terça-feira, 12 de julho de 2016

Franca


Franca. Certamente é um nome pouco familiar, e, por isso, ao primeiro olhar pode-nos parecer demasiado estranho para o adotarmos nas nossas crianças. Mas, na verdade, Franca é nada mais, nada menos, que a contração de um nome muito conhecido e utilizado em ambos os nossos países: Francisca!

Muito menos utilizado que o seu original, Franca traz um certo frescor ao nome, um frescor repleto de brisas italianas. Tem um ar suave mas notório. É dono de uma elegância subtil, um requinte discreto. E é isso que me faz apreciá-lo tanto. É um nome diferente, com carisma, com “personalidade”. Talvez por aproximação sonora, lembra-me também quase de imediato a figura de Anne Frank e assim se faz rodear de uma enorme compaixão e ternura. E, já agora, Ana Franca seria um composto muito equilibrado, combinando a suavidade de Ana com a força de Franca, não fosse realmente a figura da menina judia que ainda se encontra muito presente na nossa memória. No entanto, não vejo este argumento como um grande impedimento ao uso do composto uma vez que esta menina era e é um símbolo da luta contra a desumanização.

Se quisermos, podemos considerar Franca um nome literal. Aquela que é franca, aquela que é honesta, aquela que é verdadeira. Por outro lado, podemos também considerar como sinónimo de francesa e, aí, estaríamos mais aproximados ao significado original. E precisamente por esta sua faceta literal acho que faria pares interessantes com outros nomes literais ou que partilhassem o som o “r”, tais como:

Franca & Âmbar
Franca & Luzia
Franca & Baltasar
Franca & Raul
Franca & Áurea
Franca & Pilar
Franca & Cairo
Franca & Romeu
Franca & Coral
Franca & Rosa
Franca & César
Franca & Silvestre
Franca & Honora
Franca & Safira
Franca & Heitor
Franca & Xavier
Franca & Irene
Franca & Serena
Franca & Máximo
Franca & Zarco

A tradição do uso de Franca em Portugal e no Brasil é muito pouca, sendo que em Portugal entre 1920 e 1980 nasceram apenas 4 senhoras com este nome e nos últimos três anos não houve qualquer registo de Franca no país, nem sozinho nem em compostos. Por sua vez, os censos de 2010 do Brasil dão-nos conta da existência de quase 2000 pessoas chamadas Franca em todo o país, definindo as décadas de 60 e 70 como a época de maior uso. Nos anos recentes, os registos também têm sido muito raros. Provavelmente, o nome manter-se-á discreto nos próximos tempos e o número de registos anuais, quer num país, quer noutro, manter-se-ão baixos. Infelizmente, não há muita gente a reconhecer os encantos de Franca, mas esperemos que o futuro seja mais risonho.

Como referências, destacam-se quatro mulheres italianas: as atrizes Franca Valeri, Franca Marzi e Franca Rame, e a editora-chefe da revista Vogue Italia, Franca Sozzani.

Qual é a vossa opinião sobre Franca?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind The Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

5 comentários:

  1. Não sabia que Franca era uma contração de Francisca, sempre o associei ao lado literal. Não é um nome do meu agrado, acho muito seco.

    ResponderExcluir
  2. Não gostava mas achei interessante depois de ler sobre ele. Mas mesmo assim prefiro Franco.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito! Aprendi a gostar com o Sociedade dos Nomes, e a publicação contribuiu!

    ResponderExcluir
  4. Conheço de vista apenas um Franco...sempre associei a franqueza, honestidade. Bom, para nome próprio acho muito pesado e lembra franga :/
    Prefiro Francine, Françoise, Fantine, Fran, Fany, Fancy...e pq não o majestoso Frederico? Franca não ganhou meu coração, mas é um nome forte sem dúvidas.

    ResponderExcluir