sábado, 24 de setembro de 2016

Jó/Job


Profundamente bíblico. Para quem foi criado com alguma proximidade à religião católica, é provável que já tenham ouvido este nome e é também provável que o associe à paciência. Ter “paciência de Job é uma expressão que ganhou cunho popular mas tem raiz na história bíblica onde /Job foi um homem muito testado por Deus.

Se bem me lembro dos meus tempos de infância, acredito que na Bíblia o nome vem grafado com b no fim, numa versão que acredito que tem o seu ar arcaico (como Jacob), mas a verdade é que em Portugal ambas as grafias – e Job – são admitidas, sendo que se as lê da mesma forma. No entanto, o b no final pode confundir muita gente, e por causa deste mesmo b, pode ser um nome de difícil adaptação em países anglófonos, onde Job significa também trabalho/emprego.

É um nome hebraico ('Iyyov) que significa perseguido. E, sejamos francos, o significado não é o melhor, e não ajuda /Job a somar pontos. O nome é raríssimo entre nós, diria até que poderia ir parar à categoria dos nomes quase extintos – seguramente esquecidos – pelas nossas populações. Em Portugal, no século XX nasceram apenas 17. Nos últimos anos foi apenas um em 2014 e registado o composto Francisco Job no mesmo ano.

No Brasil parecem existir muitos mais homens com este nome, ainda assim, para a dimensão do país, /Job continua a ser um nome raro. Estima-se que existam cerca de 5000 pessoas com este nome, tendo a grafia Job sido mais utilizada na década de 50 e nas décadas de 70 e 80! Em São Paulo (2015), foram registados 2 meninos com a grafia Job e os compostos Arthur Job, Heitor Job, Kevin Job, Job Thiago, Lucas Job e Rafael Job.

Pessoalmente acho /Job um nome bem engraçado. É curto e amoroso (conforme ditam as novas tendências de nomeação). Está à espera de boas oportunidades para ser usado! Que acham?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry e SPIE.

6 comentários:

  1. Prefiro Jó a Job, mas mesmo assim não gosto.

    ResponderExcluir
  2. É um nome que sempre me chamou a atenção. Eu gosto. Prefiro Jó.

    ResponderExcluir
  3. Acho que se parece muito com diminutivo, mas pode ficar bem em compostos. Desconhecia a existência da grafia Job, só conhecia Jó.

    ResponderExcluir
  4. Chamo-me Job e é um nome muito especial. Obrigado pai por me ter dado este nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome e job tbm acho único
      os mais próximos me chamam de Jobim

      Excluir