Mécia é um dos muitíssimos nomes aceites em Portugal, mas praticamente só o ouvimos quando se faz referência a uma rainha “raptada”, a lendas de Portugal, ou ao Império Português. Quantas/os de nós ouvimos no seu círculo de amigos o nome Mécia? E numa familiar? Ou familiar de amigos? A minha resposta é Nunca!
Se calhar por o associarmos a tempos idos, justifica a sua nula ou quase nula utilização, não sendo sequer colocado em cima da mesa para uma possível utilização num novo ser humano. Embora não seja daquelas pessoas que o requisito principal seja o tamanho para ser elegível ou mesmo bonito, admito que neste caso é o seu tamanho e a sua sonoridade que o tornam atraente.
Mécia é um nome medieval português, que poderá ter tido outras formas como Meçia ou Méncia. É um nome de origem galo-romano, proveniente do nome Mincius. Para encontrar o significado foi uma verdadeira luta, pois estas são as únicas referências no Behind the Name: sobre Mincius não encontrei nada, apenas encontrei referências a Mencius. À primeira pensei que fosse uma variação, mas trata-se de uma latinização do nome do filósofo chinês Meng Ke (372 – 289 a.c.).
Continuando a pesquisa... por Méncia ou Meçia não encontrei nada; Encontrei Mência, nome latino cujo significado é merecedora. Encontrei quem defendesse que Mécia é uma variável de Mércia, cujo significado vem do francês e inglês - graça, misericórdia (mercy) e dom divino. Mas não encontrei mais nada que corroborasse isto.
Segundo o IBGE, a sua frequência no Brasil é de 782 pessoas. Quanto aos registos de Mécia em Portugal, pelo quadro abaixo vemos o quanto é raro ou nulo encontrarmos meninas registadas com este nome, sendo que até parece que em 1954 houve a loucura entre as madrinhas que escolheram o nome das meninas (infelizmente - ou felizmente em alguns casos - eram mais as madrinhas que escolhiam os nomes, do que as próprias mães):
Saliento que no SPIE não consegui fazer a pesquisa por Mécia, mas por Mecia.
Meninas chamadas Mécia nascidas em:
2011 – 0;
2012 – 1;
2013 - 1;
2014 – 0;
2015 - 0; São Paulo, Brasil - 0;
2016 - 0; São Paulo, Brasil - 0.
Margarida Madeira.
Utilizariam Mécia?
Fontes consultadas:
Behind the Name, SPIE, IBGE, IRN, ARPEN/SP, significadodonome.com, nomeschiques.com.
No SPIE não se usam acentos, cedilhas etc, se pesquisarmos por Emília por exemplo vai aparecer Emilia :) Quanto a Mécia, gosto muito da sua costela medieval e também da sonoridade! Acho-o um nome muito interessante, na mesma onda de Mercês, por exemplo (mas este não me soa tão medieval como Mécia).
ResponderExcluirUsaria se fosse Mércia. Além de ser mais conhecido e lembrar Márcia (que já é muito usado no Brasil), tem significado cristão, que evangélicos como eu sempre procuram.
ResponderExcluirÀ princípio achei que fosse alguma variante de Mércia, fiquei surpresa ao saber que na verdade é um nome medieval português. Achei a pesquisa muito interessante.
ResponderExcluirMércia, como nome próprio, em português é um derivativo do inglês Mercy e do francês Merci. Que em português é Mercê/Mercês, no sentido de graça divina.
ExcluirMércia é também o nome de um dos sete reinos que compunham a Heptarquia anglo-saxônica medieval.
Como significado do substantivo comum em português temos:
1. negócio, trato oculto; comércio clandestino.
2. namoro às escondidas.
É isso.
Gosto muito, mais um medieval que adoro.
ResponderExcluirObrigado pela info...
ResponderExcluirÉ o meu nome 😁 Mécia Raquel 👌 já agora... Sou de 1982 e conheço 3 outras pessoas com o meu nome
ResponderExcluirÉ o meu nome! É sempre uma verdadeira luta para o escreverem bem e sempre perguntam se sou de outro país ou algo do tipo. Só conheci uma senhora com o meu nome
ResponderExcluirÉ o meu nome, sou de 1991 moro nos Açores na ilha terceira e não conheço ninguém com o meu nome.
ResponderExcluirOlá também sou Mécia... vivo em ponta delgada
ExcluirComo sou genealogista, acho importante notar que achamos muitos assentos de batismo com a grafia "Messia", nos séculos XVII e XVIII. Dois "S", sem acentos, numa grafia de época (sem grandes normas) o que leva os incautos a lerem um nome feminino como "Messias". O que é um erro crasso.
ResponderExcluirMe chamo Mécia, nasci em 1995.O único significado que havia encontrado era de uma excelente pêra de inverno, e pesquisando sobre a pêra de inverno encontrei algumas curiosidades interessantes. Fico feliz por ter encontrado mais essa informação.
ResponderExcluirEu sou Ana Mécia �� nasci em 1980, Portugal...a minha madrinha é mércia
ResponderExcluirSou portuguesa e tenho 3 familiares com o nome Mécia - a minha avó (nasceu em 1929), a minha mãe (nasceu em 1950) e a minha filha (nascent em 2015).
ResponderExcluirAgradeço mt a sua perquisa. Ja que existe mm mt pouco informaçao sobre o nome Mécia.
Minha mãe chamava Mecia, portuguesa, nascida em 1920.Grata pela informação.
ResponderExcluirMércia que nome lindo! prefiro ele a Márcia
ResponderExcluirSou Mécia e nasci no Funchal/Madeira. O meu pai escolheu este nome que era da mulher do nosso rei D. Sancho II - Dona Mécia Lopez de Aro ( espanhola)
ResponderExcluir