quinta-feira, 20 de julho de 2017

Elígio - Atendendo a Pedidos


Elígio, o escolhido, o eleito! Parece até contraditório que um nome com esse significado seja tão pouco usado por novos povos; não é e nunca foi eleito ou escolhido por um grande número de famílias brasileiras e portuguesas. Curiosamente Elói, sua variante francesa, despertou mais atenção em nossos países. Ainda que seu uso seja discreto, talvez por sua sonoridade mais leve e fluida Elói tenha angariado mais fãs que Elígio. Já em países hispânicos e na Itália, Elígio conseguiu mais destaque.

Elígio é a forma portuguesa de Eligius, que vem do latim eligere e significa escolher, eleger, e, em um sentido mais amplo, o escolhido, o eleito. Eligio é a versão espanhola e italiana. É um nome que possui ligações religiosas através da figura de santo Elígio. Santo Elígio, também conhecido como Elói, nasceu na França no ano de 588. Filho de modestos camponeses de origem franco-italiana, recebeu como herança uma esmerada educação cristã e a possibilidade de se formar como ourives, profissão que exerceu com muita habilidade. Seu gênio era calmo e vivia praticamente como monge. Sua vida era humilde e doava o dinheiro que ganhava para os pobres e necessitados. Também ajudou a revitalizar mosteiros e obras de misericórdia. Em 639 ingressou para a vida religiosa e nos anos seguintes era consagrado Bispo de Noyon, na região de Flandres. Morreu em 1 de dezembro de 660, na Holanda, durante missão de evangelização. São Elígio é o padroeiro dos joalheiros, ourives, metalúrgicos e todos aqueles que trabalham com ferro.

A versão feminina é Elígia, mas apesar da semelhança com Lígia, os nomes não têm relação. Suas origens e significados são diferentes.

Como disse acima, Elígio é minimamente usado em nossos países, está praticamente no anonimato! No Brasil existem apenas 296 pessoas chamadas Elígio em todo território, sem dúvida um número muito pequeno. Foi mais usado na década de 60, estando seus portadores mais concentrados no estado do Rio Grande do Sul. Seus registros pararam na década de 90, o que significa que é um nome em desuso. Não se veem mais crianças brasileiras de nome Elígio. Em Portugal o cenário é ainda mais melancólico: de 1920 a 1980 Elígio nunca foi registrado e em anos recentes também não conseguiu um registro sequer. Acho uma pena que seja tão pouco lembrado.

As referências entre lusófonos são escassas, mas entre hispânicos e italianos são inúmeras!

  • Elígio Alves de Almeida - médico e político brasileiro;
  • Eligio Ancona - dramaturgo, historiador, político, jornalista mexicano;
  • Eligio Ayala - ex-presidente do Paraguai;
  • Eligio Cervantes - triatleta olímpico mexicano;
  • Eligio de Rossi - ex-jogador de basquete italiano;
  • Eligio Echagüe - ex-futebolista paraguaio;
  • Eligio Escobar - músico e compositor americano;
  • Eligio Insfrán - ex-futebolista paraguaio;
  • Eligio Peretti - futebolista italiano;
  • Eligio Perucca - físico italiano;
  • Eligio Porcu - militar italiano;
  • Eligio Resta - jurista e filósofo italiano;
  • Eligio Valentino - canoísta olímpico italiano;
  • Eligio Vecchi - futebolista italiano.
Compreendo que Elígio seja um nome com pouco apelo para os tempos atuais, mas confesso que fiquei surpresa com seu desempenho tão fraco no universo luso-brasileiro, acho que é um nome digno, nada o desabona. Tem um significado forte que acho um ponto à favor, para quem leva os significados em consideração na hora da escolha de um nome, o de Elígio é muito interessante. Infelizmente é um nome que vive nas sombras, essa é a impressão que me passa. Vamos jogar luz sobre Elígio!

O que acham de Elígio?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Franciscanos, IBGE, IRN, Nameberry, Santuário Nacional Aparecida, SPIE, Wikipédia.

4 comentários:

  1. —Muito prazer: Elígio! Soa muito bem, com elegância. O significado do nome é imponente, tal como Estêvão: o distinguido. Enquanto pequenino pode ser o Eli. A alternativa Lívio/ Ligia não me encanta..falta algo...

    ResponderExcluir
  2. Gosto do significado mas desconhecia o nome. Achei um nome bonito.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma pena ser tão pouco usado. Gosto muito do significado, por isso quando o vi, achei que seria interessante tê-lo no Blog para saber a opinião de vocês quanto a ele (e alegro-me que tenha sido positiva) e também para que outras pessoas pudessem conhecer. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir