sábado, 27 de fevereiro de 2016

Milca/Milka


Milca/Milka é um nome bíblico do gênero feminino, originário do hebraico מִלְכָּה cujo significado é rainha. Milca é a variante portuguesa, espanhola e romena, enquanto Milka é usado em polonês e alemão. Sua versão no idioma inglês é Milcah. Na Bíblia, Milca/Milka foi a cunhada de Abraão e avó de Rebeca (Gen 24:15); outra personagem bíblica com este nome é Milca/Milka, uma das filhas de Zelofeade (Num. 26:33).

Em países eslavos a grafia Milka é usada também como um diminutivo de nomes que contenham o elemento eslavo milu, que significa graciosa.

Milca/Milka é um nome bastante incomum em nosso idioma e tem um ar exótico. Seu significado é uma de suas qualidades, além disso se trata de um nome bíblico, categoria que vem sendo cada vez mais procurada na hora de escolher o nome para os filhos. Finalmente, para quem se importa, Milca/Milka tem possibilidade zero (a não ser que algum artista ponha este nome em uma das filhas) de ser um nome popular.

Algumas das pessoas que carregam este nome ao redor do mundo (em termos de referências a grafia Milka é a mais usual). Citarei algumas celebridades que levam esse nome ao conhecimento em seus países:
  • Milka Ahlrotg, atriz finlandesa;
  • Milka Canić, apresentadora de TV na Sérvia;
  • Milka Chilina, Miss Venezuela 1992;
  • Milka Duno, piloto feminina de carro venezuelana;
  • Milka Fritsch, política alemã;
  • Milka Hartman, poetisa eslovena;
  • Milka Loff Fernandes, atriz e apresentadora alemã;
  • Milka Malfait, política belga;
  • Milka Tadić, politica montenegrina;
  • Milka Ternina, soprano croata.

Milca/Milka pode ser um nome alternativo para quem quer ser bastante exclusivo e ao mesmo tempo quer um nome com belo significado.

Que pensamentos têm sobre este nome?

46 comentários:

  1. É até interessante, lembra Ilka, mas acho meio inviável por ser o nome do chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que sempre associei ao chocolate e nunca ponderei que pudesse ser nome próprio! Achei muito querida a ideia de fazer esta publicação, Luinara :) Gostei de conhecer este nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um nome interessante se for parar para pensar! Kk acho muito bonito o meu nome.e incomum, mostra que até no nome sou diferenciada da igualdade dos demais

      Excluir
  3. Não gosto, penso logo em leite e no chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai é meu nome a quase 39 anos💗

      Excluir
    2. legal, também não gosto do nome Claudia, logo me vem a cabeça pessoas que fazem Bullying.

      Excluir
    3. Também não gosto de Claudia, penso logo em pessoas falsas.

      Excluir
    4. Eu também não gosto de Cláudia e muito menos de barata.

      Excluir
  4. também associo logo ao chocolate e a leite .. =)
    aproveito para parabenizar a Luinara mais uma vez, acho sempre a forma como escreve muito simples e completa; dá gosto ler estes posts =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :)

      Excluir
    2. Meu nome é milka todo mundo acha diferente kkk mas no menos tempo lindo pós não vai ter muita milka na vida deles kkkk sou especial kk

      Excluir
    3. Nosso nome é lindo e diferenciado somos especiais

      Excluir
  5. Amo muito esse nome até porque meu nome é Milka...

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Milka rs e todo mundo fala que é um nome esquisito


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também m chamo Milka e tambm Cirqueira

      Excluir
    2. Eu tbm né chamo Mylca.. E hj em dia me acustumei.. E as verdades sobre esse nome está certíssima 😄

      Excluir
    3. Quê Legal meu nome é Milca

      Excluir
    4. Meu nome tbm é Milka e ainda tem o Hyllare

      Excluir
  7. O nome da minha filha e Milka, amo, nome bíblico, forte e não tão comum ❤️

    ResponderExcluir
  8. Eu amo meu nome e pq meus pais diferenciaram ele por MYLCA. OBRIGADA por explicar tão bem Adorei😘

    ResponderExcluir
  9. Meu nome😍 e eu amo brincar de escrever ele. Uma das maneiras q escrevo é 👉1.000k(Milca) 😂😂😂

    ResponderExcluir
  10. O significado é fantástico, mas lembro de milk e do chocolate. Tem um ar bem exótico. Olha, chocolate e leite são alimentos fantásticos não vejo problema na associação. Quantos hoje não amam Mel, Amora, Cerise etc ... Milka tem seu valor, mas prefiro Milla. Sobre Milka penso em uma rainha árabe apesar do nome ser hebraico xD

    ResponderExcluir
  11. tem um lindo significa este meu nome porém não gosto dele,mas é um nome incomum.

    ResponderExcluir
  12. Esse nome é lindo🤩😍 o nome dá minha filha amada, hoje ela tem 11 anos! Não aceita bem o seu nome.lir pra ela e ela amouuu o esclarecimentos... De tudo tem o lado bom👏🏼👏🏼👏🏼❣️

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é milca e Eu amo meu nome pois acredito que nem pai e nem mãe vai colocar un nome achando feio em seu filho sou apaixonada eu amo de verdade meu nome e gosto simplesmente por ser diferente melhor nome

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente amo meu nome! Gosto de coisas exclusivas e esse nome é bem difícil de ver igual. Eu não escolheria outro nome se pudesse!

    ResponderExcluir
  15. Eu também gosto do meu nome,a história do meu nome é interessante.. foi noite de consagração na igreja há 30 anos atrás.
    Ainda não tinha nome, na hora o pastor perguntou qual é o nome da criança? Minha mãe disse.. espera aí pastor e pegou a bíblia... primeiro nome femenino que ela viu foi MILCA. Ai foi passando as páginas e encontrou HOSANA..e disse é MILCA HOSANA.. hoje carrego esse nome que nem sabia do significado .. amei conhecer..

    ResponderExcluir
  16. Meu nome também foi tirado dá bíblia e eu amo muito meu nome e a istoria Deli

    ResponderExcluir
  17. Esse meu nome,Milka,amo meu nome, tão diferente quanto eu, não poderiam ter escolhido um nome melhor pra mim,amo o significado.

    ResponderExcluir
  18. Milka meu nome,amo não poderiam ter escolhido um nome melhor, tão diferente assim como eu,eu significado lindo.

    ResponderExcluir
  19. Amo meu nome MILKA. Não tenho problema algum se lembra o chocolate, que pra mim é o melhor hahaha. Ter um nome que lembra doce com o significado rainha, não é pra qualquer um. Obrigada tia, pelo nome que escolheu pra mim.

    ResponderExcluir
  20. Sempre amei meu nome....e de fato seu significado reflete um pouco em minha personalidade....só as milcas entenderão 💕💓💕😍🇧🇷🎆🍃🍂👯

    ResponderExcluir
  21. *eu* me chamo Milka foi minha mãe que escolheu e *eu* particularmente sou apaixonada pelo meu nome ' foi amor a primeira vista' não gostaria de ter outro nome sou muito Grata a minha mãe que escolheu com tanto amor e carinho pra mim pois me fez ser única além de muito especial *gratidão* ❤️🙏🏻

    ResponderExcluir
  22. Uau!
    Eu mal sabia que esse nome era tão especial assim!
    Esse nome é do meu canal do YouTube, mas não era por causa do famoso chocolate ou deste significado, nome maravilhoso,irei usar na minha filha no futuro!
    Parabéns Milcas e Milkas, por terem um nome tão especial!!!!!

    ResponderExcluir
  23. meu nome e milka gosto do meu nome e diferente mais gosto nome e subistativo proprio nao muda em outras lingua Milk e leite Milka seria leita nada ver kkkk
    muitas pessoas mim chama de mi
    lksheik

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro o meu nome..e diferente e o significado e rainha amei ..

    ResponderExcluir
  25. A princípio eu não gostava do meu nome por causa de bullying. Mas há uns nove anos atrás descobri o significado e passei a aceitar o meu nome. O que mais gostei foi da associação do significado do nome Milca ao respeito (rainha), uma vez que já ouvi cada coisa por fazerem bullying associando o nome ao chocolate. Quero parabenizar a Luinara por publicar o significado de um nome tão bonito, acredito que esse conhecimento fará a diferença na vida de muitas mulheres, assim como fez na minha.
    Meu segundo nome significa graciosa. Gosto de pensar que, em contraste ao bullying, na verdade eu sou uma rainha graciosa.
    Por outro lado, eu amo aquele chocolate. Na minha opinião é um dos melhores!

    ResponderExcluir
  26. Amo meu nome por ser diferente! Ninguém precisa perguntar "QUAL MILCA?"!!!rs

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Milkah e eu amo e sim lembra chocolate e está tudo bem , aliás eu amo chocolate!

    Digno nome de RAINHA
    Obrigada Louinara!

    ResponderExcluir
  28. Eu moro em cidade pequena então nunca tinha visto outras pessoas com meu nome.. é uma sensação esquisita saber q existem outras milca's kkk ... Pra muitos deve ser comum conviver com pessoas q tenham o mesmo nome.. mas pra nós com um nome tão exótico e diferente não é rotina né kkk.. com o tempo eu aprendi a gostar dele.

    ResponderExcluir
  29. Me chamo Milcka e adorei as explicações sobre o nome! Lindo,forte,autêntico e incomum! 🥰

    ResponderExcluir
  30. Olá! Mais uma Milca aqui. Quando pequena, não gostava do meu nome por ser diferente (ouvia isso o tempo todo), mas hoje eu amo exatamente por isso. Ninguém tem dúvidas sobre quem está se falando. Minha mãe gostou do nome na adolescência e a pouco tempo conheci a inspiradora do meu nome!

    ResponderExcluir