quinta-feira, 3 de março de 2016

Laureana


Uma reentrada na minha lista: Laureana. Este nome manteve-se durante muito bons anos na minha lista, e ponderei até utilizá-lo como segundo nome numa filha: Quar Laureana. Mas, entretanto vi que este composto não seria o melhor e sucessivamente deixei de perder o interesse no nome. Até que pesquisas recentes me despertaram uma curiosidade imensa sobre características que Laureana tem que eu desconhecia.

Segundo o Behind the Name, Laureana pode ser a junção dos nomes Laura e Ana. É impressionante como um nome possivelmente resultado da aglomeração de outros dois se pode tornar tão melhor que qualquer um deles. Isto na minha opinião, está claro. Pesquisando no Dicionário de Nomes Próprios, Laura significa, por associação ao louro, vitoriosa ou triunfante e Ana significa cheia de graça ou graciosa. Por lógica, Laureana significaria algo como “graciosamente vitoriosa”, um dos significados mais bonitos que já vi até então.

No entanto, há outra possibilidade para o significado e origem de Laureana, também apontado pelo BTN. Como devem saber, Laureana aparece muitas vezes como Lauriana, apesar de não gostar nada de o ver assim escrito, e se o nome que tratamos hoje for uma versão de Lauriana, este tem origem em Laurianus, uma forma extensa do nome Laurus que significa, mais uma vez, louro, e tudo o que representa na Roma antiga: vitória e triunfo. Curioso foi, para mim, descobri que Laureana e Lurian, o meu nome masculino favorito, têm esta mesma origem em comum, e, portanto, faz-me gostar ainda mais de Laureana.

Um nome como este ainda nunca cativou muita gente, e, portanto, nunca teve muitos registos: analisando os dados SPIE, verifica-se que o ano, de 1920 a 1980 onde nasceram mais meninas chamadas Laureana foi em 1930, onde nasceram 5. Em Portugal (onde é aceite na lista do IRN), através da lista fornecida pelo jornal Público, vê-se que Laureana é, também, raro no que toca aos registos contemporâneos, mas, em 2015, nasceu uma pequena menina com este nome! No mesmo ano, no Brasil, no estado de São Paulo, consultando os dados da Arpen, não nasceu nenhuma Laureana, só na versão Laureane, que apesar de estropiada, não é ruim demais.

Posso-vos contar que fiquei mesmo muito contente com o registo de uma Laureana aqui no meu país, alegra-me por ver que não é um nome que não é aproveitado, como tantos há. Ainda há pais com bom gosto, originais e que não cometem nenhuma “trafulhice” onomástica a nomear os seus bebés.

Acendendo à Wikipédia, procurei algumas referências a este nome e fui bem-sucedido. Laureana Cilento é uma comuna italiana, da região de Campânia, e da província de Salerno. Outra comuna italiana com este nome é Laureana di Borello, na região de Calábria, da província de Reggio Calabria. A história diz-nos que uma fazendeira, no Brasil, casou com um barão de Cristina, em Minas Gerais, é ela Laureana Constança (gostei do composto) Gomes dos Reis.

Imagino perfeitamente este nome numa mulher em qualquer das suas fases: bebé, criança, adolescente, jovem, senhora ou idosa. A associação com o louro remete-me para uma mulher loura e poderosa, e esta ideia faz-me gostar ainda mais de Laureana, nome com garra, talvez pelo seu comprimento, e, torna-o, por isso, na minha perspetiva, melhor que Lorena ou Laura.

E vocês, o que pensam de Laureana?

5 comentários:

  1. Para aqueles que gostam de Laura mas querem fugir de nomes populares, Laureana é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei, prefiro Laura mesmo apesar da popularidade.

    ResponderExcluir
  3. Não é estranho para mim, conheço um Laureano. Mas não sou fã nem da versão masculina nem da feminina, embora não os acho maus nomes. Só não me encantam.

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita a falar desse nome pois é o meu,gosto muito dele, acho bonito e incomum.Me foi dado pela junção do nome do meu pai e minha mãe,Lauro e Ana.Achei que ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Amo os nomes Laura, Maria Laura e Ana Laura mas Laureana misericórdia! Muito feio.

    ResponderExcluir