segunda-feira, 1 de julho de 2019

Miriam


Miriam, ou como eu gosto de lhe chamar, o possível sucessor de Maria. Maria é o clássico dos clássicos, já falámos várias vezes disso aqui no Blog. Mas como boa rainha, um dia o seu reinado vai acabar, e eu penso que Miriam se encaixa perfeitamente nos critérios de escolha atuais para ocupar o trono. 

Miriam é a variante hebraica de Maria e portanto partilha os mesmos possíveis significados - senhora soberana, mar de amargura, criança desejada, amor, amada, pureza ou rebeldia.

Relativamente aos registos, em Portugal no ano passado, Miriam foi o nome escolhido para 129 recém-nascidas. Até à década de 30 este nome foi quase inexistente em Portugal, depois foi tendo poucos registos até à década de 70/80 onde começou a ser mais usado, tendo em 1979 sido alvo de 42 registos.

No estado de São Paulo, em 2017, Miriam obteve 46 registos. Em todo o Brasil a frequência deste antropónimo é de 70.796 mulheres. Houve dois picos deste nome, o primeiro na década de 60 e o segundo na década de 80 (tendo este sido ligeiramente maior). É no Rio de Janeiro onde nascem mais Miriam. 

Segundo a Bíblia, Miriam era a irmã mais velha de Moisés.

Conforme a astronomia, Miriam é o nome de um asteróide pertencente à cintura de asteróides que foi descoberto em 1868. 

O nome Miriam também foi usado para nomear um dos seis ciclones tropicais no Oceano Pacífico Nordeste. Houve dois furacões com este nome, um em 1978 e outro em 1982. Para além deste fenómeno, quatro tempestades tropicais também ficaram conhecidas como Miriam, essas tempestades aconteceram em 1988, 1994, 2000 e em 2006. 

Miriam tem um quê de novidade e de frescura. É diferente, bonito, internacional. Existem várias qualidades que podemos apontar a este nome e poucos ou nenhuns defeitos. O que pensam de Miriam?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Eu associo o nome a mulheres de mais idade. O fato do nome ter mais de um significado e nem todos positivos tbm prejudica. Miriam era irmã de Moisés e o msm lhe rogou uma praga pelo fato de dizer que o irmão estava com uma mulher cuxita. Não vejo tanto brilho no nome por causa da carga, mas tem uma sonoridade até bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As meninas levantaram a questão da pronúncia do nome e isto faz toda a diferença para alguns (me incluo nesse alguns xD)...vou ser um ponto fora da curva, pois prefiro Miriã a Míriam, pois este me parece mais senhoril. ^^
      Nomes com "ã" para meninas não me lembro de nenhum por hora, mas masculinos temos Natã,Caiã e Cauã.
      Talvez, para pais muito religiosos Natã e Miriã façam uma bela dupla.Acho legal a sílaba forte ser a oxítona - dá um ar diferente ao nome :)
      E tem até música "miriã dançou" ( https://m.letras.mus.br/3-palavrinhas/miria/) ...lembrei do nome Moriá abordado aqui no blog e acho que fazem um bom par tbm!

      Excluir
    2. Lembrei de um nome feminino terminado em ã e tbm é bíblico: Ainoã, uma das esposas de Davi (2 Samuel, 3:2), que deu a luz a Amon. Das esposas e concubinas de Davi, acho que Ainoã e Abigail são os nomes mais usáveis hoje em dia.

      Miriã & Ainoã

      Para combinar com Míriam como proparoxítona:
      Míriam e Lurian
      Míriam e Alan
      Míriam e Lílian
      Míriam e Ivan
      Míriam e Miranda
      Míriam e Mirana
      Míriam e Yolanda

      Ah lembrando que temos aqui no Brasil como personalidade com este nome a Míriam Leitão.

      Excluir
  2. Foi um nome que cogitei usar, com a pronúncia Míriam mesmo (proparoxítona) e não Miriã (oxítona), justamente por ser variação de Maria, mas depois mudei de ideia, não gosto mais tanto dele a ponto de nomear uma filha...
    Não acredito que Míriam irá substituir Maria, pelo menos não no Brasil... Maria ainda brilhará por muitos anos, seja em compostos clássicos ou em mais modernos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também prefiro Míriam (proparoxítona) a Mirian (oxitona). Se são os mesmos nomes, sugiro que o título dessa postagem constasse os 2 nomes. Acho um nome bastante usável e agradável aos ouvidos. Até torço que qualquer nome substitua o supernome Maria, mas acho difícil... rs

    ResponderExcluir
  4. Miriam é um nome bonito, meigo, suave gosto muito desse nome, não sabia que no Rio de janeiro que nascem mais Míriam, esse nome só em ouvir já faz bem, se tivesse uma filha esse nome estaria na minha lista, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome super bonito e delicado. Conheço algumas Miriam's em minha vida e todas sao um doce de pessoa. Eu gosto deste nome.

    ResponderExcluir
  6. Acho que só conheci uma Miriam até hoje, acho um nome bem bonito. E adorei saber sobre esse nome.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto, além de achar bonito eu prefiro Miriam do que Maria .

    ResponderExcluir
  8. A primeira associação que eu faço ao escutar o nome é com a atriz que foi casada com o Roberto Carlos. É um nome bonito.

    ResponderExcluir
  9. OLá!Não sabia que "Miriam"tinha todos estes significados,e o mais importante é que tem muitas qualidades.
    Acho o nome Miriam lindo,conheço várias pessoas com este nome e todas são pessoas maravilhosas.
    Excelente postagem!Grata por mais este conhecimento.Bjss

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Eu adoro este nome <3 é lindo e muito comum por aqui no Brasil..

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que curioso a origem desse nome. Não sabia que ele é uma variante de Maria e nem que existia um asteroide com esse nome. Eu conheço muitas "Miriams".

    ResponderExcluir
  12. Spu Myriam amo meu nome. Nao mudaria por nada.

    ResponderExcluir