terça-feira, 4 de abril de 2017

Carmim


Eu adoro nomes com a terminação -im. Transmite-me muita doçura e são poucos os nomes com esta terminação que não me agradam. Pessoalmente, gosto de Carmim, e acho que funciona muito bem em compostos tanto femininos como masculinos. 

No entanto, compreendo que seja preciso um casal muito ousado para registar um filho com este nome, em Portugal, o top 100 praticamente não se altera, as tendências mantêm-se quase sempre iguais e com tantos nomes bonitos para se registar, são sempre os mesmos que são registados. O que realmente é uma pena, um nome tão agradável, simples e poético como Carmim no ano passado teve 0 registos. Em 2015 apenas um menino foi registado Carmim e em 2014 uma menina recebeu o composto Leonor Carmim

No estado de São Paulo e no censo demográfico brasileiro de 2010 não encontrei registos de Carmim

Carmim é uma substância corante vermelho vivo que pode ser considerada uma cor muito próxima ao magenta. 

Encontrei pouca informação sobre este nome, por isso prefiro não vos induzir em erro sobre a origem e história deste nome. 

Se Martim é um nome tão querido pelos portugueses, será que Carmim poderá adquirir mais alguns registos face à popularidade de Martim

Como já referi, julgo que Carmim resulta muito bem como segundo nome, por essa razão, tomei a liberdade de vos apresentar 20 compostos com nomes populares que na minha opinião funcionariam bem tanto em Portugal como no Brasil:

Artur Carmim                                                         Bernardo Carmim
Duarte Carmim                                                       Enzo Carmim
Luís Carmim                                                           Felipe Carmim
Pedro Carmim                                                         Lucas Carmim
Xavier Carmim                                                        Theo Carmim 


Alice Carmim                                                          Gabriela  Carmim
Inês Carmim                                                           Heloísa Carmim
Júlia Carmim                                                           Isis Carmim
Lara Carmim                                                           Maitê Carmim
Olívia Carmim                                                         Valentina Carmim 


Que sugestão fariam para Carmim como segundo elemento de um nome? 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia


7 comentários:

  1. a ideia de nomes unisex é bem estranha para mim. Um menino e uma menina terem o mesmo nome, com tantas diferenças culturais que os separa, é um tanto perturbador. Mas esse nome tem algo mais, além de ser unisex é o nome de uma cor, imagine vc se chamar amarelo, azul ou verde... esquisitíssimo!
    Carmim ainda me lembra Carmem, um nome feminino e datado por aqui. Então... sem chances mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No masculino, Carmim lembra-me Carmelo que, por sua vez, tem um significado lindíssimo "Jardim de Deus". Porém, nem só de significados é "feito" um nome, tem todo um conjunto por trás, sonoridade, grafia e aspectos culturais também. Então, colocando tudo no papel, Carmim não me agradaria por esse conjunto de fatores, apesar de achar bonito e interessante para quem o queira escolher, por ser diferente.

      Excluir
  2. Gosto por ser nome de cor mas ao mesmo tempo essa cor tem algo de perturbador. Pelo que sei, a forma de obtenção do pigmento vermelho carmim era cruel.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Sandro Carmim sou de Manaus. Não vejo como uma cor mas sim como um sobrenome bonito que faz toda a diferença onde ando e todos os meus filhos tem essa sobrenome

    ResponderExcluir
  4. Em 2020 nasceu a minha filha, colocámos Maria Carmim. A maioria das pessoas não reconhece o nome e têm tendência a confundir com Carminho.

    ResponderExcluir