quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Cristal


Quando penso no nome Cristal logo me vem à mente toda a aura mística que o envolve (e que muito me agrada). Outro ponto a se ressaltar é sua ligação com ideais de clareza e pureza, associação feita devido à sua natureza transparente - temos em Cristal a origem da palavra cristalino, ou seja, límpido. É mais um nome literal que surge como uma graciosa opção dentro do encantador universo dos nomes femininos de pedras preciosas.

Cristal deriva da palavra grega Krystallos que significa gelo. Foi usado para definir a pedra preciosa transparente, geralmente incolor, cortada para refletir a luz. Em países de língua inglesa tem sido utilizado como nome próprio desde o século 19, época em que os nomes de pedras preciosas estavam em alta.

Alguns simbolismos e associações mágicas relacionadas ao cristal:
  • O quartzo de cristal é encontrado no alto dos Alpes gelados (Suíça e França) e povos antigos acreditavam que era o gelo congelado que magicamente não derreteu;
  • Em algumas culturas é considerado um pedaço retirado da morada dos deuses (palácios de cristal);
  • As bolas de cristal, muito utilizadas para adivinhação, remontam aos tempos dos antigos celtas;
  • Na tradição cristã, o cristal é associado à Imaculada Conceição, através do qual passa a luz de Cristo.
Um ponto a se ressaltar, que eleva ainda mais o sentido místico de Cristal, é a existência das crianças cristal. Dentro deste contexto esotérico as chamadas crianças cristal, assim como as crianças índigo, são aquelas cuja aura (campo que envolve o corpo físico) é da cor branco cristal. Seriam crianças com poderes extra sensoriais, dons espirituais elevados e de grande sensibilidade.

Outros idiomas: Crystal (inglês), Cristal (espanhol, francês, romeno), Cristallo (italiano), Kristal (esloveno, croata, sérvio), Krystal (dinamarquês), Kristall (alemão, sueco, norueguês)

Variantes: ChristalChrystalKhristalKhrystalKristele, Kristel, Krystelle, Kristle

Curiosidade: na Idade Média, em países de língua inglesa, por vezes Cristal era adotado como um diminutivo de Christopher, nome que tem como significado aquele que carrega o Cristo.

Em países de língua espanhola Cristal tem destaque no Chile, Venezuela e República Dominicana. Na Espanha é usado principalmente no município de Ourense.

Na variante inglesa, Crystal, atingiu seu auge de popularidade nos Estados Unidos entre os anos 70 e 80 (pico de uso em 1982, quando conquistou o 9° lugar). O sucesso se deve em grande parte à personagem da série Dinastia, responsável por alavancar o nome nas paradas americanas. Com o passar do tempo o brilho de Crystal foi desvanecendo, terminou 2017 em 643° lugar. Talvez o remake de 2018 de Dinastia possa trazer o nome de volta aos tops, através da volta da reluzente protagonista. A grafia Cristal também fez parte dos rankings americanos, mas em menor intensidade que Crystal. No Canadá teve destaque durante os anos 70 até os 90; na Inglaterra e País de Gales ocupou a posição #487 em 2017.

No Brasil Cristal é o nome de 1002 pessoas, segundo o censo demográfico do IBGE realizado em 2010. Sua frequência  é pequena, o que indica sua raridade no país. Foi introduzido a partir da década de 1980 e a maior parte dos nascimentos se deu nos anos 2000. Muito certamente foi uma influência da novela Estrela Guia (Rede Globo, 2001), onde a protagonista, uma jovem hippie de nome Cristal, foi interpretada pela cantora Sandy. Também foi o título de uma novela do SBT exibida em 2006, onde a personagem principal se torna uma modelo de sucesso e troca seu nome de Cristina para Cristal. E para finalizar, em 2011 Cristal foi o nome da protagonista de Malhação vivida por Thaís Melchior. Apesar do apelo midiático o nome nunca fez parte dos tops de popularidade. A maioria das brasileiras nomeadas Cristal reside no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Foi registrado 17 vezes no estado de São Paulo no ano passado.

Em Portugal quase não é visto, apenas recentemente passou a integrar a lista de nomes admitidos do país, o que pode explicar seus registros inexistentes durante a maior parte do século XX. Mais recentemente, em 2015, foi registrado 2 vezes; em 2016 novamente 2 meninas portuguesas receberam o nome Cristal.

Personalidades:
  • Cristal Camden - modelo americana;
  • Cristal Marie - cantora, compositora e atriz dominicana;
  • Cristal Montañez - ex-modelo venezuelana (foi Miss Venezuela 1977).
Considero de grande sensibilidade a escolha do nome de uma menina baseada nos nomes de pedras preciosas. Adoro vários e fico imaginando pares para irmãs como Cristal e Jade, CristalPérola ou Cristal e Safira. São nomes que carregam muitos simbolismos e um inegável brilho mágico. Cristal tem a delicadeza dos cristais e o seu sentido místico/espiritual o torna mais enigmático. Dentro dessa vertente outro par para irmãos interessante seria Cristal e Índigo. Se lembrarmos da marca luxuosa de champanhe francesa e também dos cristais Swarovsky, Cristal ganha ainda toques de glamour!

Gostam de nomes de pedras preciosas? Cristal poderia estar entre suas escolhas?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, Bekia Padres, G Show, IBGE, IRN, Infopedia, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Acho lindo os nomes de pedras preciosas! Toda aura esotérica do nome Cristal é um encanto! Formaria um belo par de irmãos Cristal e Índigo! Amei o post! Parabéns :) bjos!

    ResponderExcluir
  2. Conheço uma Cristália e uma Cristalina. Cristal acho demasiadamente literal.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu sou APAIXONADO por Cristal. Cristal e Ametista sempre foram minhas pedras preciosas favoritas.
    Muito legal a sua pesquisa pra esse post com a origem e popularidade dos nomes. Eu lembro da novela Estrela Guia hahaha
    Como nome próprio eu ainda acho meio estranho, mas provavelmente porque não ficou tão popular por aqui como nos outros países mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Esse nome é tão lindo, valioso e delicado como se fosse realmente o próprio Cristal
    Bjs,
    🌻keilycesporkeilaluciablog🌻

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Esse nome é bem bonito, mas eu não lembro de ter conhecido alguma mulher chamada Cristal.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia,

    Acho tão lindo pessoas que têm nomes de pedras preciosas. Adorei os significados do nome Cristal. Realmente, quando penso nesse nome, me vêm algo límpido, claro e místico na cabeça.
    Amei a ideia de dar nome às irmãs de outras pedras rs.
    Adorei o post!!!

    Bjo.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho esse nome lindo e gostei de saber de seu significado e tudo que envolve esse nome, além disso amo a ideia do blog, é bem diferente.

    ResponderExcluir
  8. Adoro o modo como você explora as histórias dos significados dos nomes!! Não sabia nada sobre o nome Cristal. Acho muito bonito aliás. Acho todos os nomes de pedras preciosas lindos demais! Meu favorito é Esmeralda. *____*
    Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia! Eu AMO o nome Cristal. Já vi tantos personagens com esse nome e acho encantador. Achri curioso sobre ser diminutivo de Christopher, nunca imaginaria. E AMEI a ideia de combinar com outras pedras. Já fiquei com essa ideia piscando aqui, hein haha
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Hey. A gente tem pouca noção sobre os significados dos nomes, eles geralmente carregam tanta tradição, Cristal é a prova disso. Um nome amável e valioso :) muito legal você mostrar isso para os leitores do blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou esperando uma princesinha, já tenho uma "Pérola", em dúvida agora se coloco Cristal ou Safira....amei as informações

    ResponderExcluir
  12. Ameii minha filha tem 7 meses e se chama cristal eu amo principalmente pelo lindo significado amoo 🥰

    ResponderExcluir
  13. O significado do nome é lindo, tenho uma filha Cristal com 23 dias de nascimento.

    ResponderExcluir