quinta-feira, 4 de julho de 2019

Samael - Atendendo a Pedidos


Escrever sobre nomes controversos não é uma tarefa fácil. É complicado tentar adivinhar como é que o público vai receber a publicação e fico um bocado receosa. Mas Samael é um atendendo a pedidos e como tal tinha de ganhar o seu lugar aqui no Blog. 

De origem hebraica este nome significa severidade de Deus ou veneno de Deus. Samael também é conhecido como sedutor, acusador, Príncipe das Trevas, chefe dos dragões do mal.  A ira de Deus. Segundo algumas tradições cristãs, Samael era Lúcifer, o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono, fazendo-se igual a Ele, reuniu forças celestes e travou uma batalha contra os fiéis, sendo derrotado pelo arcanjo MiguelTrouxe-vos um pequeno trecho do Apocalipse 12:7-9 onde Samael é citado:

"Houve peleja no céu. Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente (...) o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." 

Na Cabala era um dos 7 anjos que estavam diante do trono de Deus. A polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído. Há ainda quem defenda que este ser se terá casado com Lilith.

De acordo com a tradição judaica, Samael é o Anjo da Morte, o ex-chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material. 

Samael é também um demónio que faz várias aparições em jogos de vídeo game, como por exemplo, em Silent Hill e Darksiders

Em Portugal, em 2018, foi registado um pequeno Samael. Em 2015 outro menino foi registado com este nome. Estas são, provavelmente, as únicas crianças portadoras deste nome em Portugal.

No estado de São Paulo, Samael foi registado uma vez em 2017 e em 2016 nasceram dois Samael. Em todo o Brasil a frequência deste nome é de 204 pessoas. O pico foi em 2000 e é no Rio Grande do Sul onde este nome é mais registado, seguido por Minas Gerais.

No dia 11 de novembro de 1950 nasceu o primeiro Samael nos Estados Unidos e desde então mais 184 crianças foram registadas com este nome. O ano em que nasceram mais Samael foi em 2017 com um total de 27 registos. É realmente um nome exclusivo! 

Não vos vou mentir, de facto Samael não me encanta, mas para quem é arrojado e procura um nome raro acho uma excelente opção. O que pensam deste nome?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

17 comentários:

  1. Fora a conotação religiosa negativa, não gosto da sonoridade... prefiro muito mais Samuel, que acho lindo!
    Aliás, provavelmente as pessoas confundem os raros " Samael" que existem com Samuel...

    ResponderExcluir
  2. Acho que parece muito com Samuel, basta trocar a vogal "u" pela "a" - acho um bom nome. Nos contos judaicos, ele era o marido de Lilith que a protegeu depois que foi banida do eden por se recusar a obedecer Adão, mostrando sua opinião - que ganhou outros nomes como Ishtar, Inana. Bom, devido a questão cultural temos diversos preconceitos com nomes como Lucifer, Samael, Dalila, Salomé, Jezabel, Vasti, Mical, Joabe, Éris (grego)...mas existem nomes tão negativos em significado que adoramos: Emily, Betanea, Míriam, Mara, Laila (pois fazemos uma releitura do significado)...e existem personalidades bíblicas tenebrosas que mostram que o verdadeiro vilão é o ser humano como Sara, Amon e em algumas passagens até os idolatrados Davi e Salomão...lendo o velho testamento você aprende como o ser humano erra.
    É preciso entender que o conceito de um opositor foi criado para amedrontar as pessoas. Nada melhor que uma crença no pós morte e te impor a crença de arder nos mármores do inferno se vc não seguir a risca os dogmas da religião. Dominação intelectual e emocional. No judaísmo pelo o que eu li no velho testamento e algumas pesquisas que eu fiz mostra Deus como um ser supremo acima do bem e do mal (tem um livro do Nietzsche com esse título), tanto é que quando as crianças egípcias foram mortas fala Anjo do Senhor (mas quando se grafa com a letra A maiúscula dizem ser o próprio deus), por diversas vezes o deus dos judeus se IRA (estaria ele cometendo pecado?!)...Salomão invoca Deus e diz "ó tu que habita nas TREVAS" sendo Salomão o percursor da maçonaria e um grande bruxo...e a passagem em Samuel "o espírito mal da parte do senhor vinha atormentar Saul"...
    Para que a vida tenha equilíbrio é preciso essa polaridade (yin/yang) aprendi isso desde criança vendo o desenho as aventuras de Jackie Chan.
    Vamos trabalhar o conceito de Severidade? Significa rigidez e Deus é por deveras severo, como um pai a ensinar valores a um filho ou não lhe concedendo tudo o que pede. Severo pode ser pessoa muito rígida, resistente e autodisciplina que não cede a paixões frivolas e tem forte objetivo (por isso talvez Severino seja um nome bem característico do Nordeste).
    Vamos trabalhar o conceito de veneno? Da mesma substância tida como tóxica é que se extrai a que salva (antídoto)...veneno ganhou o viés de substância tóxica, mas o que é o remédio? Toxina, até por isso farmácia se chama tbm drogaria. Samael era o executor e tinha que agir de forma mais violenta por ordens (será hoje o nosso direito penal o velho Samael?)
    Só houve uma separação, colocando o opositor como rival depois que os judeus foram subjugados pelos Persas e a persia era dualista (forças do bem x mal). Durante a idade média, dois grandes teólogos não acreditavam no conceito de diabo ou de maldade, mas ausência do bem (Santo Agostinho e São Tomás de Aquino).
    Como eu disse nomes são estigmatizados, hoje podemos citar Adolph, mas ele tbm foi fruto do contexto da época e de ideias que fervilhavam (ele queria ser pintor e dps arquiteto, mas a vida cortou suas asas e foi para a política).
    Não acho Samael ruim, lembra Samea, Samir, Samantha, Samira, Samara e tantos outros nomes que gosto.
    Obrigado por atender ao meu pedido! Acho importante tentar "não demonizar" nomes, afinal a história é contada pelo vencedor que sempre vai ser o herói enquanto o derrotado o demonizado. Por isso, aprecio nomes indígenas e africanos, pois são esquecidos e até mesmo vítimas de preconceitos (um adendo: amamos o nome Bianca, Clara, Branca, Kiara*...mas mtos torcem o nariz para Preta, Morena).
    * sei que Kiara tbm pode ser negra, mas a maioria vai pelo significado """"iluminado""""", por isso nomes como Pâmela, Leila e Leila tem ganhado minha simpatia.
    Obrigado novamente, Ana! :)
    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do Pamela era Laila xD
      Fiquei feliz que o nome teve alguns registros, mesmo que poucos! Os pais estão a frente do nosso tempo e libertos do preconceito cultural imposto pela religiosidade dominante! :)
      Admiro a bravura 👏👏👏
      E num mundo onde existem vários Samuel, um Samael será único, exclusivo e belo!
      Outra observação: meu nome preferido é Cristóvão, mas isto não faz com que perca o senso crítico para com a religião e diversos outros temas ^^

      Excluir
    2. Meninas! Empolguei
      Outros nomes tbm estigmatizados são Judas e Caim.
      Sobre a questão do preconceito, eu já ouvi de mais velhos que os negros vieram de Caim é por isso seriam amaldiçoados. Isso fez com que lembrasse agora do filme 12 anos de escravidão, em que os senhores liam a bíblia para os escravos para justificar a escravidão. É algo chocante! Aliás, a bíblia por diversas vezes chancela escravidão (e a rebote o estupro - relação Sara x Agar x Abrão / Jacó, Lia, Raquel, Zilpa e Bila). Eu não acho Caim um nome feio, se as pessoas gostam de Caio, não vejo pq torcer o nariz...
      Sobre Judas, seria uma variação de Judá, que significa louvor e falam em Jesus, Leão da tribo de Judá...e Judas foi instrumento para que um proposito maior ocorresse, tanto que Jesus o avisou antes...e não tinha como ele evitar, pois já estava determinado...existe o evangelho apócrifo de São Judas onde ele explica isso. Se Jesus não morresse e não fosse crucificado, certamente teríamos outra religião que não o cristianismo.
      Um nome que eu gostava mto, mas caiu muito no meu conceito foi Josué, pois matou crianças e praticava genocídio, igual Davi...
      Mical, Vasti são mulheres massacradas por terem personalidade forte.
      Acho interessante a questão de acusador, hoje na sociedade moderna, o ministério público exerce esse papel e o povo vai ao delírio (eu amo o MP, fiz estágio lá), e a defesa, na nossa sociedade, é estigmatizados (quantos comentários idiotas como "advogado porta de cadeia"), mas Jesus é visto como advogado (tem até música). Basicamente, os conceito são estereotipados para cada contexto de análise xD
      Era só essa reflexão que quis compartilhar ^^

      Excluir
    3. Achei interessante: aqui explica mais sobre → https://cfcfigo.wordpress.com/2016/09/01/lucifer-samael-e-satanas-a-mesma-entidade/

      De forma que tudo parece um grande telefone sem fio, mas a história do dama da noite é até interessante como um conto.
      Achei interessante essas passagens da Wikipedia:
      No livro intitulado Sobre a origem do mundo, que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael ("como um leão") → se gostamos de Ariel e Ariela né, temos que rever conceitos...

      "Samael corresponde a Sefirot Geburah, significando "a severidade". Geburah também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo, a justiça cega e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no justiceiro cego, no olho por olho-dente por dente, aquele que se utilizando a lei não tem piedade. Por isso é considerado pelo leigo como maligno, de palavras inteligentes e racionais (...).

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Samael

      Excluir
    4. Meninas, eu não sei se o blog seria espaço para isso, mas seria interessante um post sobre nomes "mal vistos" (não consegui achar um sinônimo), tipo vocês abordam temas de uma forma tão delicada e doce.

      Dois posts maravilhosos do blog foram:

      1) Guilty Pleasures;

      2) Nomes sombrios (que é um dos mais visitados até). Eu não sei se este post já faz essa função...

      Seria mto bom ver um post com nomes como Salomé, Dalila, Perpétua, Morgana, Cassandra, Caim, Judas, Lucifer, Perséfone, Úrsula, Lilith e tantos outros. E a opinião de vocês e uma interatividade talvez. ^^

      Seria uma boa discussão no blog e uma forma de tentar abordar com outros olhos nomes tão vilanizados - e eu gosto muito da opinião de vocês, pois aprendo muito!

      Eu vi muitos comentários positivos no post sobre Lucifer (talvez por conta da série) e como muitas pessoas apesar de acharem interessante, tem medo do fator "sociedade".

      O blog é tão democrático é um lugar de expressar ideias e acho maravilhoso posts para quebrar tabu!

      Lembro mto da leitora Inês que gosta do nome Lilith e acho bonita a visão dela sobre o mundo da onomástica, assim como das outras meninas como a Ivana e a Angelica, todas com visões diferentes, mas bonitas e sinceras ao mesmo tempo!

      Quebrei muitos dos meus preconceitos lendo o blog e as opiniões dos demais leitores.

      Então, o meu muito obrigado pelo trabalho de vocês e pelo papel desempenhado aqui no blog! ♡

      Excluir
  3. Olá Fernanda, como sempre a equipa O Blog dos Nomes aprecia os seus comentários e ficámos felizes com a sugestão. No entanto, achamos que as publicações temáticas dos Nomes Sombrios, Nomes de Bruxas e Nomes Bíblicos preenchem esses requisitos mencionados. Entretanto, temos o nome Cipriano (que se enquadra nessa temática) escrito que em breve irá ao ar e eu também já separei tanto Cassandra como Perséfone para escrever individualmente.
    A equipa,
    O Blog dos Nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei ♡ ansiosa por Perséfone e Cassandra!!!
      Cipriano tbm vai ser interessante xD

      Excluir
  4. Nossa, jamais esperava dessa origem desse nome. Estava convicto que no decorrer da leitura pensaria que Samael teria alguma ligação com Samuel, mas vi que não há. E fiquei um pouco impressionado com essa relação de Samael com Lúcifer, nome pesadinho hein? Sinceramente, não colocarei em meu filho.

    ResponderExcluir
  5. No jogo Persona 5 tem Satanael que parece ser uma variação desse nome já que também tem relação com Lúcifer. Bem legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente KKKKKKKK aliás era uma das opções para o meu nome

      Excluir
  6. Meu nome é Samael, realmente, sofro muito preconceito por causa do meu nome, mas amo muito ele, afinal... Faz parte de quem sou, queria saber da personalidade das pessoas com meu nome kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela ousadia! Gostei muito de saber o significado do nome e as tradições religiosas ligadas ao mesmo.

    Sugeria os seguintes nomes a serem explorados nesta mesma temática «sombria», tais como: Caspiel, Hella, Mefisto, Dantalião, Caim, Baltazor, Asmodeus, Jezebel, Betsabé.

    ResponderExcluir
  8. Um nome Raro? Sim porém um tato quanto intrigante oq leva a pessoa colocar tal nome em uma ''Criança" Repidiante na minha ha opinião

    ResponderExcluir
  9. Meu filho se chama Samael, uma homenagem minha e do meu marido ao nome de um ser que é uma divindade. Não somos católicos ou cristãos. Somos de religião de matriz africana, onde aprendemos que anjos caídos não são demônios mas, sim, seres que protegem os humanos dos demônios, eguns, kiumbas e da própria humanidade, já que os humanos matam uns aos outros em nome de religião, história, política e geografia. Não considero o nome pesado, ruim ou qualquer coisa do tipo. Se colocarem os pensamentos em ordem, nenhum nome é bom ou ruim, fomos criados em culturas primitivas que nos fazem crer em bondade ou maldade mas, vc se acha tão bom assim? Vamos ao teste: quantos de vcs se zangam ou xingam alguém no trânsito?Quantos de vcs reclamam no trabalho, no ônibus, no trânsito, na família? Quantos de vcs fazem fofocas da vida alheia? Quantos de vcs torcem o nariz a algo que não creem ou não gostam? Ou seja: ninguém aqui é santo ou um ser que é pura bondade, todos cometemos pecados e está tudo bem. Afinal, temos livre arbítrio para escolhermos se queremos fazer o certo ou o errado....nós que decidimos o nosso caminho, temos esta liberdade, algo que nenhum anjo teve e, por este motivo, muitos se rebelaram contra a tal liberdade que Deus deu aos humanos, basta lerem não só a bíblia mas, outras escritas sagradas... Antes de escolhermos o nome de nosso filho, tivemos, tb, acesso a escrita hebraica, a qual compete este nome e seu significado nesta língua pode ter dualidades e não ser, apenas, Veneno de Deus mas, tb: remédio de Deus, perfume de Deus, poção de Deus ou bebida amarga de Deus...afinal, nem só de lados negativos vivem os nomes, sei disso pela dualidade de meu próprio nome que contextualmente pode ser algo benéfico ou algo maléfico.

    ResponderExcluir