terça-feira, 7 de junho de 2016

Leandro


Fruto da junção dos elementos λεων (leão) e ανηρ (homem), Leandro chegou até nós por via do grego Λεανδρος (Leandros) com um significado fortíssimo: o homem que é como um leão, o homem com a força de um leão. A sua versão mais internacional, Leander, faz furor em vários países na atualidade, entre os quais a Noruega.

Entre os nossos povos, Leandro tem-se mostrado igualmente forte através da sua popularização, sendo que no Brasil foi um nome de grande uso nas décadas de 60 e 70, tendo começado a decair desde então. Atualmente, Leandro não tem o mesmo impacto nos brasileiros que tinha há 30 anos atrás, ainda assim, estima-se que mais 500 mil pessoas carreguem consigo este nome no Brasil. Segundo os dados da ARPEN/SP, em 2015 nasceram em São Paulo mais de 500 Leandros, o que significa que o nome está longe de ser esquecido, no máximo, encontra-se um pouco datado. A destacar, também, a figura do músico e cantor Leandro que junto do seu irmão Leonardo lançou a música sertaneja para a ribalta, nos anos passados.

Curiosamente, em Portugal este foi um nome praticamente desconhecido até ao final da década de 70, altura em que começa a ser mais utilizado. Assim sendo, aposto convosco como será muito difícil encontrar um Leandro português com mais de 50 anos. É um nome, que pela sua utilização mais recente, é considerado um nome moderno, contemporâneo, não sendo considerado de nenhuma forma um nome antigo. Em 2013, foram registados 309 meninos em Portugal com este nome, descendo para 299 em 2014 e 248 em 2015. Parece que o interesse em Leandro se esvai a cada ano que passa e é provável que no espaço de alguns anos este nome seja também considerado datado em Portugal, e assim, retirado das escolhas dos portugueses para as suas crianças. Em Portugal, também se eleva a figura do cantor conhecido unicamente por Leandro.

Foi para mim grande surpresa encontrar informação que indica que Leandro se trata também de um nome mitológico (grego)! Aparentemente, Leandro era um jovem apaixonado por Hero, uma sacerdotisa de Afrodite que com ela se encontrava secretamente todas as noites numa das margens do rio Sestos. Para chegar até à amada, Leandro percorria a nado o caudal do rio, até que um dia uma tempestade o conduziu à morte levando Hero à agonia da perda do amor. A história é trágica, mas acrescenta um elemento místico a este nome!

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind The Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia (Leandro).

16 comentários:

  1. Post interessante, não sabia que Leandro era um nome mitológico! Significado bonito, mas não simpatizo muito com o nome

    ResponderExcluir
  2. Realmente a ligação à mitologia ajudou-me a ver algo de interessante em Leandro, mas continuo a detestar o nome.

    ResponderExcluir
  3. Achei incrível a associação à mitologia, desconhecia por completo essa informação que com certeza dá um brilho especial à Leandro(apesar de eu já gostar bastante dele). Parabéns pelo post e pela bela descoberta Joana!

    ResponderExcluir
  4. Nem este post tão bom me faz gostar de Leandro. Para mim, é um dos nomes (válidos) piores que existem.

    ResponderExcluir
  5. não consigo gostar, podia ser a mais bela história do mundo, acho horrível :/

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Fiquei surpresa ao ler os comentários e perceber que várias pessoas não gostam deste nome! Acho um nome lindo! E, sem duvida alguma, o é!

    ResponderExcluir
  7. Quando adolescente amava mitologia grega. Tanto é que gostaria de ter um nome grego.E acabei descobrindo que meu nome é.

    ResponderExcluir
  8. Nome forte e uma ótima alternativa a Leonardo! Lembra Alessandro. O significado é ótimo :)
    Meu professor de direito penal é portador desse nome e é uma pessoa espectacular! Tenho imenso carinho por este nome ♡♡♡

    ResponderExcluir
  9. Nome lindo!é o nome do meu filho. original de fácil grafia e pronuncia ,uma sonoridade incrível sem igual.nao é popular nos dias de hoje. Só vejo qualidades nesse lindo nome.

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse nome. Meu filho se chama Leandro.

    ResponderExcluir