terça-feira, 4 de outubro de 2016

Joshua


Se há nome masculino que eu considero mesmo perfeitinho é mesmo Yehoshu'a (em hebraico). A sonoridade é tão leve, tão fluida e tão bonita que apetece sussurrá-lo ao vento e fazê-lo ressoar eternamente por esse mundo fora. Não sei explicar este meu fascínio, mas é realmente profundo e faz com que Joshua seja a minha versão ocidental favorita deste nome, por ser a que mais preserva a pronúncia original (ainda que seja diferente).

Em português o nome corresponde a Josué e a Jesus também, este último por via da tradução grega do diminutivo aramaico do nome (Yeshu'a), conforme explicado no Behind the Name. Por outras palavras, isto torna claro que Joshua se trata de um nome bíblico, também associado à personagem do Antigo Testamento que teria sido enviado por Moisés para Canaã como espião e eventualmente terá ocupado o cargo de Moisés como líder dos israelitas quando este faleceu. O nome significa Deus é salvação.

Em Portugal só em meados de 2016 é que o nome passou a ser autorizado, o que significa que todos os Joshuas que nasceram antes dessa data ou eram filhos de pais estrangeiros ou de pais com dupla nacionalidade. Sabe-se que em 2013 nasceram 12, em 2014 nasceram 16 e em 2015 nasceram 15. A partir de 2016 ainda mais poderão ser nascidos no seio de famílias portuguesas, esperemos para ver o que o futuro reserva para este nome em Portugal!

No Brasil, onde não existem quaisquer restrições ao seu uso, o nome aparenta ser bastante tímido – apenas 1000 pessoas nascidas entre 1930 e 2000. Contudo, o nome apesar de raro continua a ser utilizado por várias famílias como nos demonstram os registos da ARPEN do Estado de São Paulo relativos ao ano de 2015: foram registados 43 meninos com este nome e alguns compostos como Allan Joshua, Joshua Vittorio ou Samuel Joshua.

À primeira vista, o nome parece ter grande capacidade de adaptação ao português e não vejo objeções ao seu uso. Tem o diminutivo Josh à disposição, que eu acho maravilhoso – lembra-me sempre o ator Josh Hartnett, por exemplo. Para além disso, Joshua é um verdadeiro clássico nos países anglófonos, impossível não o considerar um nome internacional!

Qual é o vosso parecer?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e NameBerry.

9 comentários:

  1. Adoro Joshua! Acho a sonoridade muito agradável e bonita. Acho que a pronúncia dá um toque moderno ao nome, coisa que não acontece com Josué.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Joshua, gostaria que escrevessem sobre o nome Gênesis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Já estivemos a trabalhar no seu pedido, será em breve publicado!

      Pela Equipa do Blog dos Nomes
      Joana Recharte

      Excluir
  3. Concordo plenamente com o primeiro parágrafo do texto! É assim que sinto esse nome também.
    Desde que a adolescência gosto muito desse nome, mas acho muito estrangeiro para o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito. Fez-me lembrar de dar uma sugestão: Poderia fazer um post reunindo as variantes inglesas de nomes bíblicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderíamos sim, aliás ótima sugestão! Assim que possível irá ao ar. Agradecemos o interesse.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  5. Meu nome é Joshua e várias pessoas dizem:seu nome é bonito,depois disso eu me orgulho de ter um nome desses,o nome dos meus irmãos também são diferentes,Swan e Luna.

    ResponderExcluir