quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Alexandrina


Parente muito próximo de um clássico moderno, Alexandrina foi, em tempos, um nome bem mais próximo dos corações dos portugueses, que o cantaram noite após noite embalando as suas bebés. Sim, idos são os tempos

Quando preparámos a publicação sobre Nomes Femininos Aristocráticos do Século XIX estávamos à espera de encontrar vários nomes que se associam a essa era, mas Alexandrina foi uma bela surpresa. O número de registos encontrados não foi suficiente para colocá-lo no top 30 que divulgámos, mas várias eram as senhoras com este nome no passado e curiosamente era um nome muito requisitado para compostos. E daí, talvez não seja assim tão surpreendente: é um nome com uma cadência bonita, é melodioso e elegantemente comprido. Se isto talvez dificulta a sua posição num primeiro lugar do composto, mas seguramente reserva o seu lugar como segundo nome! No documento que disponibilizamos no nosso grupo de discussão no Facebook (Sociedade dos Nomes) é possível encontrar compostos como Luísa Alexandrina (acho bem bonito e elegante), Matilde Alexandrina ou até mesmo Alexandrina Isabel e Alexandrina Júlia, apenas para citar aqueles que têm potencial moderno.

Depois desse período, Alexandrina foi sendo registado em Portugal de forma bastante estável ao longo dos anos, começando a decrescer substancialmente no final da década de 70, altura em que Alexandra brilhava já em todo o seu esplendor. A partir da década de 70 Alexandrina tem vindo a desaparecer, atingindo os incríveis valores de 3 registos em 2013, 2 registos em 2014 (Eva Alexandrina e Matilde Alexandrina) e zero registos em 2015.

Por sua vez, o Brasil nunca demonstrou grande interesse no nome, que a partir da década de 30 desceu a pique no número de registos anuais! Com efeito, na totalidade do Brasil estima-se que existam apenas 9000 pessoas com este nome. Ainda assim, em 2015, no Estado de São Paulo foi possível encontrar 7 compostos com este nome, dos quais destaco Beatriz Alexandrina, Heloísa Alexandrina e Laura Alexandrina.

Como devem ter percebido instintivamente, trata-se de uma variação elaborada de Alexandra, um nome de origem grega que significa defensora da Humanidade. Um significado bem nobre! Hoje em dia afastado da luz da ribalta, Alexandrina continua a ser um nome com elegância e associado à aristocracia. Quer à aristocracia portuguesa como europeia, não fosse também o primeiro nome da mítica Rainha Vitória de Inglaterra (Alexandrina Vitória).


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes, SPIE

4 comentários:

  1. Prefiro Alexandra! Acho Alexandrina muito antigo e não é bem favorecido internacionalmente.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia Alexandrina e de imediato me fez lembrar de Alexandrita, a pedra preciosa. Entre Alexandrina e Alexandra também prefiro Alexandra, mas elaborações são sempre uma interessante opção pra quem gosta de determinado nome, mas quer uma variação que não seja muito distante do original(outro expl é Olívia e Olivina). Acho que Alexandrina pode ficar bem como segundo nome em compostos, como primeiro nome acho um pouco pesado para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro alexandrinaa bem elegante e atraente

    ResponderExcluir