terça-feira, 8 de agosto de 2017

Sávio - Atendendo a Pedidos


Sávio é um nome de origem latina que pode ter dois significados. Tanto pode significar inteligente, brilhante em italiano como beijo através da palavra savio/savium que quer dizer beijar. É um nome que quase automaticamente nos remete para a palavra sábio e no meu parecer dava um excelente nome para um feiticeiro! Savio é também utilizado como apelido/sobrenome sobretudo em Itália. 

Uma curiosidade que não estava à espera é que Sávio pode ser registado em Portugal, mas apenas no conjunto Domingos Sávio, realmente a nossa lista de nomes permitidos não para de nos surpreender. 

Nos últimos anos este antropónimo não foi alvo de nenhum registo. No entanto, em 1970, nasceram 2 Sávio e em 1975 foram registados 2 bebés também com este nome. 

Ao contrário de Portugal, no estado de São Paulo, conseguimos encontrar bebés e crianças chamadas Sávio. Em 2016, 7 pequenos receberam este nome e em 2015 o número de registos ainda foi maior, 11 meninos foram registados Sávio, neste número não estão inseridos os que têm Sávio como segundo elemento do nome. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Sávio é praticamente de 24 mil pessoas e o pico deste nome (de longe!) foi na década de 90, chegando a uma frequência de quase 10 mil registos. O estado em que o nome é mais utilizado é em Amapá. 

Sávio pode ser mais conhecido no Brasil por ser o nome de um ex-futebolista de nacionalidade brasileira e italiana, Sávio Bortolini Pimentel, foi um jogador de futebol que fez sucesso em terras espanholas quando jogou pelo Real Madrid.

Sávio preenche os requisitos para entrar na vossa lista de preferidos?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Lindo! Tão musical e delicado... Adorei, acabou de entrar na lista.
    Grata pelo pedido atendido.

    ResponderExcluir
  2. Não usaria, mas acho um bom nome. É simpático e tem ótimo significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu nome com suas palavras me machucou muito viu moça :(((((

      Excluir
    2. Não entendo porque te machucou se ela elogiou o nome. O fato de não usar não quer dizer que o nome seja ruim. Eu não usaria porque, nesse mesmo estilo, eu prefiro outro nome: Saulo. Mas isso não quer dizer que Sávio não seja um bom nome. É questão de gosto e ninguém deve se sentir ofendido ou ferido por isso.

      Excluir
  3. Sávio Gabriel é o nome do meu principe ..amei o significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não gostei do composto. Apenas Sávio seria melhor, apesar de eu preferir bem mais Saulo.

      Excluir
    2. o nome do meu namorado é savio gabriel :)

      Excluir
  4. Muito lindo mesmo.. me apaixonei kkkkm

    ResponderExcluir
  5. Todo Sávio é fodastico! (Mais que foda, mais que fantastico).

    ResponderExcluir
  6. ,_, TER A PORRA DO NOME SÁVIO É UMA MERDA NMRL, SEMPRE CONFUDEM COM SALVIO
    ENFIM SAPORRA É UMA DESGRAÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Sávio e sei como é confundem com essa merda de Salvio

      Excluir
    2. Desgraça é a tua péssima educação em vir aqui para destilar palavras de baixo calão.

      Excluir
  7. Oloko meu sobrenome kkkk

    ResponderExcluir
  8. Depois de 21 anos agora vim procurar o significado

    ResponderExcluir
  9. Esse é o nome do meu principe lindo.

    ResponderExcluir
  10. Quando criança achava estranho, onde moro é raro. Hoje compreendo que algo raro pode ser até luxuoso em alguns casos. Gosto do meu nome e essa característica de inteligente sempre esteve em mim, não me considero inteligente, mas as pessoas afirmam isso. Realmente é bem musical, é doce e meigo como um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Mário Sérgio Sávio,me orgulho do nome ,da família e sua história,no texto acima é citado q em 1970 nasceram dois savios no estado de sp,um deles sou eu,gostaria de saber quem foi o outro?

    ResponderExcluir
  12. Meu filho se chama Sávio Felipe e amei o significado.

    ResponderExcluir