domingo, 14 de fevereiro de 2016

Casais da Literatura - Especial S.Valentim


Antes de mais, espero que estejam a gostar dos nossos posts temáticos de S.Valentim e que também vocês, neste caso, dirijo-me aos portugueses, sendo que 14 de fevereiro como dia dos namorados não acontece no Brasil, estejam a aproveitá-lo da melhor forma.

Agora, o post em si: casais da literatura. Certo é que há dezenas de anos que a literatura revoluciona o nosso mundo, as nossas ideologias e o nosso modo de pensar. Algumas das nossas leituras fazem-nos viajar no passado, outras divagar no presente, e até há as que nos teletransportem para o futuro, mas uma coisa todas elas têm em comum: personagens. E, como este é um blog de onomástica, não podia deixar de ser que analisássemos os nomes dessas mesmas personagens, aliás, mais concretamente que trouxéssemos à baila o nome dos casais românticos literários mais marcantes que fazem fervilhar todas as nossas emoções e nos fazem sentir como se fossemos parte da história.

Inicio a nossa viagem mencionando o que, para mim, é o mais famoso de todos estes casais: Romeu e Julieta, da homónima tragédia de Shakespeare. Ambos estes nomes são vintage em Portugal e são ótimas escolhas para os bebés de hoje por serem ambos não muito populares.

Passo agora para um clássico da mitologia, onde o casal amoroso protagonista é possuidor de dois nomes raros em Portugal, mas que, na minha opinião são bastante belos: a Odisseia de Homero com Ulisses e Penélope. Passo para o amor de Tristão e Isolda, ambos são nomes muito incomuns em bebés da atualidade, mas que adoraria que o fossem menos, ou que pelo menos conhecesse um ou dois, que já me dava por contente.

E como falar de literatura sem falar de um livro que influenciou gerações e gerações? A eterna Bíblia. José e Maria são o nome dos pais de Jesus Cristo, e ambos os nomes são muito populares e conhecidos, talvez por essa mesma razão. Menciono ainda, neste mesmo livro, Sansão e Dalila, já que este último anda a conquistar corações. Terá Sansão o mesmo destino?

Menciono ainda duas grandes obras: A Divina Comédia e As Brumas de Avalon, com Dante e Beatriz e Lancelot e Guinevere como casais principais. Dante é um nome interessantíssimo, e poderia conquistar mais corações, o mesmo destino não vejo para Lancelot. Já no feminino, Beatriz é um nome extra-popular, porém, não é por essa razão que deixa de ser bonito. Já Guinevere, só não considero muito viável em português, porém, não é um mau nome.

Uma história que ainda hoje mexe com as nossas gerações: Harry Potter, com dois casais bem diferentes: um que toda a gente esperava e outro que não se soube porque se tornaram um casal, respetivamente Ron e Hermione, e Harry e Gina. Para mim, dando destaque, está claro, ao nome Hermione, que adoro em inglês, tal como Harry, mesmo que Ron e Gina não sejam maus nomes, só não são assim tão bons.

Duas sagas românticas relativamente atuais, mas impossíveis de não serem mencionadas: a saga Crepúsculo e 50 Sombras, ponho-as lado a lado, já que esta última foi influenciada pela primeira. Edward e Bella (Isabella) são os dois protagonistas da primeira, e poderá ainda influenciar os bebés de hoje em dia, com as versões Eduardo ou Isabel/Isabela. Já na saga 50 Sombras, Christian e Ana (Anastasia) fazem-nos vibrar com as suas histórias, podendo dar aos pais razões para nomear os seus bebés Cristiano ou Anastácia. Porque não?

Espero que com este post vos tenha levado ao meu pequeno mundo da literatura, onde estes casais reinam, existindo, está claro, muito mais, mas estes são, para mim, os que mais fazem sentido mencionar. Quais destes nomes usariam?

5 comentários:

  1. Mais uma vez, gostei muito do post, bom trabalho!
    Os nomes que gosto são: Romeu, Ulisses, Penélope, Sansão e Dalila (o meu preferido entre estes 5).
    Os meus casais da literatura preferidos, porém, não constam na tua lista, são eles: Baltasar e Blimunda - "Memorial do Convento" e Simão e Teresa - "Amor de Perdição".

    Ana Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo post, gostei muito! Os meus nomes preferidos são Ulisses, Beatriz, Romeu, Isabella, Dante, Dalila e Christian.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Ulisses e Isabel e simpatizo com muitos outros, como Romeu, Tristão, Isolda, Dalila, Isabela/Bela. Lancelot acho giro, antigamente era utilizado sob a forma Lançarote (não tem muita piada).

    Sou fã da literatura inglesa do século XIX, por isso vou deixar aqui alguns dos pares dos meus livros favoritos:

    Bathsheba & Gabriel (Longe da Multidão - Thomas Hardy)
    Catherine & Heathcliff (Huthering Heights - Emily Brontë)
    Elinor & Edward (Sensibilidade e Bom Senso - Jane Austen)
    Elizabeth & Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito - Jane Austen)
    Emma & George Knightley (Emma - Jane Austen)

    ResponderExcluir
  4. Os meus favoritos desses são o Sansão e a Dalila. Depois os meus favoritos da literatura são Heathcliff e a Catherine do Monte dos Vendavais e Rhett e Scarlett O'Hara do E tudo o vento levou.. e muitos muitos muitos outros... sou uma bookaholic.

    ResponderExcluir