quarta-feira, 8 de junho de 2016

Caspian


Como a maioria, conheci Caspian através da série de livros de C.S. Lewis, As Crónicas de Nárnia, adaptados para cinema, tornando a personagem Príncipe Caspian a principal de um desses filmes, sendo incluído até no título. Quando este filme saiu, lembro-me que este nome me encantou (como ainda o faz nos dias de hoje) e me despertou grande curiosidade.

Só poderíamos conhecer Caspian através de C.S. Lewis porque, pelo que consta, foi o primeiro a utilizá-lo como nome próprio, inspirando-se no mar Cáspio (em inglês, Caspian). É, portanto, um nome geográfico. Essa extensão de água foi assim nomeada - através do latim Caspius, derivado do grego Kaspios, que por sua vez deriva mais uma vez do latim Caspii a partir de uma auto-designação nativa que significaria literalmente branco - referindo-se aos povos nativos que viviam nas suas margens, mas que seriam originalmente do Cáucaso.

O mar Cáspio é o maior corpo de água fechado e interior da Terra em área, diversas vezes classificado como o maior lago do mundo ou um verdadeiro mar. É uma bacia que não tem saídas, limitada a noroeste pela Rússia, a oeste pelo Azerbaijão, ao sul pelo Irão, a sudeste pelo Turquemenistão e ao nordeste pelo Cazaquistão.

Caspian é um nome raro entre nós, falantes da língua portuguesa, porém, o mesmo não se aplica de igual forma nos Estados Unidos. Isto é, continua, sim a ser raro, porém nem tanto. Enquanto não há registos de Caspian nas nossas listas, lá, ocupa a posição #1276 no ranking de 2015, o que é para mim, é bastante surpreendente!

Referências a este nome já foram mais que apresentadas, porém ainda tenho uma mais – a banda norte-americana Caspian, de post rock e rock instrumental! Este é um nome que deveria, sim, ser mais usado, e o facto de ser geográfico, de maneira alguma lhe tira valor, só lhe acrescenta, ainda mais se se for lusófono. É um nome não muito difícil de pronunciar, fácil de escrever e suave, tem tudo para ser um ótimo nome!

Já conheciam Caspian?


Fontes consultadas:
Online Etymology Dicionary, Baby Center, Wikipédia, Behind the Name.

5 comentários:

  1. Por acaso simpatizei com Caspian. Quando vi a tag de nome geográfico lembrei-me logo do mar e achei que seria um nome interessante se a ele estivesse associado. Está mesmo, não é verdade? :) Achei um nome curioso, melhor em inglês do que em português na minha perspetiva. Consigo imaginar algumas tentativas de aportuguesamento e acabaríamos com um Caspiano :O

    ResponderExcluir
  2. Acho simpático. Achei a foto muito condizente, gostei.

    ResponderExcluir
  3. por um lado, gostei.. por outro, parece-me aquilo que se chamaria a alguém com caspa.. x| xD

    ResponderExcluir