domingo, 31 de janeiro de 2016

Recolhas Onomásticas - "Mamãs, Papás, Bebés e Crianças"


Por iniciativa própria, decidi fazer uma pesquisa terrena, digamos assim, num grupo do facebook, que se chama "Mamãs, papás, bebés e crianças". No fundo foi uma recolha onomástica. A pesquisa foi feita num tópico, como sondagem, com nomes de ambos os géneros. 41 mamãs elegeram Martim para o seu menino, colocando este nome no primeiríssimo lugar desta lista de nomes mistos.
  1. Martim
  2. Rodrigo
  3. Leonor
  4. Francisco
  5. Afonso
  6. Matilde
  7. Tomás
  8. Carolina
  9. Mariana
  10. Diogo
Aparentemente nada surpreendente, aliás, o que, para mim, mais me surpreendeu foram os dois meninos Joaquim e um menino Augusto na lista masculina que iremos observar de seguida, porém como obtiveram poucos registos não constam neste top 10:
  1. Martim (41 votos)
  2. Rodrigo (30 votos)
  3. Francisco (21 votos)
  4. Afonso (20 votos)
  5. Tomás (19 votos)
  6. Diogo (18 votos)
  7. Rafael (17 votos)
  8. Gustavo (16 votos)
  9. Guilherme (11 votos)
  10. Gabriel (11 votos)
De facto, entende-se mesmo o porquê de Martim estar em segundo lugar no ranking de 2015. Já no top 10 feminino, estranhei a Clarinha e gostei bastante de Leona ambas com 1 voto, e também ambas fora deste ranking que se seguirá. Sublinha-se que, neste grupo, a maioria das mães eram mamãs de meninas, e visto isto, vamos, então, ver como ficou este top:
  1. Leonor (22 votos)
  2. Matilde (19 votos)
  3. Carolina (19 votos)
  4. Mariana (19 votos)
  5. Mafalda (15 votos)
  6. Lara (12 votos)
  7. Inês (11 votos)
  8. Margarida (11 votos)
  9. Maria (9 votos)
  10. Diana (9 votos)
Houve um total de 580 votos de pais de crianças de variadas idades. A meu ver, não houve muitas surpresas Martim e Leonor continuam a somar pontos em terreno português. Calculo que Maria não obteve muitos votos por os pais chamarem as suas meninas pelo segundo nome, talvez por o considerarem um nome "nulo".

Carla Jesus.

Para vocês, houve surpresas?

6 comentários:

  1. Não houve surpresas pelo simples facto de que uma votação desse género será quase sempre representativa da população portuguesa e, aí, os resultados espelharão o Top Nacional :)
    Ainda assim, continuo a apreciar alguns desses nomes, nomeadamente Rafael que não consigo retirar da minha lista de maneira nenhuma. Também gosto de Francisco, Tomás, Leonor, Carolina, Lara e Diana, mas não usava nenhum. E claro, gosto muito de Diogo, o nome do meu irmão nascido à 20 anos atrás :)

    ResponderExcluir
  2. Dos nomes masculinos gosto de todos, principalmente Afonso, Tomás, Guilherme, Gabriel e Joaquim. Dos femininos gosto de Carolina, Mariana, Lara, Inês e Diana.

    ResponderExcluir
  3. Nada de surpresas, esses nomes são os nomes do momento, a maioria adora. Penso que ainda estarão no top por muito mais tempo ainda. Bom trabalho Carla! Parabéns!

    ResponderExcluir