quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Norberto


Eis um nome que já não se ouve frequentemente nos nossos dias! Norberto nunca foi especialmente popular em nenhuma geração, o seu número de registos anuais em Portugal manteve-se sempre num nível muito discreto, pelo que é difícil dizer que o nome é datado. Quanto muito, poderíamos dizer que não é atualmente um nome da moda e tem uma vibração antiga. Pessoalmente, simpatizo muito com ele e acho que poderia tornar a ser utilizado, se não como primeiro nome, pelo menos em compostos!

É um nome de origem germânica, que aglomera os elementos nord ou northa, que significam norte ou força, respetivamente, e beraht ou berht, que significa brilhante! Assim, Norberto significa o brilho do norte, homem brilhante do norte ou ilustre pela força! Gosto particularmente da referência ao Norte, talvez por apreciar as culturas nórdicas e todos os contornos do Inverno, e acredito que o nome, por esta associação, quase que se poderia considerar como relacionado com a Natureza e com a estação mais fria do ano!

Hoje em dia, como comecei por dizer, o nome já não é muito apreciado não constando nos tops brasileiros e portugueses. Para confirmar, em 2013, em Portugal nasceram apenas dois meninos chamados Norberto e os compostos Filipe Norberto, Délcio Norberto, Norberto Miguel, Pedro Norberto, Cristóvão Norberto e Diogo Norberto. Em 2014, nasceu apenas um e foram registados os compostos Norbeto Dyllan, José Norberto, Tiago Norberto e foi incluído num composto muito comprido mas interessante: Louis Henrique Norberto Stanis.

Como referências destaco o Santo germânico do século XI que deu azo a várias reformas internas na Igreja Católica e Norbert Weiner (1894-1964), um matemático norte-americano muito conhecido. Na literatura e no mundo do cinema, Norbert foi o nome que Hagrid escolheu para o seu dragão na obra Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Rowling.

Qual é a vossa opinião sobre Norberto?

4 comentários: