quarta-feira, 6 de março de 2019

Iracema - Atendendo a Pedidos


Iracema foi um nome criado pelo escritor José de Alencar para a personagem que protagoniza um de seus romances mais conhecidos: “Iracema – Lenda do Ceará”. Além de ser um anagrama da palavra América, o nome também é a junção de dois termos tupis: ira (mel, abelha) e semu (saída). No livro, Alencar diz que Iracema é um termo originário da língua tupi que significa lábios de mel. A obra narra a relação de amor entre a índia Iracema e o português Martim durante o início do processo colonial. 

Devido à popularidade adquirida pelo livro, Iracema é ainda o nome de uma das mais famosas praias de Fortaleza, de pelo menos três municípios brasileiros, de um rio e de duas espécies de aranha (Iracema horrida e Iracema cabocla).

Até 2010, segundo dados do IBGE, havia cerca de 87.953 pessoas chamadas Iracema no Brasil, a maior parte delas nascida na década de 1950. Em Portugal, segundo dados do SPIE, parece que o auge de popularidade deste nome se deu por volta dos anos de 1930. Atualmente, em ambos países, Iracema é um nome raro em crianças, seus últimos registros datam de 2016, quando foi registrado 3 vezes no estado de São Paulo e 1 vez em Portugal. 

Como referências temos as brasileiras Iracema Trevisan Carneiro, designer, e a atriz Iracema de Alencar, nome artístico de Ida Elzira Kerber.

Eu considero Iracema um nome sonoro e intrigante. Como vocês o enxergam?

Mayara Lopes

Fontes consultadas:
Behind the Name, ARPEN/SP, Wikipédia, IBGE, IRN, SPIE.

14 comentários:

  1. Iracema é um nome interessante, nem parece que foi criado, parece um nome que sempre existiu! Era um nome que faltava no blog! Acho que foi a Fernanda que pediu, né? Parabéns pelo post! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quantos nomes oriundos da literatura nós temos?! Lembro-me de: Iracema, Vanessa e Jéssica. Certamente tem mais.. Considero esse movimento da vida seguindo a arte no mínimo intrigante. Um autor "cria" um nome, põe no personagem e em seguida estoura no mundo todo. Fantástico! Fica aí a dica e responsabilidade aos escritores que visitam O BLOG DOS NOMES.
    Iracema, sendo um nome verde e amarelo tem seu valor e ganhou merecidamente seu lugar aqui no blog. Porém, acho que é possível que Iracema caia em desuso ao contrário de tantos outros nomes indígenas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho lindo esse nome gente! Divo! Ia ser o nome da minha mãe, mas como minha avó era muito devota a Nossa Senhora Aparecida na época, minha mãe ganhou o nome em homenagem a santa (e meu tio tbm rs: Sebastião Aparecido). Iracema é um nome lindo, literário e anagrama de América - José de Alencar foi um gênio! Dentre os nomes literários, que tenho ciência, este foi o mais "trabalhoso" para ser "criado". Imagina na época estudar uma língua indígena e fazer uma associação com a palavra América, representando nosso continente. A história por trás da índia Iracema e o português Martim apesar de triste reflete nosso Brasil com a chegada dos portugueses! Há outros nomes interessantes no livro como Moacyr e Irapuã! Bom...se ficasse grávida de gêmeas, os nomes seriam Iracema e Açucena (acho tão a cara do Brasil com uma sonoridade super incrível)! Iracema reflete nossa cultura indígena "perdida", a nossa América Latina tão desvalorizada - uma bebê com esse nome é uma forma de resgatar essa cultura (ainda que seja literário e nao indígena puro - o que pra mim é um super mega power "plus" - reflete nossa miscigenação haha).
    Concordo com a Ivana: era um nome que faltava no blog!!! Para os amantes do nome Emma, mas que tem medo de usar no Brasil, Iracema é uma pedida! :)
    Eu amo muito esse nome, só vejo pontos positivos!
    Siiim, Ivana, fui eu que pedi siiiiim (agora falta o seu: Odette, que é maravilhoso tbm * - *)! Gostaria de agradecer as meninas por mais uma vez atenderem o meu pedido! Vocês são sempre arrasam nas postagens! Amei, amei e amei! <3
    Obrigada!!! Parabéns pelo post!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Iracema que nome lindo, ele é bastante delicado, leve, conheço algumas Iracema, não sabia que o nome foi criado pelo escrito José de Alencar, bastante interessante conhecer mais do nome, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem ? Conheço várias pessoas com o nome de Iracema ,sabia apenas que era um nome indigna . Bem esclarecedor seu post , sobre o mesmo. Bjss

    ResponderExcluir
  6. É um nome bastante bonito, infelizmente não conheço ninguém com esse nome o que confirma as estatísticas apontarem para o super discreto uso. Seu significado é belo e sua história grandiosa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse nome Iracema bonito porém nos dias de hoje é pouco utilizado.
    Conheco algumas Iracemas, por ai..

    ResponderExcluir
  8. Ola tudo bem????
    Este nome até que é bem típico devido a literatura e livros de época ..
    Eu colocaria este nome em alguém da família ..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, que amor! Um nome literário ♡ Eu já conheci algumas Iracemas, e sempre achei esse nome bonito! O significado do nome é muito bonito.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho lindo Iracema, José de Alencar foi muito oportuno em sua literatura com esse nome lindo.Amei o significado. Eu conheço apenas uma Iracema.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma prima que se chama Iracema e sua personalidade é bem forte. Esse é nome de guerreira mesmo. O livro de José de Alencar tem uma história muito linda com a personagem que possui esse nome e a escrita também é muito bonita.

    ResponderExcluir
  12. Estive na praia de Iracema em 2016. Conheço uma Iracema aqui na minha cidade e todos a chamam por Ira. Ela trabalha num sacolão. Acredito que seu nome foi dado em homenagem à personagem do José de Alencar. Gosto do nome e de seu significado.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Jamais poderia imaginar que o nome Iracema foi criado pelo escritor José de Alencar,tive o prazer de ler o livro alguns anos atrás e gostei.
    Conheço duas Iracemas,grandes amigas da minha juventude e eram bem determinadas.
    Gostei de conhecer o significado,acho o nome bonito,apesar de não ver mais nos dias atuais.
    Excelente Postagem!Bjss

    ResponderExcluir
  14. Sempre desconfiei que esse nome "Iracema:" vem de origem indígenas, um nome simples ao mesmo tempo lindo, tenho um parente na família que tem esse nome, apesar de meus parentes fazerem parte entre os povos indígenas, minha mãe tinha toda semelhanças cabelo liso pele de cor marrom, muito bonita. José de Alencar, fazia parte da trilogia indígena, então "Iracema" - vindo de povos indígenas ele colocou esse nome entre seus personagens e o nome que chamou a atenção, então "Iracema" foi marcado em seus livros na época que permaneceu até hoje. Tenho muitos parentes com os nomes desse povo indígena, adorei conhecer o significado deste nome e suas Características.

    ResponderExcluir