quarta-feira, 17 de maio de 2017

Márcia - Atendendo a Pedidos



Márcia, um nome que marcou uma geração! Em tempos atrás poderíamos vê-lo com facilidade ecoando em lares brasileiros e portugueses entre crianças. E a prova é que certamente cada um de nós conhece ou já conheceu alguma Márcia na vida. Um pouco esquecido na atualidade, teria ainda Márcia forças para voltar a ser um nome da moda?

Márcia é a forma feminina de Marcius, do latim Martius, antigo nome de família romana que deriva de Marte, o mitológico deus da Guerra. O significado de Márcia seria então consagrada à Marte, guerreira. Na variante Martius, era o nome que os antigos guerreiros latinos invocavam Júpiter no começo de um combate. Júpiter era o rei dos deuses romanos e pai de Marte. Significado e história que indicam uma mulher batalhadora, corajosa e determinada.

Curiosidades: Marcela e Martina também foram nomes criados em honra ao deus Marte, o que os relaciona à Márcia. Além disso, todos são nomes intimamente ligados ao signo de Áries/Carneiro, por Marte ser o regente do signo.

Como dito no início do texto, Márcia foi um nome bastante popular em nossos países e o pico de uso aconteceu simultaneamente no Brasil e em Portugal: anos 70. Nesse período no Brasil, Márcia atingiu incríveis 204.014 registros e sua frequência total é de 551.853 brasileiras assim chamadas. Sua grande subida começou nos anos 60 atingindo seu ápice na década seguinte. É um dos nomes mais populares do país, atingindo a sétima posição no ranking dos nomes femininos mais usados de todos os tempos. Em décadas posteriores não manteve a mesma alta e foi decaindo (na década de 2000 seus registros foram 11.872). Suas portadoras são encontradas com mais facilidade nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Portugal, de 1920 até o final dos anos 60 os registros de Márcia eram pequenos, mas a partir dos anos 70 começa uma rápida e expressiva subida que atinge seu ponto máximo em 1978 quando consegue 470 registros. Abre os anos 80 em queda (seus números caem para 156 registros). Posso estar enganada, mas acredito que a novela Irmãos Coragem, exibida na década de 70, possa ter contribuído para o sucesso do nome. Nessa produção, Glória Menezes interpretava uma protagonista com tripla personalidade (a tímida Lara, a sexy Diana e a equilibrada Márcia). Em 2016, no estado de São Paulo, Márcia obteve 9 registros e a grafia sem acento, Marcia, conseguiu 20. No mesmo ano em Portugal, Márcia foi registrado 17 vezes e Marcia 1 vez.  Números tímidos e bem diferentes daqueles vistos em seus dias de glória. 

Nos Estados Unidos seu melhor momento foi entre os anos 40 e final dos anos 50 (pico em 1951 quando atingiu a posição #74). Aos poucos foi perdendo popularidade sendo substituído por Marcy e Marci, seus diminutivos na língua inglesa. 

Referências:
  • Márcia Breia - atriz portuguesa;
  • Márcia Cabrita - atriz e humorista brasileira;
  • Marcia Cross - atriz americana;
  • Márcia de Windsor - atriz brasileira;
  • Márcia Fu - ex-jogadora de vôlei brasileira;
  • Márcia Gabrielle - ex-Miss Brasil;
  • Marcia Gay Harden - atriz americana;
  • Márcia Goldschmidt - apresentadora brasileira;
  • Márcia Leal - atriz portuguesa;
  • Márcia Maria - atriz brasileira;
  • Márcia Peltier - jornalista e apresentadora brasileira;
  • Márcia Tiburi - artista plástica e escritora brasileira;
  • Márcia - avó paterna do imperador Júlio César. Descendia do rei de Roma Anco Márcio;
  • Márcia (Ana Márcia de Carvalho Santos) - cantora portuguesa.
Mesmo não sendo mais tão requisitado hoje em dia, Márcia tem seu valor! Marcou uma época, demonstrou grande força e fez história. A ligação com a mitologia romana é um ponto a seu favor e transmite um brilho especial. É um nome digno que talvez precise de mais um tempo de descanso para perder o ar datado, renovar seu frescor e, quem sabe, encantar novas gerações.

E vocês, como veem o nome Márcia?

Para conhecer mais Nomes do Signo de Áries/Carneiro clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Memória Globo, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

9 comentários:

  1. É Márcio(a) em casa, no trabalho, na rua. Estou rodeada deles!

    Excelente texto, gosto muito de textos onde tem link de outros textos a fim de complementação. Muitas informações por trás de Márcia(o).
    Realmente fiquei surpresa com a sua ligação à mitologia romana, gosto de todas as mitologias, sobretudo à grega.
    Estou igualmente surpresa em saber da ligação entre Márcia, Marcela e Martina.
    Não é um dos meus preferidos, mas é um dos mais frequentes sem dúvida.
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Angélica. Mais pra frente também apresentaremos o post sobre Márcio.

      Excluir
  2. Me chamo Márcia e tenho outras Marcias na minha vida entre amigas,vizinhas etc...Eu me recordo de já ter lido antes sobre o significado vir do nome Marte mas o mais importante é que gosto bastante do meu nome. Amei o post

    ResponderExcluir
  3. Também tenho esse nome no qual acho lindo gosto muito.

    ResponderExcluir
  4. Amo meu nome Márcia, nome suave de pessoas com personalidade e gosto carinhosas

    ResponderExcluir
  5. Também me chamo Márcia

    ResponderExcluir