quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Anusca


O nome Anusca é de origem hebraica e é uma variante do nome feminino russo Anushka, que é uma forma do nome AnnaAnushka é maioritariamente usado na Rússia e em alguns países nórdicos, mas é também popular na Índia onde é usado maioritariamente por pessoas da religião hindu.

Em Portugal a versão aceite é Anusca, que é pronunciada exatamente da mesma forma. A meu ver penso que Anusca se adequa aos países lusófonos pois é de fácil pronunciação, mas talvez ao se depararem com uma menina Anusca talvez pensem automaticamente que será estrangeira ou filha de pais estrangeiros pois é raríssimo. No ano passado, tanto em Portugal como no estado de São Paulo, no Brasil, não houve registos deste nome, e a sua frequência no Brasil é de apenas 118 pessoas.

Anusca, apesar de raro, não é de todo desconhecido. Tem a mesma terminação que outros nomes populares russos como Verushka por exemplo, por isso não soará demasiado estranho aos ouvidos de muitas pessoas.

O nome Anusca tem como significado graça e as suas variantes ao redor do mundo são imensas como: Anoushka, Annushka, Yanushka, Anoshaka, e muitas, muitas mais.

A primeira vez que ouvi o nome Anusca foi quando conheci a famosa atriz indiana, Anushka Sharma e achei um nome muito interessante, com personalidade e muito sonante. Mas existem mais personalidades com este nome como a meia-irmã da cantora Norah Jones, Anoushka Shankar que é uma compositora que toca divinamente o instrumento musical indiano cítara.

Talvez por ser um nome muito usado na Índia e pela associação a algumas atrizes de lá, eu vejo Anusca como um nome exótico e quente. Mas por outro lado o facto de ser um nome russo e muito provavelmente deve ter "viajado" da Rússia para a Índia, Anusca tem na mesma o ar exótico que a Rússia também transmite, mas adquire igualmente um ar altivo e marcante, que são características que associo à Rússia.

Vocês como vêem o nome Anusca? O que vos transmite?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, IBGE, ARPEN/SP, Público, Significado dos Nomes, The Name Meaning.

16 comentários:

  1. Gosto de Anusca,acho forte e misterioso, tem personalidade. Só acho que a grafia Anuska o favorece mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Anuska, moro em Nova Venécia , Espírito Santo, mais preferiria meu nome escrito com a letra C no lugar do K .

      Excluir
  2. Não gosto da sonoridade, acho feia, bruta.

    ResponderExcluir
  3. Anusca também me transmite a ideia de ser um nome usado maioritariamente por estrangeiros. Acho Ana muito elegante e comparando os dois, acho que Anusca (para mim) sai a perder. Mas consigo-o imaginar como diminutivo de uma Ana, embora talvez não seja o mais intuitivo.

    ResponderExcluir
  4. É o nome da minha filha Elsa Annushka, eu amo este nome!

    ResponderExcluir
  5. Minha mae mim colocou esse nome por causa que trabalhou com pessoas que a filha si chamava anuska ela achou bonito ...assim foi deveria mim chamar debora ela mesma ja falou que iria coloca esse nome em mim.. mas ela desistiu e ficou anuska daliana dois nomes super estranhos no brasil... mas aceito e amo meu nome ANUSKA DALIANA... e hoje meu grande amor por incrível que pareça si chama debora.😉 talvez ta ae de ela nao colocar esse nome em mim.

    ResponderExcluir
  6. Olá, me chamo Ritson, e meu último sobrenome é Anusca. Nunca soube nada a respeito, se alguém puder me ajudar eu agradeço muitíssimo, quero descobrir minhas raízes...

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Anusca e hoje gosto muito, valeu pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. Associo à cultura eslava. Gosto da sonoridade e gostei desta entrada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Anuska e adoro meu nome. Tem uma bela história por trás de tudo, e se já gostava dele, agora então, amo.

    ResponderExcluir
  10. Tb me chamo Anusca, sou muito ligada a todo tipo de artes, e tenho atitudes bruscas e fortes como meu nome

    ResponderExcluir
  11. Eu me chamo Ana mas gosto muito de Anusca e as vezes uso esse nome como apelido em sites.No entanto me disseram que o significado era "Ana querida". Gosto demais desse nome, se eu tivesse uma filha daria esse nome.

    ResponderExcluir
  12. É muito engraçado o fato de ter várias variáveis do mesmo nome

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Anuzka e eu nasci em 1999. Durante toda vida não sofri nada relacionado ao meu nome, já falaram na minha cara que é um nome feio, mas eu sou tão diferente em todo meu ser e pensamentos que eu acho que foi perfeito para mim. Odeio o comum e o popular não me convence, sei que esse nome me descreve em tudo... @AnuzkaRoussel meu Instagr4m

    ResponderExcluir