quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bernarda


Apenas conhecendo Bernardina e Bernardete como sendo as versões femininas de Bernardo, nome masculino que sempre adorei, estas nunca me haviam cativado. Isto, até Bernarda chegar a mim. Confesso que, recentemente, conhecer uma pessoa da minha idade com este nome, ajudou a que conseguisse gostar dele.
                                                                  
Bernarda, como já referi, é uma versão feminina de Bernardo, que provém de Bernard e que significa "forte como um urso". Bern (urso) + hard (forte). Bernarda é mais utilizado na Eslovénia, na Croácia e na nossa vizinha Espanha do que no resto do mundo.

A sua versão masculina é muito conhecida e utilizada, tanto em Portugal, como no Brasil, já Bernarda não foi, por exemplo, registado em 2014 nem em Portugal, nem em São Paulo, sendo deste estado os dados mais precisos que temos do Brasil.

Algumas representantes deste nome:
  • Santa Maria Bernarda Butler – primeira mulher suíça a ser canonizada pela Igreja Católica;
  • Bernarda Ferreira de Lacerda – poetisa portuguesa do século XVII;
  • Bernarda Alba – personagem principal da peça teatral A Casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca.

Consigo ver este nome como intemporal, pois acho que fica bem em todas idades, acho-o um nome muito marcante e forte (como um urso), porém também o acho doce imaginando-o numa bebé, numa criança, numa adolescente, numa adulta e numa senhora de idade. A doce Bernarda. Fica bem, não concordam? Muito pouco tempo desde que o conheci, esta imagem mental fez com o que nome entrasse diretamente para a minha lista.


E vocês, como vêem Bernarda

6 comentários:

  1. Eu gosto bastante de Bernarda, até mais do que a versão masculina do nome. A foto se encaixou super bem, também.

    ResponderExcluir
  2. Acho bonito e forte, tal como o descreves. Simpatizo com ele, mas acredito que a sociedade em geral não esteja preparada para o regresso das Bernardas. Confesso que me sinto tentada a gostar mais dele, sobretudo quando vi aquele "Blogue da Mamã da Bernarda e do Vicente" :)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de nomes femininos terminados em "arda", acho que fica uma sonoridade muito agressiva. Sendo assim, não gosto de Bernarda, mas o texto está muito bom, até me fez simpatizar com o nome. A foto também ajudou, está linda!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto, mas acho melhor que Bernardete sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. É aquilo...existem nomes masculinos que não ficam bem como femininos, pois soam abrutalhados, como é o caso de Bernarda, Eduarda (alguns criticam Filipa por ser mto forte)...acho que Betina possui uma sonoridade mais bonita e leve. Para quem gosta de nomes fortes e com ar de super empoderados, Bernarda é uma opção a se considerar.

    ResponderExcluir