terça-feira, 4 de julho de 2017

Ícaro - Atendendo a Pedidos



Em resposta a mais um pedido de nossos leitores, hoje abordaremos Ícaro, o nome do ousado personagem mitológico que voou para os pontos mais altos do céu. O post é de autoria da nossa colega Raquel Pereira.

Ícaro é um nome de origem grega através de Ikαρoς; em latim, Icarus e em etrusco Vikare. Seu significado é incerto, mas algumas fontes acreditam que seja aquele que segue.

Na mitologia grega, Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas, conhecido por suas invenções e pela perfeição de seus trabalhos manuais, simbolizando a engenhosidade humana. Um de seus maiores feitos foi o Labirinto, construído a pedido do rei Minos, de Creta, para aprisionar o Minotauro. Por ter ajudado a filha de Minos a fugir com um amante, Dédalo provocou a ira do rei que, como punição, ordenou que ele e seu filho Ícaro fossem jogados no Labirinto. Dédalo sabia que a sua prisão era intransponível, e que Minos controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. Mas não o ar. Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem.

Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, verificou que voava. Equipou Ícaro e ensinou-o a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo do sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, que o mar pudesse molhá-las. Iniciando o vôo, sentiram-se como deuses. Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção, esquecendo-se das orientações do seu pai. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo Ícaro caiu no mar Egeu. Quando Dédalo percebeu que seu filho não o acompanhava mais, gritou: "Ícaro, Ícaro, onde você está?". Logo depois, viu as penas das asas flutuando no mar. Lamentando suas próprias habilidades, chegou seguro à Sicília, onde enterrou o corpo e chamou o local de Icaria em memória de seu filho.

Nomes inspirados por figuras mitológicas estão em ascensão principalmente nos países anglo-saxónicos, mas não só. Deidades mitológicas são uma fonte rica de nomes ousados que combina a vertente clássica da História com a frescura de um nome não demasiado popular. 

Outros nomes mitológicos masculinos : Apolo, Cian, Eros, Finn, Hermes, Odin

Outros nomes mitológicos femininos: Hera, Atena, Gaia, Rhiannon, Thalia, Vénus, Freya.

Nomes que acredito sejam similares à Ícaro:

Nomes masculinos similares iniciados por I: Iago, Ianis, Idris, Isaac, Iker, Ismael, Ítalo, Inácio, Ian, Índigo, Ivan, Isaías, Ioanis.

Nomes femininos similares iniciados por I: Índia, Iana, Ingrid, Ísis, Isabella, Imogen, Isla, Íris, Ina, Ione.

Nomes masculinos similares: Ulisses, Lázaro, Caio, Rómulo, Érico, Cícero, Aramis, Zéfiro, KlausTeodoro.

Nomes femininos similares : Hortênsia, Calíope, Ariadne, Penélope, Elora, Oriana, DórisSamira.

Apesar de aprovado em Portugal, Ícaro é incomum entre rapazes portugueses: obteve apenas 6 registos em 2016 e 1 em 2015. Segundo a SPIE nunca foi registado no período que vai de 1920 a 1980. Já no Brasil há um grande contraste em relação à Portugal: de acordo com o IBGE existem 31.893 brasileiros de nome Ícaro, sendo que da década 40 até a década de 70 era um nome raro,  seus registos eram modestos e não chegavam a 500; a partir da década de 80 houve uma expressiva subida que atinge seu auge agora, nos anos 2000, alcançando 17.688 registos. É mais usual na região norte/nordeste, com maior destaque no estado da Bahia. Em 2016, no estado de São Paulo, Ícaro foi registado 117 vezes e a versão sem acento, Icaro, obteve 79 registos. Em 2015 Ícaro conseguiu 137 registos e Icaro 88. No mesmo ano foram ainda computados os registos de alguns compostos como Ícaro Gabriel (10),  Ícaro Miguel (6). Ícaro Henrique (4) e Ícaro Guilherme (3).

Referências:

  • Ícaro Silva -  actor, cantor, escritor e apresentador de televisão brasileiro;
  • Sonho de Ícaro - música interpretada pelo cantor Biafra que fez muito sucesso no Brasil nos anos 80. Pode ter sido a responsável por impulsionar o nome no país. Seus belos versos remetem para a figura mitológica: "voar, voar, subir, subir, ir por onde for descer até o céu cair, ou mudar de cor, anjos de gás, asas de ilusão...". Para ouvir completa clique aqui.
Acham Ícaro um bom nome? Acreditam que pode se popularizar mais no Brasil e ser mais lembrado em Portugal?

Raquel Pereira

Fontes Consultadas:

Behind the Name, Appelation Mountain, BabyNames, BabyName Wizard, ARPEN/SP, IBGE, IRN, SPIE, Nameberry, Think Baby Names, Wikipédia, Youtube.

10 comentários:

  1. Tenho vindo a gostar cada vez mais de Ícaro! Acho uma escolha bonita e original que ainda traz o charme dos nomes mitológicos. Apesar de antigo soa leve, não é pesado e cai muito bem em um menino nascido nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. O texto está irretocável, perfeito. Acrescentaria 2 nomes nessa lista de nomes mitológicos: Athina (que merece um texto a parte) e Lanassa.
    Acho Ícaro muito interessante, uma sonoridade marcante, não popular e internacional. Um charme!

    ResponderExcluir
  3. Ja gostei mais deste nome. Acho que sim, tem tudo para se popularizar no Brasil. Em Portugal ja não acho tanto.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por atender ao meu pedido! O texto está perfeito. Espero que o nome não fique muito comum no Brasil :)

    ResponderExcluir
  5. Acho que o nome vai bombar depois da novela Segundo Sol. Já vejo por aí vários Ícaros e Valentim's :) - São dois nomes bonitos!
    É um bom nome, mas eu lembro do Ícaro da série animada da Disney, sobre a juventude do Hércules, que era meio "pancada" rs.
    Acho bonito Ícaro e Inácio! (:

    ResponderExcluir
  6. Um nome que combina com Ícaro,
    Sávio

    ResponderExcluir
  7. O meu nenem se chama Ícaro Valentim. Nome perfeito.

    ResponderExcluir
  8. Acho esse nome lindo!

    E posso fazer um pedido? Gostaria que falassem de Ieda/Yeda. Tive uma professora com esse nome quando criança, acho bonito e gostaria de saber mais sobre.

    ResponderExcluir