domingo, 8 de janeiro de 2017

Ivo


Ivo, um nome pequenino, com um estilo quase minimalista! Chegou, encantou, foi usado e agora abeira-se do passado. Sim, Ivo é um dos nomes que provavelmente ficou (está a ficar) datado. Mais em Portugal do que no Brasil, é um nome de contraste cultural em ambos os nossos países!

Pouco utilizado no início do século XX em Portugal (basta pensar na quantidade de idosos conhecemos com este nome), o nome começou a crescer nos anos 70 e marcou essa geração bem como a seguinte. Ainda hoje em dia o nome figura o Top 100 (79º lugar em 2016), embora continue em queda ano após ano. Em 2014 foi utilizado em 25 diferentes compostos sendo os mais utilizados Ivo Miguel e Ivo Alexandre, havendo também outros compostos interessantes como António Ivo (dos raros casos em que Ivo é usado como segundo nome de um composto e resulta muito bem).

Já no Brasil o nome manteve um perfil muito mais discreto, com pouca utilização, sendo que a década com mais registos a de 50, o que faz com que os Ivos do Brasil tenham uma média de idades de 60 anos. Muito curioso, lembra-me por exemplo o caso de Fernanda que é um nome de senhora em Portugal e um nome juvenil no Brasil. Ainda assim, em São Paulo (2015) foi utilizado 11 vezes. Entre os compostos, o destaque vai para Pedro Ivo e Ivo Augusto!

Na sua origem, Ivo pode ter-nos chegado como diminutivo de Ivan (muito mais utilizado no Brasil) que é nada mais, nada menos que a versão russa de João (um nome hebraico que significa agraciado por Deus). Portanto, compostos como João Ivo são de evitar porque são o mesmo nome, era como ter uma Maria Miriam! No entanto, existe uma outra possibilidade etimológica, uma outra origem para este nome. O Behind the Name avança que Ivo se trata também de um diminutivo comum de nomes de origem germânica começados por iv (que significa teixo, como a árvore). Na verdade, Ivo é um nome muito utilizado em países de língua alemã, de acordo com a mesma fonte.

Se procurar um nome curtinho e sonoro no Brasil, eu diria que Ivo é uma escolha bem diferente e catita, que fica bem numa criança, jovem, adulto e idoso! Facilmente percetível em qualquer parte do mundo, Ivo é também um nome com potencial internacional.


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

10 comentários:

  1. Ivo é o meu curtinho favorito. O composto que mais me encanta com ele é Ivo Caetano.

    ResponderExcluir
  2. Detesto Ivo. E percebo isso das origens mas não acho João Ivo e Maria Miriam comparáveis. Maria e Miriam começam pela mesma letra, têm sons parecidos (ria, riam), enquanto que João e Ivo não têm praticamente nada em comum, são os dois masculinos, acabam e -o e têm a mesma origem, só isso.

    ResponderExcluir
  3. Não me diz nada. Mas até não achei mau João Ivo porque são visualmente diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Me parece que se trata de um nome base para muitos, que diga de passagem tem na minha família. Talvez por isso que pra mim seja tão próximo. confirma que Ivo e Ivete, Ivonete, Ivana, ivani, Ivaldo, Ivanilson tem a mesma origem? rs
    Gosto de Ivo com composto: Conrado Ivo, Aurélio Ivo são interessantes a meu ver...

    ResponderExcluir
  5. Gosto de Ivo. Parece Divo, que acho uma graça para apelido, achei até interessante essa brincadeira :).

    ResponderExcluir
  6. Amo esse nome porque é o nome do meu pai "Ivo” e meu sobrinho se chama " Ivo Pietro". Lindo né!


    ResponderExcluir