terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lamberto - Por Experiência Própria


Para quem não sabe e/ou nunca reparou, Lamberto é o meu último nome. Mas venho falar dele como primeiro nome e como é em terras lusas ser tratado por este nome, que até então desconhecia ser primeiro nome.

Lamberto é a versão italiana do nome Lambert que significa “terra brilhante”, composto através dos elementos germânicos land (terra) e beraht (brilhante). A maior referência cristã com este nome é São Lamberto de Maastricht, que foi um bispo que se tornou mártir da fidelidade conjugal por denunciar a ligação de Pepino com Alpaida, a futura mãe de Carlos Martel.

Outras variantes de Lamberto são:
Lambert (alemão, francês, germânico, holandês e inglês), Lammert (alemão e holandês), Lamprecht (alemão e germânico), Landebert (germânico) e LambaerBaerBèr (limburguês).

Como algumas referências a este nome encontrei:
  • Lamberto Boranga, futebolista italiano;
  • Lamberto Maggiorani, ator italiano;
  • Lamberto Dini, ex-primeiro ministro da Itália;
  • Lamberto de Hersfeld, cronista medieval;
  • Lamberto I de Nantes, conde de Nantes;
  • Lamberto II de Espoleto, imperador do Império Romano;
  • Lamberto I e Lamberto II, condes da Lovaina.

Este é sem dúvida, um nome medieval, não só português, mas ocidental, porém, nos dias de hoje, é mais conhecido como sobrenome, como por exemplo no cantor Adam Lambert e na cantora Miranda Lambert, ambos americanos.

Confesso que em pequeno, não gostava muito deste meu último nome, dava azo a piadas de mau gosto, normais em criança, mas hoje em dia começo a gostar mais dele por ser incomum e distinto, se bem que ainda me incomoda um pouco se for tratado só como Lamberto.

Sabe-se que a nível de registos este nome não conquista muitos corações, se bem que acho que apesar de ainda ser estranho aos ouvidos dos portugueses e brasileiros, não considero que seja um nome de todo impraticável. Lamberto só tem que ser visto com melhores olhos.

Concordam com a minha perspetiva?

5 comentários:

  1. Concordo sim, acho que Lamberto é um ótimo elemento para compostos. Fiquei surpresa com seu uso como nome próprio, só o conhecia como sobrenome. Ah, gosto muito do Adam Lambert :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que o início "Lambe" meio problemático no Brasil...poderia causar constrangimento: Lamberto lambe o Roberto, ou ganhar o apelido de Lambe ou lambe-lambe...Mas o significado é incrível e todo nome é passível para piadas de mau gosto, daí vai da pessoa abstrair e gostar do próprio nome! Acho um nome imponente e com um ar bem de cavaleiro e idade média! Acho Lambert melhor...mas talvez Alberto ou Albert soem melhor...Acho que daria um bom par de irmãos Lambert e Lancelot.
    Vejo muitas qualidades e aprecio, mas não o acho mto viável no Brasil!

    ResponderExcluir