quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Virgílio


Nome de poeta clássico! Falo, naturalmente, de Publius Vergilius Maro, o poeta romano que, a pedido do Imperador Augusto, redigiu uma epopeia equiparável às obras homéricas, onde se celebra a vida e destino de Eneias e se eleva o Império Romano em todo o seu esplendor. Por tudo isto, acredito que Virgílio encerra em si o legado da Eneida, todos os mistérios e (des)venturas de um conto tão mitológico quanto histórico, o que se torna o grande ponto forte do nome, que classifico como cheio de História e amplamente cultural.

É um nome que já não se usa, que parece ter ficado no passado, sentado confortavelmente no silêncio do esquecimento. Nas ruas poucos serão os Virgílios que caminham e nas escolas poucos - ou nenhum mesmo - existirão. Sabe-se que no Brasil este nome pertence atualmente a cerca de 9000 pessoas e que o pico do seu uso se deu na década de 50, o que faz com que a maioria dos Virgílios tenha cerca de 65 anos neste momento. Isto faz também com que Virgílio seja associado a uma geração específica, parecendo um nome fora de moda. O mesmo parece acontecer em Portugal, onde, entre 1930 e 1970, nasciam, em média, mais de 100 meninos com este nome! Sim, comparativamente falando, Virgílio era um nome comum em Portugal no passado, o que torna a enfatizar a ideia de que é um nome do passado, com poucas probabilidades de se renovar em breve. Será que os registos atuais confirmam esta teoria?

Os dados de São Paulo, 2015, dizem-nos que foram registados dois meninos com este nome e os compostos Carlos Virgílio e Emmanuel Virgílio. Em Portugal, em 2013 foi registado um pequeno Virgílio Luís e em 2014 foram registados os compostos António Virgílio e Rafael Virgílio. Em 2015 não houve nenhum registo conhecido. Estes dados parecem confirmar a ideia de que Virgílio continua a afastado das escolhas das famílias atuais, e, que quando usado, é preferencialmente lançado para segundo lugar num composto.

Como já foi referido, Virgílio era o nome do conhecidíssimo poeta romano. Ficou por dizer que Virgílio era também um nome de origem romana, inicialmente um apelido/sobrenome, um nome de família que depois veio a se tornar um nome próprio. O seu significado é desconhecido. Como outras referências temos o ilustre escritor português Vergílio Ferreira (na grafia antiga) e o ator português Virgílio Castelo.

Que acham deste nome?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

2 comentários: