quarta-feira, 15 de junho de 2016

Narciso



Aqui ou acolá, todos nós já ouvimos alguma vez o nome Narciso. Quer em referência à flor, quer em referência à figura mitológica ou em referência em alguém que aparentemente gosta muito de si mesma. Mas como é que estas informações se cruzam?

Na Mitologia Grega, Narciso era o nome de um jovem e belo rapaz filho de um deus do rio (Céfiso) e de uma ninfa (Liríope). O seu maior dom, a maior virtude que os deuses lhe concederam, foi a sua beleza única e incomparável, uma beleza tão absorvente e fascinante que o Destino ordenou que nunca deixassem Narciso ver o seu reflexo para não se apaixonar por si próprio. Era uma virtude e uma maldição, ao mesmo tempo! Por ocasião da vida, acontece que Narciso deparou-se com o seu próprio reflexo e por si mesmo se apaixonou perdidamente, sentindo-se incapaz de se afastar daquela imagem tão perfeita. Sofria por não poder ter aquela imagem para si mesmo, ainda que ele fosse também aquela imagem. Era um amor platónico, um amor impossível e o desespero de estar tão perto, mas tão distante do que queria, fê-lo desesperar e morrer junto às margens do lago onde se mirava, na impossibilidade de concretizar o amor que sentia. A história é trágica e nem sempre é fácil de compreender.

É fácil cair no erro de achar que Narciso era uma mera personagem irreal e que tudo isto é pura loucura. No entanto, todos nós temos um Narciso cá dentro de nós, despertado de imensas formas diferentes e em diferentes momentos. E isto ocorre diariamente em pequenas coisas quando, por exemplo, publicamos uma fotografia nossa nas redes sociais e esperamos que as pessoas reconheçam a beleza que achamos ter (ou que a foto tem). Algo tão simples como isto. E não tem por que ser recriminável! Mas por outras vezes, este Narciso é tão forte que nos definimos num ideal humano e fazemos questão que os outros nos idolatrem por aquilo que queremos ser mas efetivamente não somos. Levado a um extremo, dizemos que a pessoa tem uma personalidade narcisística.

Mas mais do que uma paixão platónica por si mesmo, o mito de Narciso pode também ser interpretado como a tendência humana para transpor em tudo o que vemos o nosso reflexo, como se as coisas não tivessem um sentido único por si mesmas, mas apenas ganhassem esse sentido porque são observadas e sentidas por um "eu" que se distingue dessas mesmas coisas. Uff, foi profundo!

Quanto às origens do nome, Narciso é, portanto, um nome grego: Ναρκισσος (Narkissos). Acredita-se que o seu significado esteja ligado ao termo utilizado para designar sono ou sonolência (narke). Mas, se tomarmos em atenção a existência da flor (que está presente no mito de Narciso, sendo o objeto em que se transformou após a morte), podemos considerar também Narciso um nome literal. Um nome de flor, tal como a Patrícia Monteiro nos explicou na fantástica publicação sobre Nomes Masculinos de Flores.

De acordo com os dados do SPIE, Narciso nunca foi um nome muito popular em Portugal, ainda que tenha atingido por várias vezes os 50 registos anuais entre 1920 e 1980. Recentemente foi registado em 2013 sob as formas de Gabriel Narciso, Misael Narciso, Santiago Narciso, e no ano seguinte foi registado em Diego Narciso. Por sua vez, os censos do Brasil estimam que cerca de 9000 pessoas possuam este nome, sendo também um nome em largo decréscimo desde os anos 60 (o mesmo é verdade para Portugal). Ainda assim, em 2015 foram registados em São Paulo 4 pequenos Narcisos, e outros como: Miguel Narciso, Lorenzo Narciso, Bernardo Narciso, Rafael Narciso, Ravi Narciso ou Gustavo Narciso. É possível que alguns destes compostos se tratem de sobrenomes, mas, fica à mesma as ideias e inspirações para compostos!

É verdade que Narciso é um nome antigo? É! É verdade que não é muito contemporâneo? É! É verdade que tão depressa não se transforma em moda? É! MAS, Narciso tem um leve frescor primaveril que é fantástico, tem largas raízes com a natureza (mesmo com a natureza humana), e é, até certo ponto, um nome filosófico. E arrisco-me também a dizer que tem uma vibração muito hippie, muito alternativa, quiçá até gótica (?). Acho que pode fazer um brilharete em compostos se forem ousados nas vossas escolhas!

Deixo a palavra do vosso lado… Que acham de Narciso?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes (Nomes Masculinos de Flores), Psiquiatria Geral (Narciso), RevoluçãoInterior (O Mito de Narciso) e SPIE.

7 comentários:

  1. Não gosto :/ Prefiro Jacinto, acho do mesmo estilo que Narciso mas pelo menos transmite-me humildade.

    ResponderExcluir
  2. Adoro, está na minha lista perdendo apenas para Romeu <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Acho graça a Narciso e adoro a história mitológica.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post! Achei muito interessante a abordagem das nuances psicológicas que envolvem o mito de Narciso. Acho Narciso um nome q tem algo que intriga, não passa em branco.

    ResponderExcluir
  5. acho caricato.. por um lado acho doce pela flor, por outro acho seco pela história mitológica... e ainda tem o lado da sonoridade, que acho cómica.

    ResponderExcluir
  6. adorei esse post, que interessante esse blog! Parabens

    ResponderExcluir