quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Lurdes/Lourdes


Cada vez mais se nota a recuperação de nomes tidos como "antigos" (esta designação aflige-me um pouco porque antigos são eles todos). Acredito que essa característica não basta para que um nome tenha sucesso, mas pode ser um bom ponto de partida e mais uma opção a considerar!

Hoje venho falar de mais um desses nomes. Um nome que, no geral, é considerado "de velha", "saído do baú", mas há sempre quem o aprecie. Eu sou certamente uma dessas pessoas; adoro nomes que me transportem para tempos passados, mas adoro-os ainda mais se os conseguir imaginar em tempos futuros! É o caso de Lurdes, um nome simples, a meu ver muito querido e cheio de potencial. 

Achei a história do nome muito interessante (e simples). Começa em 1858, na cidade de Lourdes (França), quando uma menina de 14 anos, chamada Bernadette Soubirous, afirma ter visto uma senhora numa gruta. Até aos seus 17 anos o fenómeno repetiu-se mais vezes e entretanto alastrou-se para mais pessoas. Depressa se chegou à conclusão que a senhora que tinham visto era na verdade a Virgem Maria
Graças às suas visões e ao facto de ter sido a primeira testemunha das aparições, Bernadette foi canonizada como santa. A veneração da Virgem Maria em Lourdes foi autorizada pelo papa Pio IX e surgiu a designação Nossa Senhora de Lourdes
No Brasil, em Belo Horizonte, encontra-se a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes - que antes de ter sido elevada a basílica era conhecida como Igreja de Lourdes

Apesar de ser um nome geográfico presente na França, a origem provável de Lourdes é basca e seu significado é encosta escarpada.

O nome Lourdes deu então origem à forma portuguesa Lurdes, que nos dias de hoje é pouquíssimo usado tanto em meninas portuguesas quanto brasileiras. A grafia Lourdes não consta na lista do IRN, pelo que não sei se é admitida (penso que não, visto que aceitam Maria de Lurdes mas não Maria de Lourdes). No entanto, Lourdes é a versão mais usada pelo mundo fora.

Em 2014, em Portugal, foram registadas apenas cinco Lurdes como primeiro nome, três delas com compostos muito bonitos: Lurdes Isabel, Lurdes Maria e Lurdes Valentina! Nasceram ainda meninas com Lurdes na segunda posição: Eva Lurdes, Mariana Lurdes, Matilde Lurdes e os mais tradicionais Ana Lurdes, Beatriz de Lurdes, Érica de Lurdes e Maria de Lurdes (coloquei Beatriz de Lurdes e Érica de Lurdes no grupinho dos tradicionais por causa da partícula "de", considerada por muitos como mais clássica e antiquada).

Em 2015 nasceu mais uma pequena Lurdes em comparação com o ano anterior, fazendo assim um total de 6 registos como primeiro nome (é nestas alturas que sinto ainda mais a falta dos compostos registados!).

No Brasil a frequência de Lurdes é de 83.562 pessoas; para Lourdes a frequência é um pouco menor: 65.031 pessoas. As duas grafias tiveram seu auge de uso no país na década de 1950, sendo raramente usadas em crianças nos dias de hoje.

Para muitos pode ser apenas loucura da minha parte, mas acredito que Lurdes se encaixa muito bem na turma dos nomes mais usados pelos portugueses ultimamente. Imagino irmãs Alice & Lurdes, Clara & Lurdes, Sofia & Lurdes, Teresa & Lurdes e ainda Pilar & Lurdes. Para mim faz todo o sentido imaginar irmãs com estes nomes e adoro a ideia. Outros pares que me agradam, com nomes menos usados, são por exemplo Amália & Lurdes, Amélia & Lurdes, Carmo & Lurdes, Emília & Lurdes, Ester & Lurdes, Glória & Lurdes, Graça & Lurdes, Irene & Lurdes, Luzia & Lurdes, Rosa & Lurdes

Como figuras conhecidas destaco, em Portugal, a apresentadora de televisão Lurdes Baeta, a atriz Lourdes (Maria de Lourdes) Norberto, a artista plástica Lourdes Castro e ainda a pequena Lurdes, filha adotiva de Eduardo Beauté e Luís Borges, que veio fazer companhia a Bernardo, o primeiro filho do casal. No Brasil, a atriz Lourdes (Maria de LourdesMayer e a também atriz Malu Mader, cujo nome de batismo é Maria de Lourdes da Silveira Mader. Lá fora temos, por exemplo, Lourdes (Lourdes Maria) Leon, filha da famosíssima Madonna, e Lourdes Montes, modista e blogger espanhola. 

Resta-me sublinhar que gosto mesmo muito de Lurdes. Acho um nome simples, querido e com um toque antigo/vintage que me fascina. Gosto de Lurdes nesta grafia (adoro o som inicial "Lu"); Lourdes, assim, já não me atrai muito porque leio mesmo "lou", como a palavra inglesa low, e isso faz-me perder a admiração pelo nome - mas pelo que vou vendo há preferência pela grafia antiga. 

O que pensam de Lurdes/Lourdes? Que grafia preferem? 

21 comentários:

  1. Acho que nunca tinha parado para pensar neste nome - obrigada por esta oportunidade! Conheço uma Lurdes, velhinha, muito engraçada. Sinceramente não tenho opinião formada sobre este nome, mas acho que considero a grafia Lourdes mais leve que Lurdes. No entanto, continuo a achar um nome pesado - é capaz de ser uma questão de hábito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro também Lourdes a Lurdes.
      Independente de qualquer outra coisa, o interessante é a sonoridade da pronúncia.

      Excluir
  2. Acho um nome bem antiquado e meio pesado, mas a Lola da Madonna o trouxe pra atualidade. Prefiro a grafia Lourdes.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito mas tenho um carinho especial por causa de uma pessoa que me é muito querida :)

    ResponderExcluir
  4. tenho muito carinho por este nome. Adorei o texto e a foto.

    ResponderExcluir
  5. Um dos piores nomes que existem, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Lourdes Maria e não acho um dos piores nomes, poucos sabem mais significa personalidade forte e cada nome tem a sua beleza. Então mais respeito ao falar dos nomes dos outros pois Athena não é tão lindo assim

      Excluir
    2. Lourdes é um nome lindo tem que respeitar a pessoa se chama Athena e vem criticar vamos respeitar Lourdes e lindo agora Athena prefiro nem comentar

      Excluir
    3. Do mesmo modo que seus pais escolheram athena os pais dela escolheram louerdes maria que e lindo entao respeita o nome das pessoa querida acho que vc nao ia gosta se falasem que seu nome e um dos piores ninguém e perfeito.

      Excluir
    4. Athena... parece Antena! Hahaha
      Mas o nome dela nem é Athena, esse é só um codinome, pelo que vi no perfil dela ela se chama Juliana. Só mais um nome comunzinho... Pelo menos eu me chamo Maria de Lourdes e gosto do meu nome, não preciso ficar usando codinome nenhum...

      Excluir
    5. Ela disse: Na opinião dela! Ela não tem direito de achar um nome feio? Se a pessoa se sente segura do seu nome e gosta dele, podem falar o que quiser, que ela não está nem aí! Hoje em dia, temos que ser politicamente corretos, tá difícil dar uma simples opinião... você pode achar meu nome o pior de todos, nada vai fazer com que eu deixe de gostar dele.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Como Lurdes/Lourdes é um nome geográfico (ou seja, deriva do nome do local), o significado é "de Lurdes/Lourdes", "pertencente a Lurdes/Lourdes", ou ainda "escosta escarpada" (que será uma descrição do local, pelo menos como era na altura!) :)

      Excluir
  7. meu nome e lourdes gosto dele e o nome da mihna mae ,o nome sempre tive orgulho dele. e um nome especial.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwil3reC0KjSAhWIl5AKHUWsAakQFggfMAA&url=http%3A%2F%2Foblogdosnomes.blogspot.com%2F2016%2F01%2Flurdeslourdes.html&usg=AFQjCNGTSJ0KF4PJZXbM2apoZvHEQpTygw&sig2=mraUzRX3pcb6YhdhTSUHZQ&bvm=bv.148073327,d.Y2I

    ResponderExcluir
  8. Maria de lurdes o nome da minha amada vozinha , se um dia tiver uma filha vou ter o enorme orgulho de homenagear minha vo ,o nome dela sera Lurdes Maria !

    ResponderExcluir
  9. Adoro este nome, é belo, simples e querido. Não é de agora mas sempre o apreciei. Está no meu "topo 5". Está tudo dito, não é? Prefiro Lurdes já que sou de Portugal. Gosto do composto Lurdes Estefânia.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Maria de Lourdes e eu amo ter esse nome, pois amo minha Virgem Maria e minha Santinha Nossa Senhora de Lourdes! Quando tiver uma filha o nome dela vai ser Lourdes Maria!

    ResponderExcluir
  11. Lindo eu simplesmente gosto! Penso em dar para uma filha.gosto das duas versões: Maria de Lourdes e mais ainda de Lourdes Maria.

    ResponderExcluir
  12. É inaceitável destratar qualquer nome.
    Creio que apenas dizer que ñ tem preferência, basta.
    Tem nomes realmente horríveis, mas nem por isso devemos faltar com respeito

    ResponderExcluir
  13. Minha pequena Lurdes tem 2 anos. Achei o texto procurando algo sob o nome! Ela é forte e muito esperta o nome de primeira causa espanto nos lugares que vamos! Depois ficam chamando ela pra lá e pra com admiração🤍

    ResponderExcluir