domingo, 17 de abril de 2016

Agustina


Agustina. Redescobri-o há pouco tempo numa publicação no grupo Sociedade dos Nomes, onde constavam nomes de mulheres portuguesas notáveis, e de súbito me encantei com ele. Um nome com pouca história por terras lusas e brasileiras, mas que é tão interessante e marcante que, sem dúvida, merece um post exclusivo para si, e é disso que venho tratar hoje.

A sua indubitável semelhança com Augusta, não é, de todo, em vão, pois têm ambos a mesma origem etimológica. Agustina é a forma hispânica feminina de Augustine, que é a versão masculina inglesa do nome romano Augustinus, que deriva do nome co-originário Augustus que significa grande ou venerável, derivado da palavra augere que significa aumentar.

A grande. Era o que viria numa criança chamada Agustina se conhecesse alguma, já que este seu significado é tão positivo. No entanto, parece que esta realidade está bem longe de acontecer dados os registos de Agustina. Para acrescentar, este nome não consta na lista do IRN pelo que não se sabe se é aceite ou não em Portugal.

Em 2015, em Portugal, nasceu apenas uma pequena Agustina. Destaco a ousadia dos pais, visto ser um país tão conservador e tão pouco recetível ao que é diferente do que estão habituados. No Brasil, mais concretamente no estado de São Paulo, só foi utilizado no composto Isabella Agustina, o que me faz acreditar, vendo este composto, de que se trata de um belo nome para compor com outros mais “modernos”.

Como referências a este nome, temos, está claro, Agustina Bessa-Luís, reconhecida e condecorada escritora portuguesa e também Agustina Cherri, Agustina Córdova e Agustina Lecouna, todas atrizes argentinas. Este é um nome que tem poucas referências exatamente por ser um nome raro, tanto que não teve registos sequer de 1920 a 1980.

Este é daqueles nomes que sem dúvida, é necessário ter uma dose de coragem para o utilizar e que eu admiraria até ao fim dos meus dias se o usassem numa pequena desta época, não por ser um nome inviável, mas apenas por ser raro, e controverso.

Seriam das pessoas que ponderariam usar Agustina?


Fontes consultadas:
SPIE, ARPEN/SP, IRN, Lista completa de nomes registados em Portugal em 2015, Behind The Name, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Tudo o que é antigo desperta-me a atenção e é muito mais provável eu me encantar com um nome de vibração antiga, do que moderna. Vá-se lá compreender o fascínio! Já conhecia Agustina graças à nossa querida escritora, mas nunca tinha pensado nele com mais atenção. Lembra-me, realmente, uma menina de outros tempos, e achei adorável. Não o utilizaria por não gostar o suficiente e gostar mais de outros nomes muito parecidos, mas acharia muito curioso uma Agustina pequenina.

    ResponderExcluir
  2. Não usaria,mas acho que pode funcionar em compostos.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito fofo! Gosto muito de imaginar uma pequena Agustina :) Seria capaz de usar, sim.

    ResponderExcluir
  4. Não usaria mas acho melhor que Augusta sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. mas diferente de vc n tenho nome de inseto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que infantilidade, cresce, querida! Ninguém é obrigado a gostar do seu nome

      Excluir