quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Darlan - Atendendo a Pedidos


Para os brasileiros Darlan poderá soar como um nome familiar, não exatamente popular, mas relativamente conhecido. Para os portugueses é uma novidade e em vários países também, afinal Darlan é originalmente um sobrenome que apenas no Brasil tem visibilidade como nome próprio. Um sobrenome que funciona perfeitamente como nome, pode ser uma alternativa ao já datado Alan e ao popular Douglas. A boa sonoridade e ar prático e determinado são algumas das qualidades de Darlan.

Nem sempre é fácil descobrir com precisão a origem e o significado de um sobrenome, pois geralmente datam de épocas muito antigas, períodos medievais e com as evoluções da escrita ao longo do séculos, as grafias iniciais sofrem modificações. O site House of Names, especializado em sobrenomes, informa que Darlan tem antiga origem anglo-saxônica e deriva de deorling, uma forma arcaica na língua inglesa de darling, que significa querido, amado. O sobrenome teria sido inicialmente dado à uma pessoa muito amada por seus amigos e familiares e com o passar do tempo foi transmitido aos seus descendentes. Uma origem que transmite amor e afeto ao nome Darlan e até um certo romantismo. Entre as variantes ortográficas de Darlan podemos incluir Darling, Derling, Darlin, Durling, Darline, Derline, Derlin entre outras mais. Registros do sobrenome foram encontrados pela primeira vez em Devon, Inglaterra, por volta dos anos de 1100-1130.

Por outro lado, o autor Nelson Oliver em seu livro Dicionário de Nomes, defende a hipótese que Darlan venha do francês através de d'Arlanc, em referência à cidade de Arlanc, localizada no norte da França. D'Arlanc seria o mesmo que de Arlanc, indicando alguém que viviva no local, ou seja, vindo de Arlanc. Ele também levanta a ideia que Darlan possa ser um patronímico (nome do pai de família) originário de d'Arlan, significando filho de Arlan. O significado de Arlan é incerto; de acordo com o site Nameberry Arlan seria uma variante de Arlen que tem como significado aquele que veio  de Harland, nome locacional dado à pessoas que viviam em terras com grandes lotes de coelhos. Já para Nelson Oliver, Arlan veio do germânico Hariland e teria como significado terra de guerreiros.

Muitos nomes usados na atualidade como nomes próprios, também eram inicialmente sobrenomes, um exemplo é o já citado Douglas. Como Darlan não foi um sobrenome de grande divulgação pelo mundo, seu uso como nome próprio é limitado. Por algum motivo foi no Brasil que ele ganhou maior notoriedade e foi acolhido como nome masculino. Os dados do IBGE nos informam que seu uso tem uma certa expressão: existem 25.422 brasileiros chamados Darlan. Seus registros tiveram maior destaque nos anos 90, quando 9.123 meninos receberam o nome Darlan. A partir da década de 2000 houve uma baixa que se reflete nos registros de 2015 no estado de São Paulo: apenas 4 registros (um deles foi no composto Darlan Caetano). Houve também os registros de 1 Gabriel Darlan e 1 Jeferson Darlan. Em Portugal não há notícias de registros em 2015 e nem em 2014, é um nome incomum no país.

Referências:

Como sobrenome:
  • Eva Darlan - atriz francesa;
  • Georges Darlan (1920-1965) - político africano;
  • François Darlan ( 1881-1942) - almirante francês que ocupou o cargo de primeiro-ministro da França entre 1941 a 1942.
Como nome próprio:
  • Darlan Alves - intérprete de sambas-enredos brasileiro;
  • Darlan Cunha - ator brasileiro;
  • Darlan Romani - atleta olímpico brasileiro especializado em arremesso de peso;
  • Darlan Rosa - artista plástico brasileiro;
  • Darlan Schneider - preparador físico de futebol brasileiro.

Darlan tem carisma e simpatia, o final em -an é visto em nomes populares no Brasil atualmente (como Luan, Cauã/an, entre outros), o que deixa Darlan com um ar contemporâneo. Quem sabe ele não acabe agradando também os portugueses? Acho que pode ser uma boa aposta para os dias de hoje!

Acham que Darlan pode ganhar novos adeptos?


Fontes consultadas:
ARPEN, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Enciclopédia Itaú Cultural, House of Names, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Achei o homem da foto muito charmoso mas do nome não gostei.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da publicação e da pesquisa que foi feita. Acho Darlan até charmoso (será por me lembrar galã?) e achei a foto fantástica para o nome. Ao longo do texto estava sempre a lembrar-me de D'Artagnan e essa referência estava a iluminar-me a leitura! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá me chamo Darlan e achei deveras interessante suas observações a cerca do texto. Abraço!!!

      Excluir
  3. Perfeito nome,
    Até porque é o meu,
    Amo esse nome e o que ele
    Significa na minha vida,
    Quem o escolheu procurou saber o significado e oq desejava para essa pessoa eu acho, estou orgulhoso doq estou me tornando, e acho q tem tudo a ver com meu nome,❤️

    ResponderExcluir
  4. É o nome do meu único filho, Darlan foi eu q escolhi.E combina perfeitamente com ele.uma pessoa inclivel ten carisma é amado por todos em sua Volta.

    ResponderExcluir
  5. Não sei pq,mas acho esse nome lindo,charmoso,maravilhoso,simplesmente perfeito😍

    ResponderExcluir
  6. Sou vindo D'Arlanc, um verdadeiro guerreiro, gosto de meu nome, bom texto.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do meu nome. Acho um nome suave, gostoso de se pronunciar mas meio estranho, talves porque não sou acostumado a falar. Gosto do signigicado tbm. Bem legal.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço ao meu pai que me concedeu esse nome maravilhoso Darlan, um abraço pelo lindo texto!

    ResponderExcluir
  9. Amo, meu nome e o significado que tem na minha vida. Darlan. Soa mais suave ao ouvir do que falar por ser um nome raro o que faz parecer ser único e dificilmente encontro charás.

    ResponderExcluir