sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Leopoldo


Um nome sublime, aristocrático, imperial. Um nome que impõe respeito. Junta a doçura do familiar Leo com uma terminação única na língua portuguesa. Um nome distinto.

No entanto, e apesar de toda esta sua força, Leopoldo tem estado esquecido dos portugueses e brasileiros, que apesar de apreciarem o Leo, parecem ignorar o nome por inteiro. Se atentarmos ao facto de que os grandes nomes da moda, excetuando os clássicos, são nomes pequeninos, leves e de fácil internacionalização, conseguimos perceber onde Leopoldo perde pontos. É um nome antigo e a terminação dá-lhe um ar imponente mas que talvez possa ser interpretado como sisudo. Dependerá da perspetiva de cada um.

Estima-se que existam cerca de 7000 pessoas no Brasil com este nome, tendo sido mais utilizado na década 50 do século passado. No Brasil, Leopoldo é também um apelido/sobrenome pelo que nos registos da ARPEN, referentes a São Paulo em 2015, é difícil distinguir as crianças que foram registadas com Leopoldo como nome próprio daquelas que foram registadas com o apelido. Sabe-se ao certo que nasceram dois pequenos Leopoldos, mas quanto aos compostos é mais difícil dizer. No entanto, deixo aqui alguns que constavam na lista e podem funcionar muito bem, por terem um primeiro nome pequeno ou internacional/popular: Daniel Leopoldo, Davi Leopoldo, Pedro Leopoldo ou Rafael Leopoldo.

Em Portugal, Leopoldo foi igualmente pouco utilizado, nunca tendo ultrapassado os 20 registos anuais durante o século XX. Recentemente o cenário mantém-se: em 2013 foi registado um Duarte Leopoldo e em 2014 apenas um menino com este nome e sem composto. Leopoldo parece estar muito distante do interesse de portugueses e brasileiros. Mas não só.

Na verdade, o desinteresse parece geral por toda a Europa. Mesmo nos países onde Leopoldo era um nome de grande tradição aristocrática e real (sobretudo na Bélgica, foi o nome de três reis). Talvez por esta associação, vejo Leopoldo e Frederico como nomes semelhantes, ambos imponentes, ambos fortes, ambos aristocráticos. No entanto, claramente díspares no que concerne a popularidade e aceitação.

Que acham de Leopoldo?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia (Leopoldo I, II e III).

7 comentários:

  1. Acho que a terminação "oldo" lhe dá um ar muito pesado e ultrapassado, assim como acontece com nomes com finais parecidos(Lindolfo, Adolfo, etc). Leopoldo perdeu espaço para Leonardo, que tem a mesmo Leo inicial, tb é longo, mas tem uma terminação mais simpática e atual.

    ResponderExcluir
  2. Amo o nome Leopoldo. Era o nome do meu cachorro. Leopoldo José.

    ResponderExcluir
  3. "Pedro Leopoldo" é um município do Estado de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Rodolfo para os dias atuais.
    Conheci um Leopoldo na escola. Ele era bem diferente. É o nome do vilão da novela "Escrava Isaura". Acho um nome pesado. Acho que hoje os pais buscam nomes mais sonoros e leves. Bom, Leopoldo não perde o ar aristocrático, mas é um nome que cai bem em uma outra época...

    ResponderExcluir