segunda-feira, 24 de julho de 2017

Maely - Atendendo a Pedidos


Os pedidos de nossos leitores são sempre bem-vindos e ficamos felizes em ajudar a descobrir um pouco mais sobre o nome desejado. Ficamos mais felizes ainda quando é um nome novo para nós e através da sugestão pedida encontramos um nome que nos agrada, nos cativa. Maely é isso mesmo: um nome cativante, meigo, muito delicado e cheio de frescor.

Maely é uma das variantes de Maelle/Maëlle, a forma feminina francesa e bretã de Mael. Como já nos disse a Pilar Monteiro em seu post, "Mael é um nome bretão que chega através de uma palavra celta que significa príncipe ou chefe". O significado de Maely seria então princesa, chefe. Os significados me fazem imaginar uma princesinha de personalidade forte e com espírito de liderança, um charme! Voltando à Mael, ele é um nome popular na França (na grafia Mäel), e muito se deve à figura de São Mael. Também chamado de Malaquias, São Mael seria sobrinho de São Patrick, o padroeiro da Irlanda. No século V, São Mael teria contribuído grandemente para espalhar a religião cristã na Bretanha (região na França de formação celta), depois de ter sido expulso do País de Gales pelos saxões. Em sua homenagem várias aldeias bretãs levam seu nome.

Maely foi primeiramente focado na Bretanha, nos anos 60, em sua forma original Maelle. O surgimento de Maely é mais recente: entre as décadas de 80/90. As formas femininas de Mael foram introduzidas na França de forma gradual e discreta e viram sua popularidade aumentar nos anos 2000. Maely é um nome de apelo bastante jovial e moderno entre os franceses e a média de idade de suas portadoras é de apenas 7 anos. Além de Maely, outras variantes de Maelle são Maela, Maelys, Maelie, Maellie, entre outras. Um adendo: a grafia Maelys pode ter sido influenciada por Mailys, uma variante de Maylis, nome francês de etimologia distinta.

Já podemos imaginar que em nossos países Maely seja um nome de uso raro, mas até me surpreendi com sua frequência no Brasil: 1.118 brasileiras se chamam Maely, segundo o censo do IBGE. Há ainda a presença de 293 Maelly; 799 Maele; 115 Maelle e 21 Maela. Na região norte há a maior concentração de Maely e sua época de pico foi nos anos 90. Em 2016, no estado de São Paulo, Maely recebeu 3 registros; houve ainda 3 registros para a grafia Maelly. Em 2015 Maely foi registrado 4 vezes (um deles foi no composto Maely Vitória); Maelly  também recebeu 4 registros. No mesmo ano o composto Allana Maely foi registrado 1 vez.

Como previa, Maely não aparece na lista do IRN de Portugal e certamente não é admitido (o mesmo acontece com as outras variantes de Mael), não obtendo nenhum registro em anos recentes e nem em décadas passadas. Apenas houve o registro em 2014 como segundo elemento nos compostos Lívia Maely (1 registro) e Eléa Maely (1 registro). Provavelmente são filhas de pais estrangeiros ou portugueses com dupla nacionalidade.

Devido à sua recente aparição e raridade, ainda não há pessoas públicas que levam o nome Maely, mas se olharmos para os outros derivados de Mael encontramos Maëlle Ricker (snowboarder canadense) e Maëlys Ricordeau (atriz francesa).

Acho que Maely tem tudo para agradar pessoas que gostam de nomes no estilo de Maya e Emily, que estão em alta no Brasil; Maely até parece uma mistura dos dois, só que é mais incomum e exclusivo. Agradará ainda aqueles que gostam de escritas diferentes, que contenham a letra y. Quanto à pronúncia, acredito que seja a mesma de Maelle, como Mabelle, mas se for dito "maelí" também fica bem. Maely é um nome agradável, leve, moderno e com um significado atraente. Gostei muito de conhecer Maely e vocês?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, La Parisienne, Le Figaro, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

36 comentários:

  1. Gosto de Mael para menino e ainda mais com pronúncia francesa. A forma feminina não me cativa. Gosto de Maya, também dito à francesa e gosto muito de Amaya. Podem escrever sobre Amaya?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim, logo que possível faremos o post.
      Gratos pelo interesse :)

      Excluir
    2. Você falando Amaya, lembrei-me de Amália rs. Caso seja de seu interesse, conheci na época de faculdade uma Mayane. Tem atrizes brasileiras que se chamam Mayana (foi através de uma delas que ouvi pela primeira vez o nome Melina, uma personagem, e tempos depois passei a gostar mais do nome e se tornou tão querido, que um dia darei a uma filha. Outro nome parecido é Mayla, já conheci uma Mayla/Maylla (não lembro a grafia certa, mas acho feio esse nome com ll) que era filha da diretora do meu primeiro colégio. Abraço.

      Excluir
  2. Meninas, amei esse texto! Obrigada por mais esse pedido atendido. Maely o nome de uma prima. Como citaram a questão da idade no texto, não sei a idade certa dela porque não tenho muito contato por ser prima em segundo grau da minha mãe, mas já deve passar dos 30, então, para mim, ele só é fresco e jovial por ser muito pouco usado (só conheço ela de Maely). O nome dela me despertava certa curiosidade por ser diferente, mas só de uns tempos para cá quando comecei a pesquisar sobre nomes e sonoridades que mais me agradavam, que eu lembrei de Maely e passei a achá-lo muito lindo e cativante, e como é diferente, sugeri ao Blog. Confesso que se não tivesse uma Maely na família, mesmo sendo um parentesco um pouquinho distante, eu o usaria numa filha, pois reúne quase tudo o que gosto num nome: acho muito delicado e meigo, tem a sonoridade de duas das letras que mais gosto (M e L) e o significado é um encanto! A única ressalva é que não gosto muito de nomes terminados em "y", mas se eu usasse o original Maelle (que tem a grafia mais agradável para mim), seria igualmente lindo, mas perderia a pronúncia do nome que estou mais habituada a ouvir e pronunciar. Mas enfim, amei esse texto, muito delicado. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando bem, neste caso eu abriria mão dessa questão da grafia com "y" e usaria assim mesmo, pois é um dos poucos nomes que não acho que fique feio dessa forma (talvez pelo costume por já saber que a pronúncia do nome que eu colocaria é Maelí e não Maelle, pois o que eu não gosto é a mania da maioria dos brasileiros em substituir o final "e" pelo "y"). Pena que já tenho uma Maely na família (risos).
      Mas para quem tem Melina há anos no topo da lista, isso não é problema, pelo contrário, Melina o único nome que tenho absoluta certeza que um dia darei a uma filha. ♥

      Excluir
    2. Oi Fran. Não sei se vc vai ler isso. Mas sou Maeli. No meu perfil do Facebook está Maely mas no meu registro é Maeli. Amo meu nome. As vezes gosto de pesquisar pra saber mais sobre esse nome.

      Excluir
    3. Nossa, por acaso "revisitei" esses nomes queridos e vi seu comentário. Amei saber! Parabéns, você tem um lindo nome! Acho mais bonita a grafia do seu nome com i. =)

      Excluir
    4. Oi Fran
      Meu nome é Maeli
      Gosto por demais do meu nome,mas queria que ele fosse escrito"Maheli"até então uso el e escrito assim em algumas ocasiões.

      Excluir
  3. Fran achei bonito que tenha a certeza de um nome da sua lista pois a minha lista vai mudando lentamente e curiosamente volto sempre ao mesmo nome: Paula.Até me encanto com outros nomes mas passo-os sempre para segundo nome, depois de Paula :) Paula Malvina, Paula Amaya ou Maya, ou outras combinações.O que acha de Amélia? Tem o m, o l, é semelhante a Maeli e significa abelha—trabalhadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu gosto, porém prefiro Amália, pois parece-me um nome mais jovial e moderno que Amélia, e também tem umas piadas e um conceito aceito pela sociedade (aqui no Brasil) do nome Amélia como sendo mulher submissa que aceita tudo do marido, por causa de uma música antiquíssima da época e que até hoje tem gente que associa Amélia a esse conceito criado lá atrás e pode surgir alguma piada. Pode parecer bobeira (e é mesmo), mas eu procuro pensar muito para evitar qualquer situação que possa ser desagradável, entende? Mas também pesa o fato de Amélia lembrar muito nome antigo, pelo menos aqui no Brasil, pois sei que o que é considerado "antigo" aqui em termos de nome, em Portugal pode ser muito mais usado nos dias de hoje. Para mim, Amália é mais fresco, moderno.

      Excluir
    2. Eu também gosto de outros tipos de nome como Cecília, Ariela (antes eu pensava que se escolhesse esse nome, preferiria a variante Ariele, por achar mais fofa/meiga, mas umas semanas atrás eu tive um sonho com nomes e no sonho eu procurava um nome terminado em "ela" e logo que acordei fiquei pensando qual poderia ser e lembrei de Ariela). Se eu tiver mais meninas, são opções que, com certeza, estarão no topo da lista, ainda mais Ariela por ter significado Bíblico que tanto amo (Leoa de Deus). Percebeu que todos os nomes quando não tem som de "M", tem som de "L"? rs. Gosto de nomes melodiosos.

      Excluir
  4. Sim existem muitos nomes lindos. Também gosto dos que têm m e l, mas entre tanto nome para escolher( internacionais, bíblicos, literais, bíblicos, ...) só um é apropriado para "a criança" em particular. Eu acho que é uma enorme responsabilidade escolher "o nome". Para a minha filha eu tinha uma lista de +- dez nomes e curiosamente todos terminavam em ia :)não sei explicar porquê, eu tinha a certeza que com essa pista eu chegava lá...Logo eu estava bem indecisa e, se fosse só eu a escolher acho que a criança ainda não tinha nome :) Então o pai dela em 10 segundos olhou a minha lista e disse: —Sofia é claro! E resolveu-se ali em pouco tempo algo que me preocupava há muitos meses! Boa sorte na sua escolha Fran!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é verdade. Nós mulheres somos muito indecisas mesmo, mas claro, nesse caso, é uma responsabilidade imensa! Comigo ainda vai demorar, mas como gosto desse assunto de nomes, pesquisar e descobrir coisas novas nesse "mundo dos nomes", eu encaro isso tudo como um grande aprendizado, mesmo ainda não estando no tempo de precisar escolher pra dar aos filhos porque ainda não os tenho, mas o bom é que quando eu tiver meus filhos, já terei escolhido ou pelo menos já terei uma lista bem definida (e espero não mudar muito de opinião, porque também sempre fui muito indecisa com tudo, imagine um assunto tão importante, mas Melina fez derrubar toda essa barreira de indecisão e se tornou minha única certeza). As indecisões virão com os próximos nomes (risos), mas Ariela acho que também virá com força nessa disputa, porque por mais que eu tenha um linha por onde gosto mais de explorar novas possibilidades (essa questão dos sonoridade), eu também não quero nomes de filho muito parecido um com o outro, pois eu acho que essa época de fazer pares com nomes quase iguais ou que rimem já passou faz tempo faz tempo. Quero que sejam diferentes para não ser algo enjoativo de se ouvir a todo momento, mas que, de alguma forma, tenham algo em comum.
      Beijos querida, e muitas felicidades com sua Sofia.

      Excluir
  5. Nunca ouvi esse nome. Achei-o bem melódico e me fez lembrar Melina e Melinda para meninas e Mieli para meninos.
    Parabéns pela escolha da foto está um encanto! e o texto também!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Angélica. Ele faz o estilo dos nomes que mais gosto. Melina é o nome mais querido por mim. Já teve uma pessoa que me indicou Milena porque Melina lembra "menina", mas já tenho uma prima Milena e conheço outra Milena, então já deu... Melina é lindo e pouco usado. Já Melinda é mais internacional e conhecido nesse estilo das "Mel" (sem falar no muitíssimo usado Melissa), porém a sonoridade desse "D" não me encanta nada, acho estranho. E nesse caso de Melissa que citei, mas nunca usaria, eu escolheria Maressa, que é bem mais bonito e pouquíssimo usado (original), só que é forte e foge um pouco dessa questão da sonoridade que gosto, mas apesar disso, gosto bastante dele e começa com M também, o que também é um ponto positivo para mim. Só sei de uma Maressa que é filha de um cantor gospel (e me parece que minha mãe ouviu falar de outra, mas é tãaao raro), e ainda tem vários pontos comigo por ser Bíblico, de origem hebraica. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Até gostei mas prefiro a versão Maelle.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, muito obrigada pelo retorno positivo e pelo carinho! Agradecemos também pelos comentários sempre tão interessantes e interessados de todos vocês :)

    ResponderExcluir
  9. No Brasil, a atriz Naiumi Goldoni deu o nome de Maelle a sua filhinha. Acho que a bebê tem uns 3 meses.

    Talita

    ResponderExcluir
  10. Olá, nossa eu estava procurando na internet por coisas que falassem sobre o meu nome. E achei o seu blog, eu ameeeei muiito saber mais sobre o meu nome e sim, acho ele exclusivo e unico!!!Obrigada por divulgar esse nome tão lindo!!! beijosss

    ResponderExcluir
  11. Toda vida eu procurava meu nome e nunca aparecia, eu ficava tão triste mas agora é muito bom saber que tem meu nome lindo e o seu significado amei saber antes falava que Maely era nome de povoado e eu ficava tipo nossa q merda Kkkkkkk
    Mas realmente adorei o significado dele

    ResponderExcluir
  12. Que nome mais meh... sei lá acho que Mael é melhor, Maely pior derivado!

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Maeli, amo meu nome e tudo que foi dito sobre personalidade, é real. Sou grata a minha mãe por escolher esse nome.

    ResponderExcluir
  14. Sou Maely e foi bem interessante conhecer esse blog. 🥰

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Maeli e na minha cidade tem várias mas com escritas diferentes: maely, mayele, mayelen, maiele, maele e por aí vai kkkk

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Sara Maely, mas todos que me conhecem me chamam de Maely, a não ser quando vou ao médico ou algum lugar formal chamam meu primeiro nome que por sinal significa Princesa também. Mas que legal gente nunca vi um post falar tão bem do meu nome, eu sempre gostei do meu nome, por ser diferente, tanto é que quando eu era adolescente dizia que se no futuro eu tivesse um filha colocaria meu nome ao contrário que ficaria Yleam, todo mundo dizia que esquisito, hoje não conservo mais a ideia. Kkkkk, mas sério agora amo meu nome depois de ler tudo isso.
    Acho que se meu nome não fosse esse depois de ler isso, colocaria o nome de uma filha de Maely. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Maelly(com a pronúncia Maelí),até q gosto do meu nome,porém sempre falam meu nome errado e eu tenho q ficar corrigindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome tbm é maely com a mesma pronuncia do seu e super me identifico com sua dificuldade tbm tenho a mesma...

      Excluir
  18. nossa meu nome e maeli .tbm muitas pessoas falam errado... mas amo meu nome

    ResponderExcluir
  19. a filha da Naiumi Goldoni (atriz), se chama Maelle ❤❤❤ e a outra filha se chama Mavie ��
    Maelle tem 4 anos, e Mavie acabou de fazer 1 ano ������

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Maelly, meu avô que escolheu, E amo o meu nome, a vida inteira fui a única na escola kkkkk😍

    ResponderExcluir
  21. Ameiii saber melhor um pouco antes não existia significado algum sobre o nome, eu me chamo Maeli quem escolheu meu nome foi minha tia lendo a Bíblia achou o meu nome, minha mãe gostou e decidiu me chamar assim, Maeli antes eu achava muito diferente hoje em dia amo meu nome acho lindo e agora sabendo melhor da origem e significado achei perfeito. Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  22. olá eu me chamo maely Sabrina e amei conhecer mais sobre o meu nome

    ResponderExcluir
  23. Amei o blog e conhecer um pouco mais sobre meu nome , o meu é Maele , uma curiosidade que não vi em comentários é que na Bíblia em tradução Mais antigas na parte de decência tem esse nome , Maele filha de Merari irmã de Levi .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha se chama Maelly Beatriz e sim esse nome é bíblico.

      Excluir