quinta-feira, 12 de julho de 2018

Davi


Davi, o pequeno guerreiro que com muita habilidade e coragem venceu o gigante Golias! Davi, o grande rei de Israel! Estamos perante um nome com profundas raízes bíblicas, sendo inegavelmente o Rei Davi um dos homens mais importantes das escrituras sagradas. Sua popularidade espalhou o nome para várias partes do mundo e atualmente brilha cada vez mais forte nos rankings brasileiros.

Davi é um nome de origem hebraica e seu significado é amado. Para quem acha importante o significado dos nomes, o de Davi é um dos mais belos! Outro fato que acho importante destacar é que Davi é um anagrama de Vida. Um atrativo a mais!

Em sua vertente religiosa, Davi foi o segundo e maior dos reis de Israel, governando no século 10 a.C. Filho mais novo de Jessé, na juventude foi um humilde pastor de ovelhas apreciador de música e poesia. Cresceu para se tornar um líder sábio, um rei honrado que comandou Israel com muita capacidade. Várias histórias sobre ele são contadas no Antigo Testamento, inclusive a derrota de Golias, um gigante filisteu. De acordo com o Novo Testamento, Jesus seria um de seus descendentes. Mais tarde foi uma fonte de inspiração para grandes escultores, como Michelangelo e Donatello. Davi é ainda um nome que tem uma ressonância especial para os judeus, a Estrela de Davi (estrela de seis pontas), é o símbolo do judaísmo.

Este nome, na grafia David, está em circulação na Grã-Bretanha desde a Idade Média. Tem sido especialmente popular no País de Gales, onde é usado em homenagem a São David, seu santo padroeiro, bem como na Escócia, onde foi suportado por dois reis.

Tanto a escrita Davi quanto David são consideradas variantes na língua portuguesa, mas David é mais popular em Portugal e Davi no Brasil.

Outros idiomas: Davide (italiano), David (inglês, francês, alemão, sueco, romeno, sérvio), Daud (árabe), Dávid (húngaro, eslovaco), Davit (armênio), Dawid (hebraico bíblico), Dauid (grego bíblico), Davud (persa), Taavet, Taavi (estoniano), Taavetti, Taavi (finlandês).

Formas Femininas: Davina, Davínia, Davena, Davida

Nomes similares em grafia e pronúncia: AriEliLeviRavi


A grafia David é a mais internacional,  um clássico em diversos países. Fora do meio lusófono a escrita Davi apresenta um pequeno destaque nos Países Baixos, onde ocupou a posição #484 no ranking de 2017.

Como já dissemos, David é a variante mais tradicional e a mais conhecida em Portugal, mas Davi vem galgando novos espaços e conseguiu abocanhar um belo 53° lugar entre os nomes mais usados no país em 2016. Nesse mesmo ano foi registrado 122 vezes entre os recém-nascidos portugueses.

No Brasil Davi explode em popularidade: ocupou o quinto lugar no Top 100 de 2017 e no mesmo ano conquistou impressionantes 6.699 registros apenas no estado de São Paulo! Um feito considerável! Segundo o IBGE sua frequência é de 255.976 brasileiros assim chamados (o que o torna muito presente no país). Até os anos 70/80 seu uso era discreto, passou a ser mais notado a partir da década de 1990, atingindo seu pico máximo nos anos 2000 (aproximadamente 140 mil nascimentos). Podemos encontrar mais facilmente um Davi brasileiro no Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro.

Para David a frequência também é alta: 174.957 portadores. Sua curva de popularidade foi a mesma de Davi e é mais usual no Sergipe, Amazonas, São Paulo e Distrito Federal.

Personalidades:
  • Davi Banda - futebolista malauiano;
  • Davi Moraes - músico brasileiro;
  • Davi Sacer - cantor, compositor e produtor gospel brasileiro;
  • Davi Yanomami - ativista brasileiro conhecido por sua defesa das questões indígenas e da conservação da floresta amazônica.
Davi Lucca é ainda o nome do filho do craque de futebol Neymar.

Davi é um nome curto, mas que carrega grande força. Remete aos ideais de justiça e bravura do Rei Davi, figura indissociável do nome. Dentro do meu gosto pessoal, prefiro Davi a David, porque aqui no Brasil este último sempre corre o risco de ser pronunciado como no inglês ("deividi"), para Davi a pronúncia é clara. Fora esse detalhe, acho Davi uma escrita mais bonita, mais clean, e a ligação com a palavra vida faz toda a diferença para mim. Para quem não se importa com a popularidade, Davi é um nome com muitos pontos positivos.

Davi está entre os seus preferidos?

Patricia Monteiro

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Nameberry, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Está sem dúvida.
    Aqui em Portugal é menos popular que David, e ainda bem. Eu usaria num filho, até acho Davi mais bonito que David.
    Também gostei da versão feminina Davena.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Eu já imaginava que Davi seria de origem judaica, mas noto que ele tem uma forte influência religiosa e nunca parei para pensar que seu anagrama significaria vida. Também o que me chamou atenção foi todas as versões para sua forma feminina. Sem falar que é um nome curto, de fácil memorização, pronúncia e grafia.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Um nome super lindo e com um significado maravilhoso "Davi"! Amei seu post 💗

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Acho esse nome muito lindo e forte, adorei saber mais sobre o significado!
    ótimo post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olha... Eu não sabia que Davi significava amado e muito menos que tinha uma popularidade tão alta... Tenho um sobrinho de nome Davi, então mal sabes como fiquei atento a essa visita em seu blog. Adorei! Eu adoro seu blog, já disse, né? Como penso em ter filhos eis uma chance de conhecer e entender mais sobre vários nomes.

    ResponderExcluir
  6. Davi é um nome lindo e muito forte!
    O significado é lindo, que quer dizer amado como escreveu...
    Davi me remete a um guerreiro , alguém forte em todos os sentidos..
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho o nome Davi um nome bonito, eu tbm prefiro DAVI do DAVID. Fiquei admirado em saber q existe um indígena com esse nome Davi Yanomami, não sabia. Bacana!

    ResponderExcluir
  8. Sempre que escuto o nome Davi, diretamente na minha cabeça vem a referência bíblica. David ou Davi não está em meus nomes preferidos, mas com certeza é um lindo nome. Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Davi(acho que fica mais forte) e David (esse é mais suave), as duas formas são lindas, mas a feminina não ficou legal, tenho um primo com esse nome, vou passar o link para ele. Muito legal o post.

    ResponderExcluir
  10. Oi oi
    Também prefiro Davi, simples e bonito, a pronúncia tem ema doçura que o significado 'amado' parece fazer muito mais sentido

    ResponderExcluir
  11. Oiii flor, tudo bem??
    Acho Davi um nome muito bonito, Curto e Forte.
    Gostei ainda mais de saber o significado.

    ResponderExcluir