domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sónia - Atendendo a Pedidos


Sónia, o típico nome das décadas de 70 e 80! Nessa época, recordo, estávamos ainda a viver no Brasil a febre das Reginas e das Julianas, e Portugal vibrava com nomes como Carla e Patrícia. Dentro das opções de nomes começados pela letra S, Sandra e Sílvia eram opções muito apetecíveis também, e Sofia ainda era um fenómeno a se erguer no fundo do horizonte. Estavam reunidas as condições para que Sónia pudesse entrar em cena e brilhar! Hoje em dia, todos esses nomes (exceto Sofia) são opções pouco presentes nas famílias brasileiras ou portuguesas, o que nos revela que a atração por alguns nomes, muitas vezes, é passageira e ficará por largos anos associada a determinadas gerações.

Apesar de estar datado e não ser uma opção contemporânea, Sónia continua a ser um nome muito melodioso e, na minha opinião, mais fluido que Sofia, que tem aquele som do “f” a bloquear a fluidez do nome. Mas o mais engraçado na comparação destes dois nomes não é apenas a grande semelhança gráfica, pois na verdade, Sónia começou por ser um diminutivo do nome Sofia, nos tempos idos do século XIX na Rússia! Para ser mais precisa, Sónia também significa sabedoria, mas como se trata de um diminutivo, acredito que a tradução mais aproximada à realidade é pequena sábia ou pequena sabedoria.

Na obra inigualável de Lev Tolstoi, Guerra e Paz (1869), atualmente com destaque através da produção de uma série televisiva inspirada nos livros, Sónia foi o nome escolhido para uma das personagens do complexo enredo que envolve a família Rostov. A personagem não tem grande destaque na história mas acredito que os autores, regra geral, incluem nas suas obras nomes seus contemporâneos, o que nos dá uma perspetiva histórica sobre o uso de determinados nomes – daí a literatura ser um fator muito interessante a ser adicionado a estas análises.

Embora não existam dados disponíveis acerca do uso de Sónia no Brasil, sabe-se que em Portugal durante o século XX, este nome só começou a ser notado no início da década de 70, pelo que é extremamente improvável encontrar uma avozinha assim chamada! Mais recentemente, em 2013 foram registadas 8 meninas, em 2014 19 e em 2015 outras 13. Relativamente a compostos, foram registados 7 em 2013 e 13 no ano seguinte, sendo o mais popular Sónia Alexandra. No Brasil, no Estado de São Paulo, em 2015, não foi registada nenhuma menina com este nome.

Como referências, no cenário mundial destaca-se Sonja Henie, uma talentosa artista norueguesa que singrou no cinema e na patinagem artística. No Brasil, destaque para a atriz Sónia Braga e em Portugal para a apresentadora de televisão, Sónia Araújo, e a cantora Sónia Tavares (The Gift). Termino com uma curiosidade que acho um mimo, Sonia, em hindi, significa “meu amor”.

Quem gosta de Sónia?


Fontes Consultadas:
Behind The Name, NameBerry, Nomes e Mais Nomes, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Wikipedia.

8 comentários:

  1. Também na Índia diz-se que alguém é Sonya quando é muito bonita. 😊 Não sei exatamente a grafia correcta mas soa igual a Sonia/Sonya.
    Cresci com muitas Sonias então para mim não tem nada de especial este nome.

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome bem datado anos 60, pra mim é equivalente à Sandra. Acho que o sucesso da Sônia Braga na época(anos 60/70), ajudou a popularizar o nome.

    ResponderExcluir
  3. Acho um nome bem datado anos 60, pra mim é equivalente à Sandra. Acho que o sucesso da Sônia Braga na época(anos 60/70), ajudou a popularizar o nome.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Sónia e gosto. Talvez também seja hábito. Mas sempre achei com uma sonoridade muito melhor que Sofia. Espero que volte, mas as Sonias ainda estão a ser mães por isso vai demorar.

    ResponderExcluir
  5. não gosto de maneira nenhuma.

    ResponderExcluir
  6. Gosto imenso deste nome, não importa essa coisa do "datado", porque se formos avaliar todos os nomes são datados. Todos têm as suas épocas da alta e épocas que parecem esquecidos. Daqui a uns tempos vão dizer o mesmo das Beatriz, Matilde...etc. Mais vale ser franco e dizer que não gosta do nome. E pronto. Pois eu adoro, é simplesmente suave a sonoridade e está entre os meus preferidos da minha pequena "lista".

    ResponderExcluir
  7. Gosto do meu nome Sônia Maria

    ResponderExcluir