sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Alírio


Quando se fala em nomes literais para meninos não é invulgar que Lírio (flor) seja sugerido por uma ou outra pessoa. Este é um nome que vai ganhando alguns fãs, ainda que este apreço não se verifique em números de registos anuais. Quando dava uma vista de olhos pela lista do IRN eis que este nome a que hoje damos destaque – Alírio - me chama a atenção, muito por ser semelhante, lá está, a Lírio.

A primeira impressão que me passou foi a de ser um nome antigo, talvez no estilo de outros nomes agora esquecidos como Abílio, Amílcar ou até mesmo Aníbal. Naturalmente, também me lembrou a flor e logo me pareceu um nome agradável mas sobre o qual eu não sabia rigorosamente nada.

As pesquisas foram revelando que Alírio era um nome muito nosso, muito português. Talvez derivasse de uma adaptação porto-galega de Allyre ou de Hilário. A origem de Alírio, no fundo, é desconhecida e não é possível apontar-lhe um significado concreto. Se for uma variante de Allyre, um nome de origem germânica, tem significado desconhecido. Se, por outro lado, Alírio se tratar de uma variação de Hilário, sabemos que tem origem no latim e que significa alegre. Um significado bem feliz e uma adaptação que transmite um ar bem mais leve que Hilário, diria eu. Podemos também afirmar que se trata de um embelezamento de Lírio, mesmo, como a flor. O que também justifica porque em algumas regiões de Espanha Alírio chegue mesmo a ser utilizado como nome feminino - em Portugal só é permitido o seu uso no masculino.

Os dados da SPIE dizem-nos que este foi um nome raro por todo o século XX, nunca tendo ultrapassado os 10 registos anuais, e recentemente não tem sido utilizado também. No Brasil o cenário é muito idêntico, é um nome raro ainda que exista um total de cerca de 5000 pessoas com este nome. Foi mais utilizado na década de 50 do século passado mas ainda assim foi um uso muito pouco pronunciado. Em 2015, no Estado de São Paulo foi registado um Igor Alírio.

No fundo, Alírio é um perfeito desconhecido dos portugueses e brasileiros, mas como se trata de um nome com uma sonoridade tão meiga e agradável parecer-me interessante dar-lhe destaque aqui no Blog. Quem sabe, possa fazer bater mais forte o coração de algum dos nossos leitores.

Que acham de Alírio?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE

5 comentários:

  1. Achei curiosa a possibilidade de que Alírio seja uma variação de Hilário, nunca imaginaria! Achava que fosse unicamente uma derivação de Lírio, fiquei surpresa com as outras possibilidades de origem. Acho interessante por esse motivo, mas não é um nome que me cative em especial.

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto muito, mas, rsrsrsrssr.

    ResponderExcluir
  3. É o nome do meu avô, eu acho lindo, diferente, simples S2

    ResponderExcluir