segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pétala


Pétala é uma daquelas palavras literais que se analisadas com atenção, pode nos fazer refletir. Funciona perfeitamente como nome próprio, por quê não? Afinal sua grafia está muito próxima à de Pérola, a pedra preciosa que já vemos com mais facilidade em uso como nome para meninas. Remete ainda para Flor, outro literal bem aceito como nome próprio e que vem ganhando destaque em nossos países. Pétala, tão doce, tão feminino, tão adorável! A parte mais delicada da flor também tem seus encantos!

Pétala deriva do grego pétalon, através do latim petalum e seu significado é folha. As pétalas são folhas modificadas que cercam a parte reprodutiva das flores. Uma de suas funções é atrair polinizadores. Existem em várias cores e tamanhos, podem ser grandes e vistosas ou pequenas e discretas. Muitas vezes são de cores vivas e exalam agradável fragrância. O conjunto de pétalas em uma flor é chamado de corola.

Além da natureza, Pétala também está presente em uma ciência exata, quem diria? Na Matemática um bouquet de círculos (também conhecido como rosa) é um espaço topológico que se obtém ao colar uma coleção de círculos em um ponto. Os círculos da rosa são chamados de pétalas. A rosa com duas pétalas é conhecida como a figura oito.

Pétala é usado raramente no Brasil, apenas 518 brasileiras têm esse nome, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010. Só começou a ser registrado de forma significativa a partir da década de 80 e desde então vem subindo discretamente, atingindo seu melhor momento na década de 2000. Apresenta maior frequência no estado da Bahia. Foi registrado 4 vezes em 2016 no estado de São Paulo; em 2015 foram 3 registros. Em Portugal é praticamente inexistente, não obteve nenhum registro em anos recentes e nem em décadas passadas. Infelizmente consta como não aceito na lista portuguesa de nomes admitidos.

O que me parece é que muitas pessoas ainda não descobriram o potencial de Pétala como nome próprio, mas em 2009 o conhecido chef de cozinha britânico Jamie Oliver fez as luzes dos holofotes se voltarem para ele ao escolher Petal (a versão em inglês de Pétala) como nome de sua terceira filha. Petal é ainda o segundo nome da atriz australiana Poppy Montgomery e também o nome de uma importante personagem do filme Chegadas e Partidas (The Shipping News), vivida por Cate Blanchett. O filme foi baseado no livro homônimo de autoria de Annie Proulx. Apesar de seu uso ser mais lembrado agora do que em décadas passadas, Petal é um nome de uso pequeno entre anglófonos.

Referências:
  • Pétala Monteiro - política brasileira;
  • Pétala - música do cantor e compositor Djavan lançada em 1982 para o álbum Luz.
Acho Pétala muito usável como nome feminino, acredito que tem um potencial ainda a ser explorado. Pode fazer pares para irmãs muito fofos com nomes como Amora, FlorLuna, entre tantos outros! É um amoroso nome de estilo descontraído, hippie, campestre e romântico.

Qual a sua opinião sobre Pétala?

Para mais Nomes Hippies Femininos clique aqui

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Nameberry, Priberam, Wikipédia.

42 comentários:

  1. Amo nomes bem curtinhos, com três letras.
    Por favor façam uma lista extensa de nones masculinos e femininos con 3 letras.
    Nomes modernos, vintages, etc.
    Obrigada.
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, obrigada pela sugestão, vamos responder ao seu pedido assim que possível :)

      Excluir
    2. Bom dia!!!
      Adoro nomes relacionados a Natureza. Tenho três filhos: Pétala Maria, Brisa Morena e Atauã que significa Deuses dos Trovões, sugiro com três letras, Mel, Sol ou Lua adoro esses nomes, espero que você goste.

      Excluir
    3. Lis, Lia, Emy, e claro Susi. Rs

      Excluir
  2. Vcs adivinharam meus pensamentos. Já ia sugerir essa publicação. 😍 eu adorei o texto. Pela singularidade e pela delicadeza, já entrou na minha lista. 🌼🌼 adoraria conhecer uma Pétala.

    ResponderExcluir
  3. Que graça! Nunca pensei em Pétala assim, mas parando para analisar, é um nome perfeito, eu adoraria me chamar assim e creio que qualquer menina gostaria. Consigo até imaginar uma pequena com esse nome �� Adoro nomes de flores para pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pétala Sofia é o nome da minha neta. Filha do meu filho Hélio. Pétala tem 9anos. Eu sou Graças Santos.

      Excluir
  4. Amo meu nome é quase esse é Petla faltando um a rsrsrsrs mas aceito bem quando me chamam de Pétala.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é pétala e realmente nasci em 2000, eu não gostava muito do meu nome, comecei a gostar quando fui pesquisar.

    ResponderExcluir
  6. Pétala, lindo nome. Darei a minha próxima filha.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha que esta prestes a nascer se chamará Pétala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo.Se o meu bb for menina se chamará Pétala também.❤

      Excluir
  8. Hahaha amo o nome pétala, inclusive é o meu nome

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse nome,vou colocar na minha filha, embora as pessoas acharem estranho.

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha filha vai ser Pétalla, embora a nossa família toda chat estranho

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Pétala ksksks

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha chamada pétala, logo no começo a minha familia nao gostou muito mais hj tds aceitam muito bem

    ResponderExcluir
  13. Eu amooo esse nome, é lindo e qndo eu tiver uma filha sera esse nome Pétala, sou apaixonada nele😍

    ResponderExcluir
  14. Amo meu nome.
    Fui presenteada por meu pai em 01.09.1981, o mês mais florido do Ano.
    E adorei saber essas curiosidades
    Bjs
    PÉTALA CARRERA

    Salvador - BA

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Pétala Ravelle, sou apaixonada em meu nome.🥰

    ResponderExcluir
  16. Estou grávida e meu esposo quer colocar Pétala, acho um nome bonito, porém é um nome diferente e tenho receio que ela sofra com bulling quando estiver na escola por exemplo...Alguém com esse nome pode me dar uma luz?rs

    ResponderExcluir
  17. Pétala Íris, Pétala Rebecca, Pétala Jasmin

    ResponderExcluir
  18. As minhas duas princesas 👑👑 Pérola Jemima e Pétala Líria... são muito lindos 😍 todo mundo acha perfeito...elas amam seus nomes e são muito elogiadas pelos nomes que escolhemos para elas!(mamãe escolheu Pérola para primeira princesa 👑 e para segunda papai escolheu Pétala 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tenho uma filha ela se chama Pérola e estou grávida novamente se for menina irá se chamar Pétala

      Excluir
  19. meu nome é pétalah so que acresenta o H no final

    ResponderExcluir
  20. Minha filhinha de 4 patas se chama Pétala. Amo!!!!

    ResponderExcluir
  21. Estou grávida, mas não sei o sexo do bebê se for menina será Pétala Melina eu amo dois nomes tenho um menino Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  22. Minha filha se chama Serena, amo nomes diferentes, que quase ninguém tenha, acho o máximo. O pai que escolheu o nome dela, a princípio não queria e não gostei muito. Hoje, eu amo o nome dela, e todos sempre gostaram, combinou tanto com ela, ela é exatamente Serena, tinha que ser esse... Se eu tiver outra filha se chamará Pétala, outro nome autêntico, diferente e lindo!

    ResponderExcluir
  23. Tenho três filhas Pénelope, Pérola e Pétala minhas princesas.

    ResponderExcluir
  24. Acho lindo esse nome, será o nome da minha filha quando eu tiver, a primeira vou colocar de pérola EA segunda de pétala, Acho lindo esses nomes 😍

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma filha com esse nome Pérola. Ela é super carinhosa, um amor. Cada nome é relacionado realmente ao que a criança será.

    ResponderExcluir