Depois de muito tempo finalmente os órgãos de registro brasileiro apresentam uma grande novidade: as listas oficiais! Até então apenas o site Baby Center fazia essa sondagem, porém era extra-oficial. A partir de agora a ferramenta Portal da Transparência do Registro Civil disponibiliza informações a respeito dos dados de nascimentos de todos os estados brasileiros e mais do Distrito Federal. A presente lista foi elaborada com base em 81.677.044 registros de bebês brasileiros nascidos em 2018 em todo o território. O site também traz os rankings de cada estado e de cada região, que apresentaremos em futuras publicações.
Nomes Simples:
- Miguel
- Arthur
- Heitor
- Alice
- Helena
- Valentina
- Davi
- Bernardo
- Gabriel
- Laura
- Lorenzo
- Samuel
- Sophia
- Lorena
- Lucas
- Guilherme
- Isabella
- Manuela
- Pedro
- Emanuelly
- Gustavo
- Isadora
- Matheus
- Enzo
- Manuella
- Daniel
- Heloísa
- Rafael
- Théo
- Mariana
- Henrique
- Lívia
- Sofia
- Isaac
- Cecília
- Benjamin
- Joaquim
- Júlia
- Nicolas
- Beatriz
- Yasmin
- Isabela
- Melissa
- Heloisa
- Felipe
- Isabelly
- Pietro
- Emanuel
- Murilo
- Lara
Nomes Compostos:
- Enzo Gabriel
- João Miguel
- Maria Eduarda
- Maria Clara
- Pedro Henrique
- Ana Clara
- João Pedro
- Maria Luiza
- Maria Alice
- Davi Lucas
- Maria Cecília
- Maria Vitória
- João Lucas
- Davi Lucca
- Maria Júlia
- Ana Júlia
- Ana Laura
- João Guilherme
- Ana Beatriz
- Maria Helena
- Ana Luiza
- João Gabriel
- Arthur Miguel
- Maria Fernanda
- Maria Valentina
- Arthur Gabriel
- Ana Julia
- Lucas Gabriel
- Luiz Miguel
- Maria Julia
- Pedro Lucas
- Ana Vitória
- Davi Luiz
- Maria Cecilia
- Arthur Henrique
- Anthony Gabriel
- Davi Miguel
- Miguel Henrique
- João Vitor
- Carlos Eduardo
- Maria Laura
- Pedro Miguel
- Enzo Miguel
- Victor Hugo
- Maria Vitoria
- Maria Flor
- João Victor
- Joao Miguel
- Luiz Henrique
- Maria Luísa
Usariam algum nome destas listas ou a popularidade seria um fator de impedimento?
Patricia Monteiro
Fonte Consultada:
Portal da Transparência (Registro Civil), ARPEN
A lista oficial foi uma surpresa maravilhosa! Assim que a Angélica falou fui correndo ver e estava já na espera do post aqui no blog! Eu tento fugir dos tops pra ser sincera, porém gosto mto de Emanuel (nesse caso, prefiro Eloim por não ser popular) e Murilo (mas neste caso usaria Ítalo, que é um nome que tbm eu gosto muito). Artur foi meu nome prefiro por anos, mas não usaria - prefiro Artturi agora rs. Dos nomes femininos tenho um carinho grande por Isadora, mas colocaria se fosse o caso Isidora ou Ísis. Tbm acho Lara agradável, mas preferiria Lana.
ResponderExcluirDos compostos,acho Pedro Henrique mto bonito. Gosto de compostos com Pedro. Tbm gosto de Maria Fernanda, Maria Vitória e Maria Cecília!
Parabéns pelo post!!!
Beijos!
Não sou muito fã de compostos (são poucos os que gosto, só os curtos como João Pedro ou Maria Flor). Dos simples, tem muitos que acho bonitos, mas a popularidade para mim é um impedimento. Engraçado que o nome que mais gosto de menino é bíblico e bastante usado, mas o vejo como um clássico, não é um nome que é datado ou que vai ficar datado como acredito que Lorenzo e Enzo ficarão. Acho que daqui uns 40 anos, as pessoas vão perguntar o nome para um deles (Enzo ou Lorenzo) e quando eles responderem, vão dizer: Ahhh vc tem uns 40 anos, né? rsrs. Para meninas, já penso em nomes incomuns, porém conhecidos (ex. Tarsila), pq sempre fui a única Ivana em todo lugar: na escola nunca estudei com xará, na catequese, no ballet, na faculdade...sempre a única! E como cresci em cidade pequena, me arrisco a dizer que, por um tempo talvez, fui a única da cidade! Eu gostaria que minhas filhas tivessem poucas xarás, sei lá, acho legal um pouco de exclusividade...eu sempre penso, existem centenas de nomes, seria possível encher uma escola inteira sem repetir um nome. Essa é a minha opinião, se a pessoa quer colocar um nome bem popular no seu filho, é uma escolha dela :) Parabéns pelo post, como sempre! Abraços!
ResponderExcluirOi Boa noite Patrícia Monteiro gostaria que pesquisasse sobre o nome Geisler
ResponderExcluirFarei a pesquisa assim que possível ;)
ExcluirAplaudo a atitude do registro civil em divulgar a lista oficial... mas bem que poderia ser dividida por gênero, não é? enfim... vamos por etapas...
ResponderExcluirHá tantas coisas a se analisar, que precisamos de tempo. Mas em todas as listas que vi no site da transparência do registro civil, infelizmente não encontrei um nome indígena.. nenhum, zero. :~(
No ranking do Baby Center Cauã aparece em 45° lugar e Kauê em 97°. Eles também devem estar na lista oficial mas abaixo do Top 50.
ExcluirTomara, né? procurei propositalmente na região norte, estado a estado e não achei... A supremacia dos nomes bíblicos é indiscutível. Não que eu não goste deles, mas acho bem importante a conservação da cultura indígena, por isso acho triste.
Excluirmuitos nomes bonitos, porém, batidos demais.
ResponderExcluirAcho muito chato vários homônimos.
Concordo com o comentário da juliana...há muitos nomes bonitos, mas batidos demais.
ResponderExcluirGostei muita da lista e usaria vários nomes dela sem problemas. Para mim é bobagem essa coisa de nome muito batido, muito usado, muito comum. Ou eu acho um nome bonito ou não, e isso não tem nada haver se ele é popular ou não. Inclusive na lista estão dois dos meus nomes preferidos femininos (Alice e Julia) e um masculino (Arthur, mas gosto mais sem o "h", só Artur). Quanto as nomes compostos não gosto e não usaria. Interessante que conheço quatro bebês que nasceram ano passado e três dos nomes escolhidos estão na lista: Laura, Mariana e Lara.
ResponderExcluirAchei engraçado como ano passado muitas pessoas falaram sobre o nome Enzo e Valentina, mas eles não ficaram em primeiro lugar. Adoro ver essas listas e fico intrigada como meu nome nunca está nos mais usados. Desde pequena sempre foi difícil encontrar pessoas com meu nome. Até que isso é bom por um lado...
ResponderExcluirEngraçado ver que tem nomes que continuam sendo adorados pela população.