quinta-feira, 2 de junho de 2016

Danilo



Não me lembro muito bem quando, mas lembro-me de como conheci este nome: através de uma telenovela brasileira onde uma personagem se chamava Danilo. Lembro-me apenas que era muito novo e este nome nunca me tinha sido ‘apresentado’. Então, até aos dias de hoje, ainda acho que Danilo tem um ar brasileiro que me satisfaz muito, acho-o um nome divertido, digamos assim!

Danilo é uma variação eslava de Daniel, tendo sua origem através do acadiano Danilu, que, por sua vez, deriva do hebraico Daniyyel, composto pelos elementos dan, que significa juizEl, que quer dizer Deus, ou seja significa Deus é o meu juiz. O significado, confesso que não me diz nada, mas não é importante, pois, o que me apraz é, sinceramente, a sua sonoridade e grafia.

Foi popularizado através da opereta do compositor austríaco Franz Lehár A Viúva Alegre, apresentada pela primeira vez em 1915. O conde Danilo é o principal personagem masculino.

A novela Chocolate com Pimenta (Rede Globo, 2003) foi livremente inspirada em A Viúva Alegre. O ator Murilo Benício interpretou Danilo.

A Cultura Danilo (Danilska Kultura) foi uma cultura neolítica que ocorreu na costa da Croácia e partes da Bósnia. Data de 4700-3900 a.C. Foi nomeada em homenagem à localidade Danilo, na Croácia.

Danilo é comum em países de língua espanhola e também em Itália, Brasil e Sérvia.

Este é um nome que felizmente é aceite em Portugal e obteve uns ótimos 19 registos em 2015, e nesse mesmo ano, em São Paulo, 438 registos! Danilo, segundo o SPIE conta com 104 registos de 1920 a 1980 em Portugal, e segundo IBGE a sua frequência no Brasil é de 231 855 pessoas, o que para mim é até desmotivante, pois pensava que iriam ser muitos mais, pois Danilo merece!

Encontrei algumas referências - no fundo, as mais pesquisadas na Wikipédia - referentes a Danilo. São elas:
  • Danilo Dias – futebolista brasileiro;
  • Danilo Gentili – apresentador brasileiro;
  • Danilo Silva – futebolista brasileiro;
  • Danilo Pereira – futebolista português.

Se procura um nome que seja facilmente aceite, tanto em Portugal e no Brasil, Danilo é uma ótima escolha! Além disso, propicia o diminutivo Nilo, que acho mesmo muito bonito, e até pode ser uma boa alternativa, quem sabe?

O que vocês acham de Danilo?


Fontes consultadas:
SPIE, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, ARPEN/SP, O Blog dos Nomes, Público, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Tenho gostado cada dia mais. Associo com a cor azul e o rio Nilo.

    ResponderExcluir
  2. É daqueles nomes que nunca me suscitaram interesse, apesar de gostar muito de Daniel. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho um bom nome. Conheço um Danilo e uma Danila, ambos já idosos. Foi o nome do protagonista da novela das 18h (de época). Soa um pouco datado se comparado com Daniel, mas acho um bom nome. O ator Danilo Mesquita fez o personagem Valentim na novela Segundo Sol, talvez o nome possa ganhar os olhos de algum(a) papai/mamãe. O apelido Dani é um amor :) e gostei da associação da Patrícila com o rio Nilo.

    ResponderExcluir
  4. Quando era mais novo não gostava do meu nome não conhecia hoje gosto muito

    ResponderExcluir
  5. Gosto do meu nome Danilo Duarte

    ResponderExcluir