segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mael - Atendendo a Pedidos


Hoje o destaque vai para um nome sugerido por uma das nossas leitoras: o exclusivo Mael. Uma sugestão fantástica que muitos ainda desconhecem!

Olhando para as tendências modernas de nomeação, onde cada vez mais se procuram nomes curtinhos e delicados para rapaz, faz todo o sentido incluirmos Mael nas listas de sugestões! Reparem que não anda nada longe de Gael, um quebra-corações do momento, com a vantagem de a inicial M conferir uma sonoridade mais suave e melódica ao nome, além de ser mais intuitiva para os pequenos que começam a articular as primeiras palavras.

Mael é um nome bretão e chega-nos a partir de uma palavra celta cujo significado é chefe ou príncipe (lindos!), de onde também surgiu a versão francesa Maël. Uma figura muito conhecida com este nome é S. Mael, ou S. Maël, um santo do século V que levou a vida como eremita. Com todas as qualidades que possui, Mael podia muito bem estar mais difundido um pouco por todo o mundo. Em vez disso, concentra-se essencialmente em França, onde ocupa a 21ª posição do ranking, e na Suíça, onde apesar de ser menos usado tem lugar garantido no Top 100, na 84ª posição.

No Brasil o cenário muda completamente: em 2016 nasceu apenas um pequeno Mael, e nos dois anos anteriores não nasceu nenhum. Em adultos também não é um nome nada comum, pelo contrário. Para vos dar uma ideia, em 1980 só foram registados 47 meninos com este nome. Em Portugal o nome não é sequer admitido, e olhando para os dados que vão de 1920 a 1980 não vemos nenhum registo de Mael, sendo por isso extremamente difícil cruzarmo-nos com algum português assim chamado. Mas ainda assim nasceram 2 Mael em 2014, certamente descendentes de outra nacionalidade para além da portuguesa, ou de uma outra diferente! ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Mael passou a ser autorizado em Portugal***

Como disse em cima, e casos excepcionais à parte, Mael não é admitido em Portugal, no entanto pode ser usado como... diminutivo! Não é a mesma coisa mas é melhor do que nada, certo? Se é português/esa e gostava de usar Mael, e se gostar de Ismael ou de Manuel, então já tem aqui um óptimo diminutivo para qualquer um destes dois nomes! Pessoalmente acho Mael muito mais bonito e inspirador do que o recorrente Manel!

Acredito que Mael tem tudo para deliciar mais famílias – para além das francesas e suíças! Portanto, se procura um nome giro, moderno e original para o seu rebento, tem aqui a escolha perfeita!


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind The Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE.

4 comentários:

  1. Acho Mael um nome muito bonito e tem mesmo a vibração moderna que faz sucesso hoje em dia em nomes masculinos (nomes curtos, melodiosos e internacionais). Sem dúvidas é bastante parecido con Gael! O significado é mais um ponto à favor(gostei muito da conexão com a foto). Achei muito boas as sugestões de diminutivos, principalmente de Ismael, nunca tinha parado pra pensar nessa ligação.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom que gostou tanto da minha sugestão! Realmente Mael é um nome que ainda não foi "descoberto" aqui no Brasil. O filho mais velho de um ator famoso brasileiro (Thiago Lacerda) chama-se Gael, a do meio Cora e a caçula, Pilar (lembro-me da Pilar do Blog), todos nomes curtos, mas de Mael, que tem um significado muito mais bonito e interessante, ninguém lembra. Também acho parecido com o nome de uma prima(Maely, e também tem a variante Maeli) fica essa dica para quem tiver menina, mas colocaria Mael se fosse menino! Achei esse nome interessante, pois gosto muito de nomes iniciados por M, mas Miguel, Manoel/Manuel e outros semelhantes já perderam o frescor no Brasil: todos os anos Miguel sempre lidera o top 10, assim como Sophia para meninas. Para quem deseja um nome fresco e diferente, Mael é a escolha ideal!

    ResponderExcluir
  3. Coloquei Maelle na minha bebê, futuramente se eu tiver um menino colocarei Mael achei mto lindo e combinaria com o da irmã 😄❤

    ResponderExcluir