Lembro-me que o primeiro contacto que tive com Greta foi através do programa MasterChef Júnior Austrália, onde uma das concorrentes finalistas tinha esse nome. Na altura achei Greta muito interessante, alegre e distinto, e ainda hoje penso o mesmo! No entanto pareço ser das poucas a atribuir algo de positivo a este nome (que é rapidamente comparado a uma ferida), o que é uma pena!
Tal como muitos outros nomes, Greta começou por ser um diminutivo de Margareta, que veio do latim Margarita que por sua vez derivou do grego margarites, cujo significado é pérola. Que associação fantástica! Para quem acha Greta um pouco "pesado", talvez pensar no seu significado (pérola) ajude a tornar o nome mais suave!
Podemos dizer que Greta é bastante raro em Portugal e no Brasil. Os únicos registos que encontrei de meninas portuguesas com este nome são referentes aos anos de 2012 e de 2014, quando foram registadas uma Greta e uma Alexandra Greta, respectivamente.
No Brasil, Greta é um pouco mais usado, mas mesmo assim continua muito longe da popularidade. Em 2015, no Estado de São Paulo, só nasceram 4 meninas com este nome. Graças às preciosas informações recentemente disponibilizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pude ver detalhadamente a evolução do uso de Greta ao longo das últimas décadas no Brasil. Em 1930 nasceram 20 meninas com este nome, e nos anos seguintes o valor foi subindo até atingir o pico máximo, em 1980, quando Greta obteve 81 registos. Em 2000 nasceram 53 meninas com este nome. Ainda pude perceber que, no ano de 2010, Greta estava presente em apenas 3 Estados: Rio Grande do Sul (71 pessoas), São Paulo (130 pessoas) e Ceará (19 pessoas).
Lá fora o cenário melhora bastante; em países como Itália, Hungria e Suécia, Greta é realmente apreciado e valorizado! Em Itália é dos nomes mais usados para meninas, fazendo parte do Top 30 desde 2008 e tendo ocupado a 11ª posição em 2013. Na Hungria e na Suécia ocupou, em 2014, a 22ª posição e a 68ª posição, respectivamente.
Como disse logo ao início, o meu primeiro contacto com Greta foi através da jovem concorrente do MasterChef Júnior, e isto não me deixaria envergonhada se o nome não tivesse pertencido à famosíssima atriz sueca Greta Garbo, a primeira mulher que aparece nas pesquisas sobre este nome! De facto não sei como é que nunca conheci Greta através desta lenda do cinema... O que eu sei é que o nome só me despertou curiosidade e fascínio quando vi a Greta Yaxley do mundo da culinária!
O que acham deste nome?
Fontes consultadas:
AATT, Arpen SP, Behind The Name, IBGE, Listas Completas de Nomes Registados em Portugal (2012, 2013, 2014, 2015), Nomix, SPIE.
Gosto de Greta! É tanto original, traz frescor e ao mesmo tempo remete a um nome clássico, com um bonito significado.
ResponderExcluirGosto muito, acho um nome misterioso e carismático. Associo sempre à diva Greta Garbo.
ResponderExcluirNão gosto nada de Greta.
ResponderExcluirPoderiam falar de Marjorie... acho mais usável e uma boa alternativa a Margarida:)
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário, faremos por responder ao seu pedido o mais brevemente possível! :)
ExcluirComigo também foi assim, descobri Greta pelo MasterChef Júnior Austrália e acho um nome bem simpático!
ResponderExcluir