segunda-feira, 17 de abril de 2017

Abigail


Só me comecei a dar bem com Abigail há pouquíssimo tempo; antes não gostava do nome, confesso, e sinceramente não sei porquê! O único aspecto que eu considerava atraente era o facto de ser bíblico (algo que sempre adorei nos nomes). Mas nas últimas semanas tudo mudou e passei a gostar muito de Abigail! Depois de tanto matutar sobre ele e tentar perceber o que me levava a não gostar dele, percebi que de facto não tinha motivos para tal. Hoje acho Abigail tão querido e especial que até tenho vergonha de pensar nos anos em que não lhe dei a devida atenção. Mas, para me redimir, aqui fica um texto inteiramente dedicado a ele!

Como disse em cima, o carácter bíblico é algo que aprecio muito num nome, e foi precisamente o que começou por me cativar em Abigail. Comecemos então por aí!

No Antigo Testamento, Abigail começa por ser casada com Nabal, um rico proprietário de terras e gado em Carmel, cidade da antiga Judeia. Segundo a história, há um desentendimento entre Nabal e o rei David (na altura ainda não era rei) que começa com um insulto ingrato por parte do primeiro, ao qual o segundo, furioso, se prepara para responder por uso da força. Antes que o rei (que ainda não o era) chegue até Nabal, Abigail vai ao seu encontro, e do seu exército, para evitar o conflito. Acompanhada pelos seus servos, implora a David que aceite os presentes que ela lhe leva e que perdoe o seu marido. Quando regressa a casa e conta a Nabal o sucedido, este tem um ataque cardíaco e acaba por morrer dias depois. A sua morte chega aos ouvidos de David, que pede Abigail em casamento, tornando-se ele o seu segundo marido e ela a sua terceira mulher.

A personagem de Abigail é descrita como sendo muito bonita e inteligente e é considerada uma das figuras femininas mais importantes para a história do Judaísmo, sendo até vista por muitos como profeta. E já estamos mesmo a ver qual será a origem de Abigail: hebraico! Vem do nome Avigayil e significa o meu pai é alegria, um significado que eu acho muito bonito e que interpreto como um pai que se faz alegre para a filha mas que ao mesmo tempo é alegre por causa da filha. É como uma corrente que se gera entre pai e filha, em que ambos dão e recebem, uma corrente de alegria mas também de amor e cumplicidade!

Em termos de popularidade, Abigail é super internacional – o facto de ser bíblico deve ter contribuído muito para isso! – e bastante usado em vários países: nos Estados Unidos, em 2015, foi o 7º nome mais usado, e no Canadá o 8º. No mesmo ano ocupou as posições 32ª na Austrália e Nova Zelândia, 34ª na Irlanda do Norte e 35ª no México. Em Inglaterra e Gales ficou fora do Top 50 mas por apenas uma posição!

Já em Portugal e no Brasil a conversa é outra, mas não necessariamente pior! Tanto num país como noutro os registos de Abigail são um pouco tímidos, mas se formos a ver isso é óptimo para quem procura um nome menos usado mas ainda assim conhecido! Vejamos: em Portugal, entre 1920 a 1980 seus registos ficavam entre 2 a 4, já em 2012 nasceram 14 pequenas com este nome, em 2013 11 e em 2014 9 – até aqui o nome baixa um bocadinho mas depois tem uma subida considerável, atingindo os 17 registos em 2015 e os 25 em 2016! No Brasil sua frequência é de 10.303 pessoas e seu período de maior uso foi entre as décadas de 50 e 60. No estado de São Paulo os valores dos últimos anos foram semelhantes aos de Portugal: 25 em 2014, 28 em 2015 e 43 em 2016 – mais uma subida considerável!

Aos meus olhos este é um nome que ganha pontos por tudo quanto é lado: querido, elegante, internacional, moderno mas cheio de história, dá bons diminutivos (acho Abi um amor) e ainda é bíblico!

O que têm a dizer sobre Abigail

Fontes consultadas:

ARPEN/SP, Behind The Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRNNameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipedia.

17 comentários:

  1. Não é um nome que me cativa mas gosto do significado.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome lindo com sonoridade ímpar, me remete a elegância.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma prima com esse nome. O apelido dela é Biga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estragaram o nome. Com tantos diminutivos legais, escolheram logo o mais esquisito (que sequer tinha passado pela minha cabeça de tão estranho). Acho Abi/Abby/Abbie um amor! Adoro o significado, mas o nome em si é tido como nome de velho aqui no Brasil. O pico dos registros nos anos 1650/60 dizem tudo!

      Excluir
  4. Não sei dizer se gosto. O fato de ser um nome bíblico me agrada, apesar de não ser mto fã do rei Davi. Abigail ensina a humildade. Dentre as esposas de Davi tbm gosto do nome Ainõa. Tive a mesma sensação quando li sobre o nome "Bibigul", a primeira reação é de não gostar, depois de muito repetir você se acostuma e acha até simpático. Parece nome de senhora, mas como o vintage está na moda...É um nome que pode ganhar força. Gostei do significado. Talvez, acho que a estranheza seja pela terminação "gail"...mas acho Faigel lindíssimo e com uma terminação inconvencional tbm rs. Enfim, é um nome "exótico" e tem um estilo próprio. Gostaria de ver uma menininha com esse nome (:

    ResponderExcluir
  5. Soube que Abigail é um nome que está super em alta nos EUA. Tem o plus de der internacional. Aqui conheço 2: uma na faixa dos 60... e outra garotinha de uns 7 anos. É um nome que as vezes eu gosto, admiro e as vezes não gosto muito... Atualmente ando de bem com ele. :)
    Observei que o significado de (assim como ocorre em Tatiana) remete-se à figura paterna. :)

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome lindo, Tão cheio de significado. Uma vez ouvi que significava Nascente de Água e meu nome preferido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também seria um belo significado se fosse real, mas não tem nada a ver.

      Excluir
  7. Não é dos meus favoritos, mas acho gracioso sim. Uma pena que no Brasil o nome ainda não pegou, adoraria ver uma criança brasileira com esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Acho Lindoooooo! O nome e o significado.

    ResponderExcluir
  9. Sonhei com este nome, sendo dado a uma das bebês que estavam em meu sonho.
    Um tenho receio de dizer pois não sei se era este mesmo o nome,mas para a criança que lembro é ficou em minha mente, era dado Abigail.

    ResponderExcluir
  10. Minha bebê irá se chamar Abigail. Nasce em Janeiro de 2022🥰

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo esse nome. Um dia se Deus permitir ser mãe de menina colocarei esse nome com toda certeza.

    ResponderExcluir