segunda-feira, 15 de abril de 2019

Dara



Vários nomes de quatro letras e final em- ara nos são familiares como Lara, Mara ou Sara, entre os mais populares. Dara é uma das opções que fogem ao trivial, além de trazer um inspirador frescor exótico. Até meados dos anos 90 era praticamente desconhecido, mas graças ao sucesso da personagem Dara, a bela cigana protagonista da novela Explode Coração, este antropônimo foi disseminado por muitos lares e várias de nossas meninas receberam o nome Dara.

Curtinho, simples e original, Dara é um nome de múltiplas origens e diferentes significados (o que o torna ainda mais interessante):
  • Através de Mac Dara, sua origem é irlandesa e significa carvalho (um símbolo poderoso para o povo celta). Nesta origem é um nome masculino e pertenceu a um santo do século VI. Também é usado como uma forma anglicizada de Dáire, cujo significado é fértil, frutuoso, em gaélico irlandês;
  • Significa estrela em khmer, a língua oficial do Camboja. Nesta cultura é um nome unissex;
  • Em persa significa rico e é nome masculino;
  • Na língua hebraica Dara adquire o lindo significado de coração da sabedoria ou jóia do saber. Na Bíblia, Dara, também chamado Darda, foi filho de Zerá e neto de Judá. Ele e os outros membros de sua família eram conhecidos por sua sabedoria;
  • Em idiomas eslavos aparece como nome feminino e significa dom, presente;
  • Outras culturas também reivindicam suas origens: em indonésio significa menina; em javanês quer dizer pomba; em suaíli significa bela e em iorubá adquire o sentido de Deus é bom.
É incrível que apesar de diversos, nenhum significado de Dara decepciona. São todos belos e expressivos!

E aumentando ainda mais sua riqueza cultural e histórica, menciono que Dara foi o nome de uma importante cidade-fortaleza bizantina no norte da Mesopotâmia. Por sua grande valia estratégica, destacou-se nos conflitos romanos-persas do início do século VI. Hoje a aldeia turca de Oğuz ocupa sua localização.


Atualmente Dara desfruta de um relativo sucesso na Irlanda, onde figurou na posição #97 em 2017, e na  Irlanda do Norte (posição #100 em 2016). Nos Estados Unidos fez parte do Top 1000 de 1956 a 1993, mas sempre em níveis baixos de uso. 

Praticamente inexistente no Brasil até os anos 80, quando marcava pouco mais de 100 registros, viu seus números pularem para nada mais nada menos que 7.648 na década de 90! A presença da bela cigana Dara como a personagem principal de Explode Coração (Rede Globo, 1993), certamente influenciou a decisão de muitos pais na época. A frequência total do nome no Brasil é de 11.194 pessoas, estando a maioria das Daras brasileiras espalhadas em diferentes regiões: suas portadoras estão mais concentradas em Roraima, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. No ano de 2017 Dara obteve 10 registros no estado de São Paulo.

É aceito em Portugal, mas tem angariado poucos fãs: recebeu apenas 3 registros em 2018. Como a base de dados da SPIE só fornece os números de registros até 1980 não pudemos aferir se o sucesso que Dara teve no Brasil nos anos 90 também chegou ao outro lado do Atlântico.

Personalidades:
  • Dara Horn - romancista americana;
  • Dara Howell - esquiadora canadense;
  • Dara Rasmi (1873-1933) - princesa consorte de Chiang Mai e Siam (depois Tailândia);
  • Dara Torres - nadadora americana.
Gostaria que Dara fosse mais lembrado para as meninas de hoje e não ficasse na memória apenas como um "nome de novela". A seu favor tem a internacionalidade, o mix cultural e a beleza, claro! Afinal Dara é um lindo nome! 

Que pontos positivos acham que Dara tem?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Wikipédia.

27 comentários:

  1. Uau! Quantas informações positivas sobre Dara. Acho que o nome ficou muito vinculado ao personagem da cigana. Não consigo ouvir Dara sem lembrar da novela. Mas como sou fã de carteirinha de nomes longos e acho ♥️Aldara♥️ perfeito... Sempre irei preferir ♥️Aldara♥️

    ResponderExcluir
  2. No título do post , minha primeira lembranças foi a Dara do explode coração , o sucesso foi total e muitas meninas que nasceram apos essa época receberam o belíssimo nome de Dara.

    ResponderExcluir
  3. Dara é um nome interessante. Tinha, até, já uma personagem de uma história que escrevi há algum tempo com esse nome. É uma personagem secundário e na altura não conhecia todos os significados e origens do nome, o que adorei descobrir.
    O nome cativou-me. O significado "coração de sabedoria" é lindíssimo. Não usaria o nome numa criança, apesar disso.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Dara é um nome bonito e meigo gosto de nomes meigo, delicado, e é um nome curto, fácil de pronunciar, os significados são bonitos, com certeza o nome Dara de 10 pontos daria o máximo, Dara é um nome bonito para uma menina bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto desse nome, acho forte e fácil de falar.

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem ?

    Acho Dara um nome lindo, diferente e fácil ...gosto bastante de conhecer um pouquinho mais de cada nome e acho seus posts sempre completos.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho bonito, adoro nomes curtos.

    ResponderExcluir
  8. É um nome curto com uma sonoridade agradável. Acabei por me lembrar que estudei com uma Dara quando criança, a única da sala e a única que conheci. Seu significado vasto o deixa ainda mais atraente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eu lembro do nome Dara na novela Explode coração. Que lindo nome ele é. Tão delicado e com sonoridade boa de ouvir.Eu nao conheço nenhuma Dara pessoalmente. Mas tem uma blogueira que se chama Dandara, que o apelido é Dara.

    ResponderExcluir
  10. Menina, não conhecia esse nome, acredita? Primeira vez que vi foi agora, amei o nome, achei forte e com personalidade! Amei os significados, bastante coisa pra um nome tão pequeno. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo esse nome. Ele parece ser meigo, delicado e melindroso. E apenas conheci a personagem da novela Explode coração com esse nome, depois disso, não vi mais ninguém, ambos no mundo virtual, de celebridades e no real.

    ResponderExcluir
  12. Agora, através do seu blog, vejo que o nome Dara é um nome próprio. ou jurava que seria um diminutivo de um nome maior, que seria um apelido carinhoso, será também um nome masculino? Eu vi, eu não consigo lembrar onde alguém do sexo masculino com o nome Dara... Eu também achei que era um apelido.

    ResponderExcluir
  13. Olha não conhecia a origem deste nome, também achei bem interessante os significados dele nas diversas nações antigos

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esse nome! Acho lindo! Tbm gosto de Dandara! ♡♡♡

    ResponderExcluir
  15. Oi Patricia, sua linda tudo bem?
    Eu não sabia da quantidade de pessoas lá fora com esse nome. Tirando a personagem da novela, não conheço nenhuma Dara. É engraçado como a cultura dos países se diferencia até no uso dos nomes. Gostei da sonoridade do nome e me passou delicadeza e força ao mesmo tempo.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber as origens do meu nome! Sou a açoriana e tenho 21 anos.
    Orgulho me do meu nome.
    🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sorte de ter nascido com um nome tão lindo e gracioso com dara❤✨

      Excluir
  17. No começo foi difícil eu me acostumar com meu nome dara
    Tinha 10 anos de idade e queria saber o porquê eu era a unica da escola e da cidade com esse nome
    Anos mais tarde resolvi fazer uma pesquisa e fiquei encantada com o significado do meu nome , achei tão lindo e maravilho que hoje eu não mudaria por nada
    Apesar que eu ainda não sei quem escolheu meu nome se foi minha mãe Sara ou meu pai zelio só sei que meus pais não são fã de novela e acho que a novela q fez tanto sucesso não teve reprise no ano 1999 ou teve!? Mais de qualquer maneira eu amo meu nome é não ligo se tem poucas menina com o msm nome que eu desse jeito vou me sentir bem mais especial ❤❤

    ResponderExcluir
  18. Eu perdi um irmão que tinha um apelido de Dada. Sinto até hoje pela sua partida tão cedo próximo de completar 20 anos em 2003...
    Éramos muito unidos,até mais unidos que nossos outros irmãos...Como uma forma de te-lo por perto e lembra-lo sempre...Fiz uma promessa...Que se um dia eu tivesse uma filha, o nome dela seria Dara por me lembrar Dada.
    Então foi aí que encontrei este post sobre o nome Dara...meu Deus, eu nunca acertei tanto em escolher um nome para minha filha.
    Obs: Minha esposa está grávida e não sabemos o sexo ainda, mas se for uma menina, ela com certeza vai Amar o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei com sua história Ronie, obrigada por compartilhar. Fico feliz que de alguma forma esse post ajudou na sua escolha, Dara é um nome lindo 💜 Abraços e parabéns pelo bebezinho que está a caminho 💐

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Minha intuição não falhou e cumpri minha promessa...minha filha nasceu dia 18/09/2021 e já vai fazer 4 meses.
      Ela se chama Darah França Oliveira.
      Todos adoraram o "H" no final.
      Deus seja louvado!

      Excluir
  19. Esse post encheu meu coração de alegria 💙

    ResponderExcluir
  20. Olá! Bom dia:
    Meu é Dara Soares:
    Meu pai escolheu esse nome na bíblia, e confesso nunca pensei q tivesse tantas Dara, sempre achei Meu nome diferente e incomum! Quando as pessoas perguntavam meu q eu falava Dara! Elas logo diziam, nossa seu nome é diferente 😡😡rsrs mas enfim agora já aceito me nome numa boa. Rsrs bjss

    ResponderExcluir
  21. Minha filha nasceu em 2002 e se chama Dara. Nome escolhido a dedo após muita pesquisa de significados. Dara= coração da sabedoria foi determinante. Adorooo!!!

    ResponderExcluir
  22. Aiiii eu amei saber que meu nome tem tanto significados lindos, eu amo de mais o meu nome, e sou apaixonada por tudo que ele significa.

    ResponderExcluir