segunda-feira, 19 de junho de 2017

Josefa - Atendendo a Pedidos


Deixa-me profundamente feliz quando os nossos leitores pedem para ser abordados nomes "do fundo do baú". Quer seja por mero interesse ou por ponderarem de forma mais séria o uso dos mesmos, é sempre bom saber que ainda existem pessoas que apreciam este tipo de antropónimos, que para muitos cheiram a bolor e estão cheios de pó. 

Josefa é a forma feminina do nome Joseph (José). Este nome tem origem no hebraico Yosef e significa Ele acrescentará. 

Josefa é utilizado em Portugal, na República Checa e em Espanha. Achei engraçada a informação que nuestros hermanos usam o diminutivo Pepita para carinhosamente tratarem as portadoras deste nome. No nosso país, é comum ouvir as mulheres serem chamadas por ou Zéza

Em Portugal, nos últimos 3 anos, este nome foi registado 5 vezes. No entanto, entre 1920 e 1980, foi tendo alguns registos por ano. Em 1926, Josefa, atingiu o seu apogeu com 98 registos (mais 2 registos do que Mia em 2016!). No site Nós Portugueses encontrei vários registos de Águeda Josefa, Ana Josefa e Antónia Josefa, não sei explicar o porquê de tantos registos dos mesmos compostos, o certo é que contabilizei 27 Águeda Josefa e perdi a conta às Ana Josefa e Antónia Josefa (no entanto fiquei com a percepção que havia maior número de registos da primeira composição do que da segunda). Fiquei também surpreendida com a quantidade de Bernarda Josefa que vi no site

No estado de São Paulo, em 2015, foram registadas 2 bebés Josefa e em 2016 apenas 1 criança recebeu este nome. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência deste nome são 340.783 pessoas, o pico de registos deu-se na década de 50 e o estado em que Josefa é mais utilizado é em Sergipe. 

Não queria terminar a publicação sem mencionar a belíssima Josefa de Óbidos, uma pintora barroca do século XVII. 

Nos dias que correm parece-me impensável que Josefa chegue ao Top 100, não obstante, adoraria que nascessem mais pequenas com este nome. Conhecem alguma Josefa


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.


8 comentários:

  1. Obrigada por escrever sobre Josefa! Adoro-o!. Por ser um nome antigo, pouco ouvido e pelo significado acho-o muito bonito. Também penso que é excelente como segundo nome: tal como Sofia combina com todos os nomes. A minha combinação de nomes preferida: Ana Josefa. Eu pronuncio " iossefa".

    ResponderExcluir
  2. pelas bandas de cá há muitas Josefas, quase todas sendo chamadas de Zefinha. Tenho certeza que diante de milhares de Sofias e Alices não há espaço para Josefas...
    Nunca ouvi ninguém falando Iossefa, achei original,

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito pesado. Josefa é mais um exemplo dos nomes onde a versão masculina se popularizou de tal forma suplantando a versão feminina que foi sendo esquecida e se tornando ultrapassada.

    ResponderExcluir
  5. Acho Josephine muito mais elegante e usável hoje ainda. Não gosto de Josefina (rima com uma perna torta e outra fina). Já Josefa é muito pesado...tem nomes pesados que acho usáveis como Joaquina, Jordana, Geórgia, Augusta (prefiro composto com Maria)...mas Josefa soa um tanto antiquado. Adoro Josephine.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião é um nome com carácter e distinto. Destaca-se das actuais tendências... Gosto muito!

    ResponderExcluir
  7. É nome da minha avó materna. Eu amo minha vó, mas eu paarticularme acho o nome dela feio demais, graças a Deus que caiu em desuso!

    ResponderExcluir