quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Katherine


A propósito de uma imagem que encontrei no Atlas of Beauty perguntei no grupo que nome dariam à mulher lituana da fotografia utilizada neste post. A Carla Jesus respondeu Kate, e de facto, vi muito esse nome nela, porém, não como diminutivo, mas como no nome original, Katherine.

Adoro o nome Katherine desde que li, há já um ano atrás, o livro Teorema Katherine de John Green, onde é relatado que um jovem génio adolescente se apaixona por 19 meninas chamadas Katherine e tenta criar um teorema que sintetiza o tempo de duração de cada relação. É claro, que de tanto ver o nome, me encantei com ele e a sua sonoridade em inglês.

Katherine deriva do nome grego Αικατερινη (Aikaterine). A etimologia deste é debatida entre os conhecedores:
  • Pode derivar do nome grego  ‘Εκατερινη (Hekaterine) que vem de  ‘εκατερος (hekateros) e significa “cada um dos dois”;
  • Pode derivar do nome da deusa da mitologia grega do submundo Hecate proveniente do nome grego  ‘Εκατη (Hekate), possivelmente derivado de  ‘εκας (hekas) que significa “afastado”;
  • Pode ser relacionado com o grego αικια (aikia) que significa “tortura”;
  • Pode ser derivado de um nome copta que significa “a minha consagração do seu nome”.
No início da erã cristã, foi associado ao grego  καθαρος (katharos) significando "pura”, que depois foi latinizado para Katerina ou Katharina. A sua versão portuguesa Catarina é popular e intemporal por cá, obtendo ainda em 2015, 322 registos. No Brasil, não é intemporal por não ter havido uma época específica onde foi muitíssimo usado, como aconteceu por cá nos anos 90. No estado de São Paulo, em 2015 obteve 673 registos.

Katherine lá, sendo um nome viável e permitido, obteve 41 registos, enquanto em Portugal, não sendo aceite por obviamente existir a versão portuguesa e tradicional, não obteve nem um registo no ano transato. Já Catherine conseguiu um registo e em São Paulo, 40.

Na Austrália, existe uma cidade e um rio com este nome. No Brasil, as duas maiores referências a este nome são Katherine Campos, judoca, e Katherine Funke, escritora e jornalista. Este nome é conhecido entre atrizes norte-americanas, entre elas: Katherine Heigl, Katherine LaNasa, Katherine McNamara, e Katherine MacDonald, sendo esta última uma diva do cinema mudo, considerada “The American Beauty”. Refiro ainda a cantora britânica Katherine Jenkins e a automobilista inglesa Katherine Legge.

Para ser sincero, este não é um nome que sugeriria a um casal português ou brasileiro, por não gostar de ouvir em qualquer um dos sotaques da nossa língua, no entanto, para um casal residente no estrangeiro acho uma opção muito viável, Katherine é sem dúvida, um dos meus nomes favoritos, para mim, inviáveis em português. 

O que acham de Katherine?

8 comentários:

  1. Só gosto da grafia Catherine :) Já Kate tanto me faz se é com K ou com C, simpatizo com os dois.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não seja um nome muito adequado para falantes do português(Catarina é melhor) mas para residentes no estrangeiro é mesmo uma boa opção. A foto super combinou!

    ResponderExcluir
  3. subscrevo a Patricia Monteiro.

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse é um dos poucos quase único nome estrangeiro, do qual eu particularmente gosto, Katherine ou talvez Catherine. Sou absurdamente contra nomes estrangeiros no Brasil, mas eu inclusive consigo gostar da sonoridade da pronúncia digamos incorreta no português Ka-te-ri-ne.
    Estudei na faculdade com uma menina que tinha Katherine como segundo nome, uma aberração sendo composto ao meu ver, mas me marcou o Katherine com a pronuncia portuguesa. Realmente gosto de Katherine.
    Não gosto muito da sonoridade de Catarina, mesmo tendo uma tia com o nome Catarina e muito meiga.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome Katherine,, antes n gostava mas agora gosto,,😍😍

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da Grafia Catherine ou até mesmo "Catarine" na pronuncia portuguesa. Me remete um nome delicado, porém incorporado com atitude, não usaria, mas considero um bom nome, se algum pai ou mãe decidir colocar esse nome na filhinha por aqui onde eu moro (Natal - Brasil) eu diria que eles estão sendo totalmente originais, não conheço nenhum bebê,criança ou adolescente com esse nome, apenas uma mulher conhecida que tem uns 40 e poucos que se chama Catherine, exatamente nessa grafia. Já Katie, prefiro com "K" e com o "I" ali no meio, acho mais bonitinho.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Katherine. Abreviado Kath...ja me chamaram das variantes do nome...Katlin, Katie....legal essa ser a Pauta.

    ResponderExcluir