

No Brasil e em Portugal não existem registos de Una nos últimos anos. Segundo o IBGE, até 2010 Una tinha uma frequência no Brasil de somente 44 pessoas. Devido à escassez de registos nos anos anteriores nem sequer está disponível em gráficos. Uma pena!

Um nome tão doce e singelo, com ligação às fadas, tem tudo para agradar. Para mim, Una é uma pérola a ser descoberta. Uma preciosidade bem escondida. É lindíssimo.

O que pensam sobre Una?

Leia também:
Nomes de Fadas
Nomes Femininos do Reino Animal

Fontes Consultadas:
Wikipedia, Nameberry, Behind the Name, IRN, ARPEN/SP, IBGE, EBC e O Blog dos Nomes.

22 comentários:

  1. Achei interessante saber sobre a história e curiosidades do nome, mas ainda assim não me agrada. Para mim lembra muito "uma" e não consigo desassociar o nome da palavra.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é mesmo..."Uma" é um artigo indefinido feminino em Português e "Una" é no Espanhol. Mas nem por isso "Una" pode deixar ser um nome próprio.
      Por exemplo: o nome "Sara" não tem nada a ver com o verbo "sara".
      Vamos libertar nossas mentes!👍🏻

      Excluir
  2. Há pelo menos 2 rios no nordeste brasileiro chamado Una. Um deles fica em Pernambuco e outro na Bahia. Também temos uma cidade em PE chamada São Bento do Una. Considero um nome altamente circunscrito na mitologia irlandesa, incapaz de cruzar fronteira para ser nome de gente fora dessa região...

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a história, achei bem literário.

    ResponderExcluir
  4. Gente que nome perfeito!
    Eu achei Una uma coisa mais de princesa, um nome mais imponente, uma coisa meio celestial sabe? Oona, parece nome de personagem de livro de fantasia, com toda certeza uma guerreira kkkkk
    Impressionante como só a grafia pode mudar as coisas né?!
    Adorei esse post!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse é um nome lindo, é de se pensar realmente.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir
  6. Que história linda do nome Una, nunca tinha escutando, sabia da Oona porque adoro ela, mas Una é belo e tem toda uma história antiga por trás

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei saber toda a origem do nome. Adoro conferir essas coisas, acho muito interessante. Eu gosto do nome, acho delicado e com uma origem muito bonita, e por ser diferente, eu me vejo colocando em uma possível lista para nomes de bebês rs

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudia, tudo bem?
    Eu achei tão legal esse significado, embora o do latim seja melhor (rsrs.) Eu acho interessante saber as origens dos nomes, porque é algo único. Parabéns, e não sabia que a Talisa era neta do Chaplin.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Tinha na minha cabeça que Una seria "unico" (estava certa hehehe)
    Você tem razão....nunca vi ninguém com esse nome, só o Natura Una mesmo kkkkk...Achei teu post superinteressante. Parabéns! Bjus

    ResponderExcluir
  10. Que nome mais fofo. Simples e bonitinho *-* E acho que combinado com outro nome, ficaria ainda mais bacana.
    Adorei o post. Como sempre, super bem informativo e explicativo.
    Beijinhos e boa semana
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Confesso que nunca tinha ouvido falar de "Una", então fui surpreendida pelo nome. Gostei bastante da sonoridade do nome e o fato de ser tão curtinho me agrada também. Os significados do nome também são belíssimos, seria um nome que usaria para uma filha por ser tão diferente e me passar a sensação de ser único. Amei conhecer sobre Una, arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu já ouvi esse nome em alguns livros e acho lindo. Tem uma entonação perfeita pra mim. E agora, sabendo do significado, ficou ainda mais especial <3

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha pensado nesse nome, mas adorei saber mais sobre ele! Achei bem simples e delicado.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? É verdade, muitos nomes já vimos no nosso dia a dia mas somente quando paramos pra pensar é que nos atentamos. Conheço a atriz mas não tinha ideia do nome. Achei interessante ter significado irlandês. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que existia esse nome! Não gostei!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Obrigadaaa! Não sei se mais alguém pediu esse nome mas, recordo-me de ter solicitado uma publicação referente a ele. Vocês são demais! Eu acho esse nome lindo, a mim remete à singularidade e me lembra a palavra "única". Mas,tenho receio da não aceitação e dos trocadilhos que podem ser feitos se esse nome for colocado em uma futura filha. Td bem... continuo amando esse nome em segredo hahahahaha Abraços s2

    ResponderExcluir
  17. Ah! E é o nome de uma princesa do filme "Stardust".

    ResponderExcluir
  18. Já conhecia esse nome e adoro, através da cantora Una Healy, que por sinal é irlandesa.

    ResponderExcluir
  19. Temos uma praia chamada Barra do Una. Mas o povo fala errado e diz "Barra Duna" kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Eu coloquei esse nome na minha filha sem saber do significado ,ela ja tem três anos,as pessoas no início estranharam mas eu amo esse nome! E amei o significado também.

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante o contexto histórico e literário. Dei esse nome à minha cachorrinha, uma pug preta, ela foi a única que sobreviveu da ninhada, a ÚNICA, logo me lembrei de una nesse sentido. Foi, e é, ,realmente, uma guerreira. Pelo visto, acertei em cheio nesse nome que ela mesma já se intitulou. Obrigado!

    ResponderExcluir