quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Tarcísio - Atendendo a Pedidos


Forte e distinto, Tarcísio, sem dúvida, é um nome de presença. Em minha opinião é uma das opções mais interessantes dentro dos nomes masculinos iniciados por T, mas que infelizmente não tem sido muito requisitado ao longo do tempo por futuros pais. Por outro lado, esse pode ser um ponto positivo: por não ser uma escolha popular, o nome não se desgastou e mantém como uma de suas características a originalidade.

Tarcísio é a forma portuguesa do antigo nome romano Tarcisius, o qual entrou na língua latina através do grego Tarsisi ou Tharsikios, tendo este último o significado de pertencente a; da natureza de Társeas. Társeas origina-se de thrasys que quer dizer corajoso, ousado. Um significado que transmite para Tarcísio nobres qualidades de valentia e bravura.

Um dos portadores mais influentes foi São Tarcísio. O jovem mártir Tarcísio viveu em Roma por volta do ano 258 da era cristã. Menino santo, coroinha aos 12 anos, teria sido apedrejado enquanto levava hóstias sagradas para os cristãos que estavam presos sob ordens do imperador Valeriano. O pouco que se sabe sobre ele vem da epígrafe em seu túmulo, escrita pelo Papa Dâmaso I, que exerceu seu pontificado durante o século em que Tarcísio viveu. São Tarcísio é considerado o padroeiro dos coroinhas e cerimoniários. Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Para mais detalhes da história deste santo clique aqui.

Outros Idiomas: Tarcisio, Tarsisio (italiano, espanhol), Tarzisius (alemão), Tarcisi, Tarsisi (catalão).

Variantes: Tarsísio, TarcízioTarciso, Tarcizo.

Sua frequência no Brasil é de 32.849 pessoas, a maioria nascida entre as décadas de 1980 e 1990 nos estados de Minas Gerais, Ceará e Sergipe. As variantes Tarcízio, Tarciso, Tarsísio e Tarcizo possuem as frequências de 1.870, 5.329, 386 e 441 pessoas, respectivamente. Em 2017, no estado de São Paulo, Tarcísio foi registrado 17 vezes.

Em Portugal sua presença é modesta: segundo a SPIE, entre as décadas de 1920 e 1980 seus registros não passavam de 4 ao ano; na atualidade Tarcísio não tem recebido registros, apenas a variante Tarciso foi registrada 1 vez em 2016.

Personalidades:
  • Tarcisio Andreolli - político italiano;
  • Tarcisio Bedini - pintor italiano;
  • Tarcísio Filho - ator brasileiro;
  • Tarcísio Meira - ator brasileiro;
  • Tarcísio Motta - educador e político brasileiro;
  • Tarcisio Oberti - ex-futebolista italiano.
Tarcísio é um nome marcante que merece ser mais lembrado! O elegante ator Tarcísio Meira é uma bela inspiração. Remete ao talento dos grandes e inesquecíveis atores clássicos. Até podemos dizer que Tarcísio tem um quê de galante, não acham? Eu acho que sim!

Acham Tarcísio um bom nome?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Catholicus, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Sem dúvidas é um nome charmoso e muito "galante" mesmo! Seria uma bela opção para um menino! O significado me agradou muito. Amei saber sobre o nome. Parabéns pela pesquisa e parabéns a quem pediu também! Lindo o nome - e o Tarcísio Meira é uma baita referência!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post. Ficou ótimo assim como os dos meus outros pedidos (o meu nome e Jaqueline).Eu pensava que o significado era outro, me enganei rsrs. Tinha visto “pouco corajoso” (não lembro onde vi, mas mesmo que fosse, não tiraria o brilho do nome). Quando vejo esse nome penso em um menino educado ou em um homem elegante. Para mim é um nome elegante e parecido com Fabrício ou Benício (mesmo número de sílabas e mesma terminação em “io”). Acho uma boa escolha para os dias de hoje. Parabéns pelo post! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Ivana, fico feliz que tenha gostado ❤ O pedido de Tarsila tb está a caminho, abraços!😊

      Excluir
  3. Olá
    Realmente Tarcísio é muito galante, acho que por ser por causa da imagem do ator, mas com esse significado o nome ganha um grande peso e ainda mais simpatia, confesso que nunca tinha pensado muito nele, agora verei o nome com outros 'ouvidos"

    ResponderExcluir
  4. Interessante você fazer uma pesquisa sobre um nome, que é muito bonito por sinal. Eu trabalho com um Tárcio e as pessoas tinham dificuldade em entender o nome dele ao telefone, e ele falava "É Márcio, com T".
    Emerson Lemes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu conheço um Darcio que tem sempre que explicar que não é Tárcio.

      Excluir
  5. Oi Patricia,

    Tarcirsio nunca foi um nome que me encheu os olhos, pois sempre o associei a pessoas mais velhas. Mas, com toda certeza, é inegával o quanto é um nome com classe e que soa muito bem. Impossível também não associá-lo logo ao ator brasileiro, um dos mais renomados, por sinal. Adorei conhecer mais sobre esse nome, uma pena que não está sendo mais tão usado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu gosto de vir aqui no teu site para pesquisar nomes. Acho que Tarcisio é um nome de peso. Soa mais adulto e eu gosto de como sai da boca a pronúncia. Mas eu tenho um quê de entusiasmo com nomes mais exóticos, por exemplo Kaleo, ou Asafe, Acho bonito e diferente as inúmeras questões que constroem um nome e seu significado. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia,
    Adorei ssut Post, um nome muito bonito. Tenho um amigo com esse nome, mas escrita diferente. Mas e um nome bem charmoso. Queria o significado do nome Santiago.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Nós já publicamos o post sobre Santiago, o link segue abaixo

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/01/santiago.html?m=1

      Excluir
  8. Olá. Gostei do seu post, e acredite, ele foi muito informativo para mim. Não sabia nada desses significados desse nome que é tão peculiar, na minha opinião :)

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Gostei da sua publicação, Tarcisio é um nome mais comum dos que vi por aqui nos últimos dias. Achei bem legal o significado, eu realmente não sabia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho Tarcisio um belo nome mesmo, e me lembra o ator também rs. Eu com certeza cogitaria colocar em um filho, pois apesar de ser mesmo um nome forte é um nome muito bonito também.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde cara mia, meu professor de sociologia, no colégio, chamava-se Tarcisius. Era um cara incrível, figura deliciosa. Pouco ria, mas suas aulas eram ótimas. Tinha um carisma incrível e uma articulação fantástica.
    Adorei saber mais sobre o nome dele


    bacio

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente acho Tarcisio um nome muito forte e bonito. E realmente não é tão popular. Não conhecia o significado do nome, também é muito valoroso. Tenho dois conhecidos com esse nome apenas e realmente as características da personalidade de cada um deles fazem jus ao nome.

    Bjão,
    Diego França | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Vivendo e aprendendo! Não imaginava que o nome Tarcisio traria um significa tão forte junto @!
    Obrigado pelo post
    Ate mais :)

    ResponderExcluir
  14. Nome do meu filho,no colégio sempre foi o único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ótima escolha! Também sempre fui a única na escola. Acho bom ter um nome incomum.

      Excluir
  15. Eu sou um TARCISIO, graças a Deus 🙏🏾 minha mãe mim deu esse nome por causa do ator TARCISIO MEIRA,ela disse que na época ele fazia sucesso na novela irmãos coragem,eu gosto do meu nome,tem poucos aonde eu chego,nunca teve nas escolas que eu estudei dois,sempre só era eu,nas empresas também,ser único é bom 😃

    ResponderExcluir