domingo, 10 de julho de 2016

Arsénia/Arsênia


Arsénia/Arsênia é um nome que muita gente pode, e vai, com toda a certeza, torcer o nariz, mas que a mim, me vai, cada vez mais, conquistando aos poucos, pois, tem várias características que aprecio, entre elas, ser um nome cuja versão masculina é bem mais conhecida, e ter uma aura bem antiga, mas, nunca muito utilizado em tempos remotos.

Só estas qualidades me fazem, automaticamente, gostar de Arsénia, mas confesso que também adoro a forma como soa, e tudo isto junto, agrada-me bastante. A versão brasileira Arsênia, tal como em Portugal, também não conquista corações nas terras de Vera Cruz, e admito que também prefiro a nossa versão portuguesa, provavelmente, por costume.

Este nome é a versão feminina de Arsénio/Arsênio, que deriva de Arsenios, nome do grego antigo, que segundo o Behind the Name significa viril. São Arsénio/Arsênio (Arsenius) era um diácono do século V, que era tutor dos dois filhos do imperador romano Teodósio: Arcádio e Honório que dividiram o império duas metades, Oriental e Ocidental, após a morte do seu pai. Relembro também que Arsénio/Arsênio é um elemento químico representado pelo símbolo As.

Arsénia/Arsênia tem significado tudo menos feminino, é verdade, mas visto de determinado ponto de vista, pode até ser agradável, pois trata-se, de certeza, de um nome com força e poder. Porém, isso não é visível aos olhos de muitos, como já sabemos, mas comprovaremos: Segundo o IBGE só há frequência de 160 pessoas chamadas Arsênia no Brasil nascidas até à década de 60, depois disso, este nome não teve um número de registos suficiente para constar nos dados! Em Portugal, de 1920 a 1975 nasceram apenas 130 Arsénias!

Não havendo registos de Arsênia nas listas disponíveis do Brasil em 2015, Portugal conseguiu surpreender nesse mesmo ano com o seu fantástico registo de uma Arsénia, duas Arsenie e uma (?) Arsenii! São dados completamente inovadores e refrescantes para mim, que mal conseguia imaginar uma Arsénia nos tempos de hoje, mas a minha ideia, felizmente, está cada vez mais distante disso!

As referências para Arsénia/Arsénia são escassas, ou até mesmo nulas, mas porque não criar o leitor, ou a leitora, uma grande referência? Acredito que se procura um nome para uma filha que seja forte, antigo, e imponente, Arsénia ou Arsênia, dependendo do país, será a solução!

O que pensam deste nome?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IBGE, SPIE, Público, ARPEN/SP.

5 comentários:

  1. Conhecia o apelido Arsénio. Não gostei de Arsénia.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto deste nome. Acho antigo e um tanto ultrapassado, não consigo imaginar meninas pequeninas com este nomes. :\

    ResponderExcluir
  3. Acho horrível! Super pesado e com uma sonoridade muito feia.

    ResponderExcluir
  4. não consigo gostar :/

    ResponderExcluir