terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Giulio


Giulio é a forma italiana de Júlio, que é um nome romano que possivelmente deriva do grego ιουλος (ioulos) “barba aveludada”. Pode também ser relacionado ao deus romano Júpiter, nesse caso seu significado é "jovem". Este foi o nome de diversos imperadores romanos e um deles, o mais famoso, é Giulio Cesare (Júlio César) inclusive há uma ópera de três atos chamada Giulio Cesare in Egito. O enredo retrata alguns personagens como indivíduos fortes e complexos, o que permitiu a Händel, autor da obra, jogar com um amplo leque emocional. Giulio Cesare é mostrado na ópera como o típico grande herói, comparado a Hércules (ou Alcide, no libreto italiano). Cleópatra tem uma personalidade multifacetada, revelando astúcia política, capacidade de sedução, força e emotividade. Ptolomeu (ou Tolomeo, no libreto italiano), é o grande vilão, traiçoeiro, lascivo e usurpador. Cornélia e Sexto, seu filho com Pompeu, mostram personalidades bem mais estáticas e seus papéis giram continuamente em torno do sofrimento com a morte do esposo (no caso de Cornélia) e o desejo de vingança contra Ptolomeu (no caso de Sexto).

Giulio é muito conhecido no mundo todo, ou seja, não é um nome que causa espanto pelo desconhecimento. Porém, esta variante não é muito comum nem no Brasil e muito menos em Portugal. No Brasil penso que tenha mais potencial para isto, já que a variante feminina, Giulia, é extremamente comum, e teve seu ápice entre os anos 2009-2013 onde a cada esquina poderia se encontrar uma bebê ou crianças pequenas com este nome. Por que então Giulio não entrou na onda? Bem sabemos que  se o nome em um gênero é ou fica comum, não é certeza que o terá a mesma apreciação nos dois gêneros.

Na onda dos nomes italianos e que estão na moda como Enzo, Lorenzo e Pietro, Giulio poderia também começar a ser mais usado, inclusive é uma excelente alternativa aos que pensavam em usar os outros 3 nomes citados mas desistiram pela popularidade.

Giulio tem uma sonoridade forte e a sua força vai muito além do som, ela vai pelo imaginário do que há por trás deste nome que foi usado por um grande imperador Romano, ou seja, é um nome que transmite a ideia de força e poder, excelentes adjetivos na hora de escolher um nome.

E vocês, o que pensam de Giulio?

2 comentários:

  1. Prefiro a grafia Júlio, mas mesmo assim não sou fã do nome. Prefiro a versão feminina.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de Giulio e menos ainda de Giulia. Já Júlio acho lindo

    ResponderExcluir